Divulgados editais do Processo de Avaliação Seriada (PAS)

pasJá foram publicados pela Diretoria de Processos Seletivos da Universidade Federal de Lavras (UFLA/Dips) os editais do Processo de Avaliação Seriada (PAS). Os documentos podem ser consultados no endereço www.ufla.br/pas. As inscrições, para todas as três etapas, poderão ser feitas das 9h do dia 16/8 até as 23h59 do dia 19/9. As datas previstas no cronograma para aplicação das provas da 1ª e da 2ª etapas são 19/11 e 20/11. Para quem irá se inscrever na terceira etapa, a avaliação será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado em 2016.

A taxa de inscrição é de R$110,00 (cento e dez reais) para a primeira ou a segunda etapa, e de R$55,00 (cinquenta e cinco reais) para a terceira etapa. Para se inscrever, o estudante deve possuir CPF e carteira de identidade (consultar documentos válidos nos Editais). Os candidatos que forem solicitar isenção da taxa de inscrição devem fazê-lo pela internet (www.ufla.br/pas) no período de 8/8 a 15/8, comprovando, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e estar cursando, ou ter cursado, o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

As provas de 1ª e 2ª etapa serão aplicadas nas cidades de Lavras, Alfenas, Contagem, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia.

O estudante que está na 3ª etapa deve ficar atento à necessidade de inscrição tanto no PAS quanto no Enem. A pontuação geral do candidato no Processo é obtida pelo somatório das três etapas, aplicando-se o peso de 25% na pontuação da 1ª etapa; 35% na pontuação da 2ª etapa e 40% na pontuação da 3ª Etapa (Enem).

Quarenta por cento as vagas dos cursos oferecidos pela UFLA no primeiro período letivo de cada ano são destinadas aos candidatos de melhor desempenho no PAS (considerados os três anos). Em cumprimento à Lei nº 12.711, de 29/8/2012 (Lei de Cotas), regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012 e pela Portaria Normativa nº 18, de 11/10/2012, do Ministro de Estado da Educação, é feita reserva de vagas, por curso, para os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Conheça do Guia de Cursos da UFLA

Atendimento especial

Candidatos que necessitam de atendimento especial para a realização das provas devem apresentar documentação até 21/9.

Mais sobre o PAS

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo uma etapa ao final de cada ano do Ensino Médio. As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na 1ª etapa, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio; e na 2ª etapa são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na 3ª etapa é considerada a nota do Enem (desde que realizado no ano em que o estudante completa o triênio).

Ao se inscrever para a 1ª Etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio, cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio, cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Ao se inscrever, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Em cada um dos três anos, o candidato do PAS deve renovar sua inscrição nas sucessivas etapas.

As informações detalhadas sobre o PAS devem ser verificadas nos Editais:

EDITAL Nº 222 – DIPS/UFLA – 1ª Etapa

EDITAL Nº 223 – DIPS/UFLA – 2ª Etapa