Novo Programa Institucional de Bolsas valoriza estudantes de graduação – Editais preveem 1200 bolsas

Do total de bolsas, 50% serão destinadas a estudantes credenciados pela Praec para recebimento de bolsas e 50% serão para ampla concorrência

O Programa Institucional de Bolsas sempre teve entre seus princípios a inclusão de discentes, oferecendo melhores condições de manutenção nos cursos de referência. Porém, faltava a instituição de mecanismos de valorização que atraíssem todos os estudantes, independente da condição socioeconômica, para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão que, de fato, apresentassem uma diferenciação em sua formação profissional, ética e cidadã.

A partir de agora, todas as bolsas institucionais deverão estar vinculadas a uma das seguintes modalidades: Bolsa Institucional de Ensino e Aprendizagem – BIEA (vinculadas à Pró-Reitoria de Graduação – PRG); Bolsa Institucional Extensão, Cultura e Esporte – BIEC (vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Proec); e Bolsa Institucional de Pesquisa – BIP (vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa – PRP). Todas as modalidades serão coordenadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – Praec.

Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, esta é uma das ações mais relevantes que trará impactos em toda a comunidade acadêmica, representando uma mudança cultural na Universidade. Ele enumera os benefícios para a Instituição nos diferentes segmentos: os discentes, independentemente de sua condição econômica, terão maior inserção acadêmica e serão valorizados como bolsistas de ensino, pesquisa ou extensão; os professores e técnicos administrativos terão sua base de orientação ampliada, o que propiciará oportunidades a todos.

A Norma do Programa foi proposta pela Direção Executiva e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (regulamentado pela Resolução Cuni Nº 19, de 16 de maio de 2013), o que permitiu a institucionalização da nova política de bolsas institucionais. O Programa prevê créditos acadêmicos e/ou certificados aos discentes, professores e técnicos administrativos participantes.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, reconhece que o Programa apresenta um grande avanço para a Instituição, tendo exigido a integração de todas as pró-reitorias e assessorias para a elaboração das normas e editais. “Cabe agora, o melhor aproveitamento de todas as oportunidades e os ajustamentos necessários neste período de transição”, comenta.

Novos critérios

As atividades desenvolvidas pelo estudante bolsista deverão atender, obrigatoriamente, aos objetivos de uma das modalidades de bolsas ofertadas e estarão vinculadas a um projeto ou plano de trabalho elaborado por servidor docente ou técnico administrativo. Ao final da vigência da bolsa, o bolsista deverá apresentar um produto referente às atividades, como artigos científicos, relatórios técnicos ou qualquer um dos produtos previstos na Resolução do Programa, recém-aprovada pelo Conselho Universitário.

Poderá se candidatar às bolsas institucionais qualquer estudante com matrícula ativa nos cursos presenciais da UFLA, respeitados os requisitos definidos em cada submodalidade e Edital. O período de inscrição está descrito em cada Edital (disponibilizados nos links abaixo).

Do total de Bolsas Institucionais, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas aos estudantes de graduação classificados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com avaliação socioeconômica e credenciamento pela Praec para recebimento de bolsas e, as demais, serão para ampla concorrência. Para concorrer às vagas, todos os candidatos deverão atender aos requisitos da modalidade e submodalidade de bolsa pretendida.

A carga horária das bolsas será de 12 horas semanais ou 48 horas mensais, com valor de R$ 300,00, compatível aos programas de Iniciação Científica existentes no País quando mantida a proporcionalidade com a carga horária de atividades. Em casos excepcionais, a carga horária da Bolsa Institucional poderá ser de 20 horas semanais ou 80 horas mensais. Uma importante alteração é que será garantido o pagamento de 12 (doze) parcelas durante a vigência da bolsa, diferente do que era praticado na Instituição.

Os candidatos deverão ficar atentos às disposições e aos prazos estabelecidos nos editais específicos, sendo que não serão aceitos procedimentos fora dos prazos previstos em edital.

Bolsas institucionais de Ensino e Aprendizagem

Esta modalidade prevê duas submodalidades de bolsas; a submodalidade Ensino possui cinco Programas, com objetivos específicos; já a Aprendizagem dará oportunidade aos estudantes de todos os cursos de graduação da UFLA de participarem de atividades que permitam o seu desenvolvimento e aprendizado técnico em diferentes setores da Universidade. Os programas de bolsa na submodalidade Ensino serão divididos em: Monitoria, PIB Licenciaturas Noturnas, Programa de Mentoria para Calouros, PET Institucional e Programa de Apoio à Produção de Material Didático. Os detalhes de cada submodalidade estão nos editais.

Importante

Os docentes e técnico-administrativos, candidatos a orientadores, e os discentes, candidatos a bolsistas, poderão participar do processo seletivo em mais de um programa. Porém, após a divulgação do resultado, o discente deverá confirmar o interesse em apenas uma modalidade de bolsa, dentre as quais foi selecionado, conforme o cronograma detalhado nos editais. Não será permitida ao estudante acumular bolsas.

Para orientação aos interessados, foi instalada uma Central de Informações do Programa, localizada na região da Cantina Central da UFLA, ao lado dos Correios, no período de 24 de maio a 5 de junho, das 8 às 21 horas. O telefone da Central de Informações é (35) 3829-3106.

Consulte o tutorial do Programa Institucional de Bolsas

 

Os editais e os formulários de inscrição estão disponíveis nos sites oficiais das pró-reitorias:

PRG – http://www.prg.ufla.br/

PRP – http://www.prp.ufla.br/

Proec – http://www.proec.ufla.br/