Professor da UFLA recebe Prêmio Mares Guia – Categoria Jovem Pesquisador

Prof. Matheus (com a medalha) recebe a premiação do prof. Evaldo Vilela (esq) e prof. José Roberto Scolforo.
Prof. Matheus (com a medalha) recebe a premiação do prof. Evaldo Vilela (esq) e prof. José Roberto Scolforo (dir).

A cerimônia de entrega do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia foi realizada na noite de 3 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte. O professor Matheus Puggina de Freitas, do Departamento de Química da UFLA (DQI), foi premiado com o trabalho “Estrutura molecular e sua relação com propriedades químicas, físicas e biológicas”, na Categoria Jovem Pesquisador (saiba mais sobre o trabalho nesta notícia). O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, também esteve presente na entrega, participando da mesa diretora da cerimônia.

Na categoria Pesquisador, a agraciada foi Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o trabalho “Novos mecanismos de imunidade antiviral e respostas adaptativas a estresses fisiológicos em plantas”.

mares-guia-scolforoDois pesquisadores receberam menção honrosa na categoria Jovem Pesquisador pelos trabalhos desenvolvidos: José Barbosa dos Santos, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – com o trabalho “Impacto Ambiental do Uso de Herbicidas e Técnicas de Descontaminação Ambiental”; e Daniele da Glória de Souza, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – com o trabalho “Estudo dos mecanismos imunes envolvidos na resposta do hospedeiro em modelos experimentais de dengue em camundongos”.

Criado pelo Governo de Minas Gerais, o prêmio destaca instituições/empresas e pesquisadores que colaboram com o avanço do conhecimento da ciência no Estado. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela, destacou a importância do pesquisador que dá nome ao Prêmio para a pesquisa mundial: “O pesquisador Mares Guia foi um excelente cientista e um homem excepcional. Os agraciados podem se sentir honrados por esse reconhecimento e devem ser vistos pela sociedade como exemplos e verdadeiros ídolos”, afirmou.

Com informações de Roberta Nunes/Fapemig. Fotos: Diogo Brito