Procurador da República destaca evolução dos processos de seleção para pós-graduação da UFLA

Cibele Aguiar

Nessa terça-feira (18), em reunião realizada no Salão dos Conselhos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a presença do Procurador da República Antônio Arthur Barros Mendes, foram colocadas em debate as recomendações do Ministério Público Federal (MPF) e a evolução dos processos seletivos dos cursos de pós-graduação da UFLA.

A reunião contou com a participação do reitor, professor José Roberto Scolforo, do pró-reitor de Pós-Graduação, Alcides Moino Júnior e dos coordenadores dos 28 programas de Mestrado e 20 programas de Doutorado ofertados pela Universidade.

No pronunciamento do Procurador da República, a mensagem de que houve significativo avanço nos processos, com a adequação das recomendações em sua “massiva maioria”, sendo necessária agora a discussão de ações e sua aplicação no sentido de dar transparência à forma de estruturação, metodologias de avaliação e ponderação dos critérios em processos seletivos  específicos.

Na avaliação do reitor, professor Scolforo, a evolução é um pressuposto da Instituição, julgando salutar o processo de adequação dos processos seletivos da pós-graduação, com critérios e padrões que os tornam mais transparentes e com a devida segurança jurídica. Para Scolforo, a estruturação dos procedimentos não fere a autonomia da Universidade, que tem se destacado em avaliações nacionais e internacionais, com especial atenção à qualidade dos cursos de Pós-Graduação e ao crescimento da produção científica.

De acordo com o pró-reitor de Pós-graduação, a padronização dos critérios e a transparência das informações demonstram que a UFLA está no caminho do aperfeiçoamento. Ele destacou a edição da Instrução Normativa da PRPG 001/2012, que aponta o passo a passo para um processo com critérios claros e objetividade, sendo respeitadas as especificidades de cada programa. Outra medida foi a publicação da Resolução nº 20, de 26 de março de 2012, que  determina a adoção de providências a serem cumpridas pelos vários programas de pós-graduação Stricto sensu.

Avanços consolidados e futuros – Em breve, será realizado o lançamento das páginas oficiais dos Programas de Pós-Graduação, com padronização para as informações sobre os processos seletivos. Também está em processo de elaboração o edital para licitação dos serviços de gravação audiovisual das etapas que preveem entrevistas e apresentações orais.

Além disso, já existe o compromisso da Universidade de garantir aos candidatos ampla segurança jurídica, por meio da divulgação antecipada dos procedimentos relacionados aos concursos, com a prévia definição e divulgação das metodologias e critérios de avaliação, além do direito de recurso em todas as etapas do processo. A UFLA também assegura aos candidatos a possibilidade de fazer inscrições e obter comprovantes pela Internet, por meio da qual também é divulgada a composição das bancas examinadoras responsáveis pela seleção dos candidatos.

Acesse Resolução nº 20, de 26 de março de 2012, da PRPG

Acesse a Instrução Normativa 001/2012