Nintec da UFLA aprova projeto na Fapemig para reestruturação

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve o projeto para reestruturação do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no edital 09/2012, com recurso estimado de R$153.555,11. Ao todo, R$1,5 milhão será destinado às propostas aprovadas.

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec) foi criado em 2007, representando a evolução dos trabalhos que já eram realizados desde 2000, por meio da Comissão de Assessoramento em Desenvolvimento, Proteção Intelectual e Biossegurança, posteriormente transformada em Comissão de Assessoramento em Propriedade Intelectual, ambas ligadas à Pró-Reitoria de Pesquisa.

O Nintec é o órgão responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na universidade, contando com a colaboração de professores/ pesquisadores e de profissionais treinados nas áreas de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

Até 2003, havia apenas um pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em nome da UFLA. Em 2012, somam-se 60 os pedidos de patentes com a participação da Universidade e outros seis pedidos de inventores independentes. Além disso, fazem parte do banco de patentes 11 softwares, 14 marcas registradas, cinco cultivares e um registro de direito autoral.