UFLA articula parcerias e desenvolve projetos para apoiar pesquisas com veículos inteligentes

carro-inteligente-1
Na França, professor Arthur aprovou a experiência do deslocamento em veículo autônomo.

A busca por soluções para a segurança no trânsito segue no cenário internacional com pesquisas voltadas à mobilidade sustentável, com veículos eletrificados, carros autônomos e conectados. Um carro inteligente, capaz de percorrer rota pré-definida sem a presença do condutor, conectado a uma infraestrutura externa, pode representar a eliminação da maior parte dos acidentes de trânsito e ser uma opção segura para o transporte coletivo, por exemplo. Para contribuir no avanço do conhecimento relacionado à questão – e garantir sua adaptação ao cenário brasileiro – a Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem se inserindo nesse campo de pesquisa.

No início deste mês, o professor do Departamento de Engenharia (DEG) Arthur de Miranda Neto esteve na França, onde visitou a Universidade Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e participou do principal congresso do mundo sobre o assunto – o ITS Bordeaux. Durante o evento, pela primeira vez, veículos autônomos realizaram deslocamentos em solo francês. “Nesta oportunidade, também pude andar no carro e verificar a robustez do sistema”, relata o professor Arthur.

Parcerias e perspectivas

vedecom-2
Antoine Mullender (diretor geral do Vedecom) recebeu do professor Arthur carta assinada pelo reitor da UFLA.

No momento, está sendo preparado um acordo de dupla titulação em nível de doutorado entre a UFLA e a UVSQ, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA), tendo o objetivo de fortalecer as pesquisas conjuntas na área. Além disso, durante a viagem à França, o professor Arthur entregou, formalmente, uma carta encaminhada pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ao diretor geral do Instituto francês Vedecom, Antoine Mullender. O Vedecom é uma fundação ligada à UVSQ que mantém estrutura de pesquisa relacionada à mobilidade verde. Pelo documento, a reitoria convida os líderes do Instituto para uma visita às instalações da UFLA e para que conheçam a proposta de pista para testes de veículos inteligentes no contexto do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT – veja aqui informações sobre a criação do Laboratório).

Também faz parte da proposta em elaboração a assinatura de acordo entre a UFLA e o Vedecom para criação de uma Antena Vedecom no Brasil , tendo a UFLA como base. Esse projeto prevê benefícios tanto para o interesse público quanto para a rotina acadêmica, que passará a contar com maior fluxo de pesquisadores renomados da área e poderá gerar para estudantes e professores o contato frequente com carros de testes. Em reunião realizada em agosto na reitoria da UFLA, a instituição abriu-se à possibilidade de abrigar um dos polos do Instituto.

Na França, o Instituto Vedecom foi criado em 2014 como parceria público-privada, mesclando as pesquisas fundamental e aplicada, e reunindo industriais e acadêmicos em um programa multidisciplinar. Estão envolvidos quase 50 atores dos diferentes setores da indústria automotiva, fabricantes de equipamentos, escolas e universidades, atores do setor de serviços da mobilidade e governos federal, estadual e municipal na França.

O desenvolvimento de pesquisas com veículos inteligentes e elétricos, por iniciativa do professor Arthur, foi uma das três propostas aprovadas no Programa Embaixador UFLA em setembro deste ano. O Programa busca apoiar o corpo técnico e docente da Universidade em projetos de parceria internacional.

Assista a um vídeo (em francês) sobre o veículo autônomo.

Vídeo Vedecom.