Programa Embaixador UFLA seleciona três professores para missões internacionais

internacionalizacaoO Programa de Internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA) lançou em junho de 2015 o programa “Embaixador UFLA”, para apoiar o corpo técnico e docente em projetos de parceria internacional. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) acaba de divulgar as três propostas selecionadas para a celebração de instrumentos jurídicos (convênios, acordos e similares) com instituições de ensino, pesquisa e extensão internacionais.

Foram selecionados três professores para participar do programa: Arthur de Miranda Neto (DEG), Luciana Barbosa de Abreu (DEG) e Pedro Castro Neto (DEG). Eles farão jus ao auxílio, na forma de diárias e/ou passagens aéreas, para viagens internacionais com o limite de máximo de R$5.000,00 (cinco mil reais).

Interação internacional

Viabilidade de veículos inteligentes é tema de pesquisa na UFLA

Visando à ampliação do intercâmbio de pesquisadores com reconhecimento internacional para atuação no Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA), o professor Arthur Neto aprovou uma proposta para celebrar um acordo com a Universidade de Versailles Saint-Quentin en Yvelines (UVSQ), na França. A linha prioritária de pesquisa do professor está voltada para modelos de sustentabilidade a partir de veículos inteligentes e elétricos. Várias ações já estão em curso no LMT, que faz parte de um amplo projeto em parceria com o Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité) na França.

O professor Arthur e seus colaboradores também aprovaram dois projetos no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras – Pesquisador Visitante Especial e Pesquisador Colaborador no Brasil, Bolsista Jovem Talento. Dois alunos de doutorado, regularmente inscritos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola já estão no Vedecom e inscritos no doutorado na UVSQ e há previsão de enviar dois outros estudantes em 2016.  A participação no Programa Embaixador UFLA será uma oportunidade para oficializar um acordo de cotutela com a UVSQ.

Madeira em construções

A professor Luciana Abreu pretende reforçar a linha de pesquisa que utiliza a madeira em construção civil, rápida e de baixo custo
A professora Luciana Abreu pretende reforçar a linha de pesquisa que utiliza a madeira em construção civil rápida e de baixo custo

A professora Luciana Abreu é arquiteta e urbanista, doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira e, desde 2010, é professora do DEG/UFLA. Por meio de acordo entre a UFLA e o Comité National pour le Développement du Bois (CNDB), ela objetiva compartilhar a experiência francesa em técnicas de construção rápida em madeira para aprimorar essa linha de pesquisa na UFLA. “O CNDB é um promissor parceiro, pois tem grande experiência em desenvolver a formação de profissionais da construção nas aplicações construtivas em madeira. Além disso, tem adotado políticas na França para estender a utilização de madeira em construções públicas”, considera a professora. O grande desafio e o benefício primordial desta parceria serão no sentido de contribuir para o esclarecimento da opinião pública e para demonstrar que a madeira é um material sustentável e de qualidade para ser aplicado na construção civil.

Produção de energia

Parceria deverá fortalecer a pesquisa na UFLA para o aproveitamento dos resíduos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/UFLA)

O professor Pedro Castro Neto estará em missão na Itália e em Portugal visitando pesquisadores destes países para o fortalecimento do Programa de Internacionalização da UFLA. A viagem, prevista para o início de outubro, prevê a formalização de acordos de mútua cooperação com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia em Portugal (LNEG) e inclusão de um novo plano de trabalho no acordo já existente com a Università degli Studi di Milano Bicocca (Unimib), na Itália. A ação visa consolidar parcerias estratégicas para o desenvolvimento de uma estrutura inovadora para o aproveitamento dos resíduos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/UFLA), que serão destinados ao cultivo de microalgas para produção de energia e bioprodutos de uso agrícola.

Nesta parceria, a equipe do LNEG disponibilizará a tecnologia necessária para a construção de um fotobiorreator fechado, onde o cultivo de microalgas será enriquecido com gás carbônico residual proveniente de um purificador de biogás desenvolvido pela equipe da UNIMIB. Esta tecnologia, já utilizada em aterros sanitários da Itália, permite separar o biogás em biometano e gás carbônico. A equipe da UFLA terá a responsabilidade de aplicá-las no tratamento de resíduos, aproveitando a energia da radiação solar e a sua experiência no setor agrícola para contribuir com a geração de bioprodutos inovadores.

Representação Institucional

O Programa Embaixador UFLA é coordenado pela DRI em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). A avaliação de mérito das propostas foi julgada por uma comissão formada por representantes da DRI, PRPG e PRP e atenderam aos critérios de relevância acadêmica e institucional, proximidade de finalização dos trâmites jurídicos e enquadramento financeiro.

As viagens financiadas pelo programa deverão ser realizadas até o dia 30 de outubro de 2015. Novo edital do programa deverá ser lançado em 2016.