Laboratório de Solos aumenta a capacidade em realizar análises



27 de junho de 2016, 2:35 pm , com 2.298 visualizações

Novo equipamento é capaz de medir a acidez de 11 amostras simultaneamente

Novo equipamento é capaz de medir a acidez de 11 amostras simultaneamente

Recentemente, o Laboratório de Fertilidade do Solo da UFLA, vinculado ao Departamento de Ciência do Solo (DCS), passou por um processo de informatização que agilizou a realização das determinações – permitindo obter, em alguns casos, os resultados em cinco dias úteis. Além disso, os resultados passaram a ser disponibilizados on-line, permitindo que o cliente tenha acesso ao seu laudo de qualquer computador ou smartphone com acesso à internet.

Essas mudanças foram postas em prática desde maio e são decorrentes, especialmente, da utilização de: um potenciômetro capaz de medir o nível de acidez (pH) de 11 amostras simultaneamente; um espectrofotômetro colorimétrico de fluxo contínuo; da interface entre equipamentos com computadores em rede; e do ajustamento da logística interna de todo o processo analítico, que envolve desde a recepção das amostras até a fase de liberação dos resultados.

Espectrofotômetro também foi adquirido recentemente

Espectrofotômetro também foi adquirido recentemente

Interligados, esses componentes permitem a geração de relatórios: “A disponibilização dos resultados para o cliente ficou mais rápida e prática”, conclui o químico Márcio da Silva Marques, responsável pelo Laboratório. “Outra vantagem é o sistema ser capaz de gerar um laudo em formato PDF – que é revisto pelo responsável técnico do laboratório, Bruno Moretti, e posteriormente enviado ao cliente”.

Nesses 52 anos de existência, o Laboratório já realizou mais de 700 mil determinações em amostras provenientes de mais de 20 estados brasileiros. Esse serviço de extensão é prestado a toda a comunidade acadêmica, empresas do setor agrário e industrial, produtores rurais e outros centros de pesquisas.

A análise do solo tem baixo custo, com resultados confiáveis e que geram economia e segurança para a aplicação de fertilizantes, pois, com base nos resultados, é possível complementar a fertilidade já existente no local, evitando excessos. Anualmente, o Laboratório chega a processar até 15 mil amostras.

Participação no Profert-MG

O Laboratório de Solos participa do Programa Interlaboratorial de controle de Qualidade de Análise de Solo de Minas Gerais (Profert-MG). Para conseguir esse selo de qualidade, o índice de acerto é de no mínimo 75% em todas as determinações. O Laboratório possui índice médio de acerto entre 95 e 99%, o que ressalta a qualidade das análises realizadas na UFLA.

Com informações de Luiz Alberto Araújo Silva – bolsista Ascom/Proat

 

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

junho 2016
S T Q Q S S D
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivo