Convênio entre a Ufla e a ABS Pecplan realiza curso de Classificação Linear e GMS para Rebanhos Leiteiros

Através do convênio entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a ABS Pecplan foi realizado curso com 8 horas de duração, sendo 4 horas teóricas proferida no Departamento de Zootecnia da Ufla e 4 horas de prática em Ijaci/MG, ministrado por Márcio Nery, Gerente Comercial Leite da ABS para todo o Brasil.

O curso contou com o contribuição do Sr. Oswaldo Lopes, lavrense e profundo conhecedor de gado de leite, representante da ABS Pecplan nesta região e responsável pela implantação da metodologia de acasalamentos da ABS no rebanho leiteiro da Ufla, hoje reconhecidamente detentora de uma das melhores genéticas de gado Holandês no país.

Durante o curso o Dr. Nery apresentou a estudantes de graduação a metodologia de avaliação de tipo e o funcionamento do programa GMS (Genetic Management System) como ferramenta para aumentar a eficiência dos acasalamentos no rebanho.

O convênio entre a Ufla e a ABS permitirá um intercâmbio entre as disciplinas envolvidas à reprodução e melhoramento genético de bovinos leiteiros na universidade e este importante componente da iniciativa privada nacional e internacional. Neste primeiro curso os alunos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e vivenciar tecnologias de ponta utilizadas pela indústria, em um formato aberto ao debate, com a preocupação de manter um alto nível de discussão e com o compromisso de mostrar a prática de implantação da tecnologia.

Os alunos pertencentes ao “Grupo do Leite” da Ufla, coordenados pelo prof. Marcos Neves Pereira, foram responsáveis pela organização e condução do evento, aberto à comunidade universitária e produtores de leite da região, oferecido gratuitamente aos interessados. Outras iniciativas estão sendo programadas, ampliando o contato universidade-indústria, estimulando assim novas parcerias.

A ABS Pecplan atua ha mais de 32 anos no Brasil, sendo líder no mercado nacional de genética bovina. Especializada na produção, distribuição e prestação de serviços em genética bovina, a ABS Pecplan oferece ao mercado o que há de mais moderno em inseminação artificial, acasalamento computadorizado, cruzamento entre raças, cursos de formação de inseminadores, orientação ao produtor e segurança sanitária. Atualmente, mantém parceria com os principais e maiores criadores do Brasil e do mundo. Esta forma de trabalho, baseada em parcerias, também se estende para empresas, associações e órgãos de pesquisa como ABCZ, Embrapa, USP, Conexão Delta G, Natura, Pharmacia, Ecolab, Grupo Planejar, e recentemente a Universidade Federal de Lavras. O sistema de acasalamento por GMS será utilizado no rebanho leiteiro da Fazenda Palmital da Ufla/Faepe, com sêmen e suporte técnico da ABS Pecplan.