Exposição sobre os solos de Minas no Museu Bi Moreira permanece até final de abril

Escolas do município,  visitam exposição no Museu Bi Moreira.
Alunos visitam exposição no Museu Bi Moreira. Conhecer o solo mineiro, para melhor preservá-lo.

“Solos de Minas, a riqueza da terra mineira”, em exposição no Museu Bi Moreira da Universidade Federal de Lavras (UFLA), já recebeu diversas visitas, dentre elas, estudantes de escolas do município de Lavras e atletas do Centro Regional de Atletismo (CRIA).

As visitas são mediadas pela equipe do Museu e do Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (NECS). Na ocasião, os visitantes tem a oportunidade de observar através dos monólitos a diversidade de solos que o Estado de Minas Gerais possui em diferentes regiões, visualizarem como o solo é formado, e ainda refletirem sobre questões relacionadas à conservação do solo e a sua importância para a agricultura e o meio ambiente.

Por meio da arte, a ciência do solo é desmitificada e desperta na população o interesse por entender e preservar esse recurso que interfere diretamente em sua qualidade de vida.

Parceria entre o Museu Bi Moreira e d Núcleo de Estudos em Ciência do Solo: para facilitar o conhecimento!

A exposição foi lançada em 2015 por iniciativa da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A coleção de perfis em exposição pertence ao acervo do Banco de Solos do Estado, criado por meio de parceria entre a Feam e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O Banco é resultado da instituição do Programa Solos de Minas, em 2008, que envolveu também a UFLA e a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), além da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) e do Centro de Desenvolvimento de tecnologia Nuclear (CDTN). O Programa já desenvolveu diferentes projetos, com a participação de pesquisadores de instituições e centros de pesquisa do Estado, e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

O Museu Bi Moreira está localizado no Campus Histórico da UFLA e encontra-se parcialmente aberto para as visitas à exposição até 29 de abril. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para agendamento de grupos, especialmente os escolares, é necessário entrar em contato pelo telefone: (35) 3829-1205.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações do estudante de Agronomia Rayner dos Reis