PAS e SiSU: UFLA já recebeu, neste semestre, estudantes de 19 estados e do Distrito Federal

IMG_5635Neste semestre letivo a Universidade Federal de Lavras (UFLA) já recebeu quase 1300 novos estudantes aprovados no Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para conhecer melhor a origem desse grupo que passa a fazer parte de uma comunidade acadêmica de quase 14 mil pessoas, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) produziu um mapa que mostra a presença de estudantes na UFLA vindos da maior parte do país.

Ao todo, 19 estados, e o Distrito Federal, estão representados na turma que ingressa na instituição. Apenas Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Amapá, Pernambuco, Tocantins e Alagoas não estão marcados no mapa. Na avaliação da pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, a diversidade de origem do corpo discente é positiva. “É interessante do ponto de vista da convivência universitária, porque estimula o intercâmbio cultural e de conhecimento”, diz.

Quando se observa comparativamente o SiSU e o PAS, o percentual de estudantes de outras partes do país é mais alto no primeiro caso. Dos ingressantes pelo SiSU, 25% vêm de outros Estados. Professora Soraya comenta que a própria metodologia desse sistema incentiva a vinda de alunos de outras e regiões, mas pondera também que, com a abertura de cursos e universidades pelo país, houve aumento da oferta de oportunidades para ingresso no curso superior, o que colabora para que os estudantes possam ficar mais perto de casa.

Os dados que compõem o mapa não incluem estudantes que devem se matricular a partir da  sexta chamada do SiSU, divulgada nesta quinta-feira (12/3). Se comparados aos últimos dados divulgados pela PRG em 9/2, os números atuais mostram que as chamadas seguintes trouxeram à UFLA estudantes do Maranhão, Piauí, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além de um estudante dos Países Baixos. Portanto, o mapa ainda deve passar por atualizações até o final de março.

Para a PRG, a consolidação dessas informações é importante para avaliação dos processos seletivos, frente ao crescimento pelos quais a Universidade vem passando.

Veja o mapa mais recente:

mapa-origem-sisu-pas-recente

Veja o mapa publicado em 9/2:

mapa-origem-sisu-pas-fevereiro