II Seminário de Energias Renováveis será realizado na UFLA – inscrições abertas

seminario-energias-renovaveisDe 25/6 a 27/6 será realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a segunda edição do Seminário de Energias Renováveis. Serão seis palestras, uma mesa-redonda e quatro minicursos. As inscrições dos interessados podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Ciências Exatas (DEX). Para a programação geral estão disponíveis 325 vagas.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Energias Renováveis (Neer). De acordo com o professor do Departamento de Física (DFI) Joaquim Paulo da Silva, que coordena as atividades, a primeira edição do Seminário, realizada em 2014, foi muito bem avaliada pelo grupo. “Tivemos 140 inscritos, com significativa participação dos presentes e envolvimento nas discussões, principalmente durante a mesa-redonda sobre as tecnologias de energias renováveis”, relata.

A programação deste ano traz novidades. As propostas governamentais para a produção de energias renováveis serão apresentas pelo secretário substituo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jorge Mário Campagnolo. O cenário e as perspectivas para o segmento da energia eólica serão tratados na palestra do engenheiro Sandro Yamamoto, da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Também enriquecerão as discussões palestras sobre novos materiais para conservação de energia solar, sobre sistemas de certificação energética e ambiental em parques edificados e sobre biomassa.

Nas atividades também está prevista a apresentação da experiência da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo Nossa Senhora do Rosário (Aqui3P), que tem desenvolvido seus trabalhos com o apoio de diferentes setores da UFLA, notadamente os Engenheiros sem Fronteira (EsF- Núcleo Lavras).

Os minicursos terão os temas “Novos Materiais para Conservação de Energia Solar”, “Simulação Computadorizada de Desempenho” (voltado preferencialmente aos estudantes de Engenharia), “Usina de Biogás” e “Dimensionamento de Painéis Solares Residenciais”. Cada um deles prevê a participação de até 40 pessoas. Apenas no último minicurso citado o público ficará limitado a 20 participantes.

Quem vai participar das palestras realiza a inscrição mediante um investimento de R$ 15,00. Para os minicursos, há o valor adicional de R$ 5,00.

Confira abaixo a programação:

programacao-energias-renovaveis

Minicursos:

programacao-energias-renovaveis-minicurso

Com informações de Natália Naves, bolsista Ascom/DEX.