Pesquisadores internacionais se encontram na UFLA para falar sobre sistemática e biologia de insetos

5 de setembro de 2017, 2:55 pm , com 673 visualizações

Entre os dias 4 e 6 de setembro, pesquisadores da Alemanha, Finlândia, Sérvia, Colômbia, República Tcheca e Brasil se reuniram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para o International Meeting on Systematics and Biology of Diptera.

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), em cooperação com o Núcleo de Estudos em Sistemática e Biologia de Insetos (Nesbi).

O objetivo do encontro é contribuir para a formação de parcerias internacionais devido à necessidade constante de internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil, além de estimular o interesse de jovens pesquisadores pelos estudos sobre o grupo de insetos da ordem Diptera, os quais foram o foco do evento.

A professora Mírian Nunes Morales, uma das organizadoras do encontro, afirma que “eventos como esses favorecem a construção de parcerias internacionais e oportunidades de realização de projetos de grande porte, como por exemplo, em taxonomia, sistemática, ecologia e controle biológico, com vistas à arrecadação de recursos financeiros e formação de novas redes de ensino, pesquisa e extensão.”Além dos palestrantes internacionais e comunidade acadêmica da UFLA, estão participando como ouvintes pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

A professora da UFMG Kirstern Lica Follmann Haseyama, uma das palestrantes do evento, ressalta que esta é uma ocasião para o encontro entre os poucos pesquisadores de sistemática de Diptera. “Outros eventos como esse devem ser fomentados para facilitar a internacionalização e o desenvolvimento da sistemática e da dipterologia na região”, conclui.

Antes do encontro na UFLA, os pesquisadores internacionais participaram, entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, do “9th International Symposium on Syrphidae”, que foi realizado em Curitiba (Paraná), na sua primeira edição nas Américas. A organização do evento foi uma parceria entre as universidades federais de Lavras e do Paraná (UFPR).

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig