Projeto a Magia da Fisica e do Universo inicia neste sábado (6/5) atividades do período 2017/1

Com o início do período letivo, a equipe do Projeto A Magia da Física e do Universo, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), reinicia as atividades das oficinas “Festa das Estrelas” e “Cinema com Ciência”. A programação para maio já está disponível.

A oficina “Festa das Estrelas” reúne os apaixonados por astronomia para o debate de temas e idéias, além de incluir momentos de observação do céu com telescópios e a olho nu. Os encontros ocorrem no Museu de História Natural (MHN), câmpus histórico da UFLA, todos os sábados, às 19h, com entrada franca.

Já os ciclos do “Cinema com Ciência” ocorrem todas as quintas-feiras, às 15h, também no MHN, com entrada gratuita. O foco é a análise de entrevistas feitas com cientistas, e posterior debate sobre os conteúdos.

Toda a comunidade universitária, bem como a comunidade de Lavras e região, é convidada a participar dos encontros.

Temas de maio

Festa das Estrelas

6/5 – Os dinossauros e sua extinção

13/5 – Cometas

20/5 – Asteroides

27/5 – Chuva de Meteoros

Cinema com Ciência

4/5 – Entrevista Sr. Feynman

11/5 – Entrevista com Neil de Grasse Tyson

18/5 – Entrevista com Antônio Damásio

25/5 – Entrevista com Miguel Nicolellis

Dica da equipe do projeto – o livro e o filme “Estrelas Além do Tempo”

A oficina “Cinema com Ciência” encerrou o período 2016/2 com um evento que reuniu 158 pessoas no cinema de Lavras. Foi exibido o filme Estrelas Além do Tempo. De acordo com a professora do Departamento de Física Karen Luz Burgoa Rosso, uma das coordenadoras do projeto, trata-se de uma obra que precisa ser muito divulgada. “Uma das idéias mais importantes, tanto no filme quanto no livro de mesmo nome, é a de mostrar como o conhecimento científico pode abrir novos caminhos a um futuro com igualdade de oportunidades. É um conteúdo fantástico”.

Estrelas além do tempo relata a história vivida nos anos de 1960 por três matemáticas negras, que enfrentaram o preconceito racial dentro da Nasa e foram fundamentais para os avanços tecnológicos de então.

Capa do livro “Estrelas Além do Tempo”

Sobre o projeto de extensão

Coordenado pelos professores do DFI Nogales Vera e Karen Luz Burgoa Rosso, o projeto de extensão A Magia da Física e do Universo desenvolve atividades para despertar a curiosidade e o interesse das pessoas para os fenômenos astronômicos. Criado em janeiro de 2009, integra também ensino e pesquisa científica e inclui atividades dirigidas a escolas da região e à população em geral.

O apoio às atividades é do MHN, do Departamentos de Física (DFI), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e de Extensão e Cultura (Proec).