Formigas são tema de curso na UFLA

Pesquisadores e estudantes de vários estados brasileiros estão na UFLA durante esta semana com o objetivo de adquirir mais conhecimento sobre a anatomia, características e nomenclatura científica das espécies de formigas que existem no país. O curso Formigas do Brasil está sendo ministrado na UFLA entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro.

A especialização é teórico-prática: os participantes assistem a palestras sobre esses insetos (a família Formicidae é o grupo mais numeroso entre os insetos), atualizam-se com pesquisas que vêm sendo realizadas e realizam coleta, identificação e análise das espécies, por meio de trabalho de campo na UFLA.

O objetivo é, ao final do curso, que os participantes sejam capazes de reconhecer as características biológicas das formigas, subfamílias e gêneros, além de desenvolverem independência para a separação de morfoespécies. Também deverão conseguir caracterizar as funções ecológicas das formigas nos ecossistemas e usar as comunidades desses insetos em projetos de pesquisa.

Uma das organizadoras do curso, professora Carla Rodrigues Ribas (Departamento de Biologia da UFLA), explica que esta é a primeira vez que o curso é oferecido, mas que há a intenção de torná-lo periódico e itinerante, a fim de que os participantes tenham a oportunidade de conhecer as espécies e realizar trabalhos práticos em outros biomas. Também são organizadores Fernando Schmidt (pós-doutorando em Ecologia Aplicada na UFLA) e Rodrigo Feitosa (pós-doutorando do Museu de Zoologia da USP).

O curso está sendo realizado no Pavilhão de Aulas 1 e os participantes coletaram espécies que vivem em árvores, sobre e sob o solo nos campos experimentais da UFLA. A promoção é do Laboratório de Ecologia de Formigas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFLA.