Primeira ação do projeto “Os ‘trem’ da ciência” alcança resultados positivos



6 de junho de 2017, 3:54 pm , com 726 visualizações

Professor Joaquim Quinteiro Uchôa

O primeiro evento do projeto “Os ‘trem’ da ciência” foi realizado na última quarta-feira (31/6) no restaurante Barão Steakhouse. Organizado pela equipe do projeto de extensão A Magia da Física e do Universo, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a ação tem como objetivo aproximar as pessoas do conhecimento científico, além de promover uma melhor interação entre público e pesquisadores da Universidade, motivo pelo qual as ações serão sempre realizadas em locais descontraídos da cidade. 

“Passado, presente e futuro da inteligência artificial” foi o tema da noite. O palestrante e professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Joaquim Quinteiro Uchôa esclareceu sobre as vantagens, desvantagens, aplicações e perigos do uso da inteligência artificial. Ele falou sobre a diferença entre a inteligência artificial ligada ao trabalho com computadores e aquela que se refere à imitação de seres humanos, conceito geralmente construído pelos filmes de Hollywood.

O segundo palestrante, o professor do DCC Ahmed Ali Abdalla Esmin, explanou sobre as aplicações atuais da inteligência artificial para benefício dos seres humanos, como, por exemplo, o desenvolvimento de câmeras inteligentes que reconhecem espaços vagos em estacionamentos sem a ajuda de instalações de sensores físicos locais e a adaptação de casas inteligentes para pessoas com necessidades motoras especiais, entre outras utilizações.

Ahmed defende que o ensino da programação computacional deve ser realizado desde a infância, devido ao estágio evolucionário pelo qual os seres humanos estão passando. Para ele, o uso adequado da inteligência artificial faz dela um bem social.

Professor Ahmed Ali Abdalla Esmin

Professores da rede de ensino de Lavras, servidores da prefeitura e empreendedores foram convidados para participar do evento. Para uma das organizadoras, professora Karen Luz Burgoa Rosso, “o contato dos palestrantes com os professores foi essencial, pois foram discutidas ideias e sugestões para implementar o ensino da inteligência artificial nas escolas, um dos objetivos do projeto A Magia da Física e do Universo”.

O evento teve, ainda, a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; de professores e estudantes do Departamento de Física; de servidores dos museus da UFLA; além de estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade. “A iniciativa da equipe do projeto constituiu em uma forma muito eficaz de reunir as pessoas interessadas em fazer de Lavras e região um local de vanguarda, voltado para o futuro, não somente tecnológico, mas também mais responsável socialmente e inclusivo”, avalia Karen. O objetivo é que a ação ocorra uma vez por mês em diferentes locais da cidade.

A condução das atividades foi feita pelo professor do Departamento de Física (DFI) Jose Nogales, que apresentou inicialmente as atividades desenvolvidas no projeto “A Magia da Física e do Universo”, coordenado por ele, juntamente com a professora Karen. Ele também convidou o público para outras atividades programadas e agradeceu ao restaurante pela recepção ao evento e pelo apoio prestado à divulgação científica. O projeto desenvolve atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos. Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral. Realiza aos sábados a oficina Festa das Estrelas e às quintas-feiras o encontro Cinema com Ciência.

O apoio às atividades é do Museu de História Natural (MHN), do Departamentos de Física (DFI), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e de Extensão e Cultura (Proec).

Acompanhe as informações pelo Blog do Projeto.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

junho 2017
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivo