Laboratório de análises clínicas é inaugurado no Câmpus Histórico – veja fotos das instalações

laboratório exames UFLA1Desde o dia 4/11, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) oferece mais um serviço na área de saúde: o posto de coleta de exames laboratoriais, localizado no Câmpus Histórico, foi inaugurado nessa manhã e já está em funcionamento. Servidores (inclusive aposentados, pensionistas e terceirizados), estudantes, dependentes e funcionários de instituições localizadas no câmpus podem realizar exames laboratoriais, a preços diferenciados. O horário de atendimento é das 6h30 às 17 horas.

A unidade está preparada para coletar material para exames bioquímicos, hormonais, imunológicos, hematológicos, microbiológicos, parasitológicos e de urina – totalizando 358 tipos de procedimentos. Além do preço diferenciado, estudantes enquadrados em situação de vulnerabilidade socioeconômica pela Coordenadoria de Programas Sociais da Praec poderão realizar exames sem custos, desde que devidamente aprovados pela Praec. O laboratório atende aos planos de saúde: Unimed, Cassi, Geap Casu, Sulamérica, IPSM, Pasa.

De acordo com o proprietário do Laboratório Santa Cecília, José Alair Couto, esta é a décima unidade de coleta e a sétima em Lavras. Ele ressaltou o pioneirismo das duas instituições para o estabelecimento da unidade no câmpus.

Já o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir de Oliveira, falou sobre o aumento da linha de exames que poderão ser realizados sem sair da Universidade.

IMG_1320O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, ressaltou que a implantação está inserida em uma série de ações sociais e voltadas para a saúde, direcionadas especialmente para alunos e técnicos administrativos. Lembrando outras ações da Praec, como campanhas de prevenção, ele citou que as ações refletem uma “preocupação diferenciada com as pessoas” existente na gestão.

A instalação do posto de coleta é fruto de um contrato, entre a UFLA e o Laboratório Santa Cecília, decorrente de processo licitatório. Entre os objetivos destacam-se a comodidade e a facilidade na realização dos exames em análises clínicas.