UFLA terá Licenciatura em Pedagogia Presencial a partir de março de 2015 – ingresso pelo PAS e Sisu

Pedagogia

Atenção candidatos: reabertas as inscrições para o PAS 3ª Etapa

Mantendo o efetivo compromisso social para a formação de educadores para atuar não apenas na Educação Básica, mas também em outras instâncias educativas, a Universidade Federal de Lavras oferece, a partir de março de 2015, mais um curso de licenciatura – Licenciatura Plena em Pedagogia, modalidade presencial, no período noturno.

Na avaliação do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a ampliação da oferta de cursos, sobretudo ligados à área da formação docente, é uma necessidade premente nos dias atuais. “A criação do curso de Pedagogia reforça o compromisso da UFLA, uma das mais destacadas universidades públicas brasileiras, de promover e propiciar a educação e a formação de profissional de qualidade, com intuito de atender às demandas da sociedade e oferecer ainda mais alternativas para a região”, enfatiza.

Reabertura do PAS 3ª Etapa e alternativa para Sisu

Das 50 vagas ofertadas no primeiro período letivo de 2015, serão reservadas 40% para os candidatos que participam do Processo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA – 3ª EtapaGrupo XIV – Triênio 2013-2015). As demais vagas (60%) serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU/MEC. Tanto o PAS/UFLA, quanto o Sisu, utilizam a nota do Enem  para seleção e classificação. O curso de Licenciatura Pedagogia Presencial terá entrada semestral, com 50 vagas.

A Diretoria de Processos Seletivos da UFLA divulgou o Edital Nº 198 – DIPS/UFLA que traz informações sobre a reabertura das inscrições no Processo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA – 3ª Etapa), especificamente para o curso de Pedagogia.

As inscrições poderão ser realizadas por candidatos que ainda não fizeram a inscrição na 3ª Etapa do PAS ou candidatos que fizeram a inscrição no PAS 3ª Etapa durante o período de 17 de Setembro a 27 de Outubro / 2014 e desejam alterar a opção de curso selecionado anteriormente, exclusivamente para Pedagogia. O período de inscrição será de 9 horas do dia 23/12/2014, até as 23h59 do dia 5/1/2015. A solicitação de isenção da taxa de inscrição poderá ser solicitada no período de 18 a 22/12/2014.

Acesse o Edital Nº 198 – DIPS/UFLA

Experiência consolidada

O Projeto do Curso de Pedagogia na modalidade presencial vem sendo discutido desde 2005, pelos professores do Departamento de Educação (DED/UFLA), que acumulam experiências no trabalho de formação inicial e continuada desde a participação, em 2005, do Consórcio Pró-Formar. Esse programa, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), foi responsável pela formação de cerca de 2000 professores, com a participação de seis universidades, entre elas, a UFLA.

A partir dessa experiência, em 2012, a UFLA passou a oferecer o curso de graduação em Pedagogia, modalidade a distância, com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead/UFLA). Esse curso tem tido tanto êxito, que recebeu a nota máxima na avaliação do MEC, que representa perfil EXCELENTE de qualidade.

Acreditando nesta proposta e na formação diferenciada desses profissionais, em 2014, a Direção Executiva da UFLA constituiu uma comissão responsável por rever o projeto inicial do curso de Pedagogia a distancia e adequá-lo também para a oferta na modalidade presencial.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a sintonia de funcionamento e a organização das atividades curriculares entre os cursos de Pedagogia, presencial e a distância vão atender as necessidades e prioridades dos discentes, como também potencializar as possibilidades de ação docente em relação ao processo didático-pedagógico, já que serão os mesmos professores que atuarão nos dois cursos.

A articulação e complementaridade curricular permitirão ainda maiores oportunidades de realização de atividades e eventos acadêmicos entre os discentes e docentes dos cursos de Pedagogia da UFLA, além da utilização conjunta de laboratórios de formação interdisciplinar que possam estabelecer o diálogo e a interação com outros cursos de licenciaturas da Universidade.

Outro programa de formação docente oferecido pela UFLA refere-se ao Mestrado Profissional em Educação (MPE/DED/UFLA), iniciado em 2010, que poderá  contribuir para a interação dos estudantes e representar uma alternativa para os egressos do curso de Pedagogia.

Democratização do acesso à universidade

A partir de 2003, com o oferecimento do primeiro curso de licenciatura, a UFLA assumiu definitivamente o papel social de formação de professores para a Educação Básica, necessidade premente da sociedade brasileira. Foram criados os cursos de licenciatura em Química, Física, Matemática, Educação Física, Filosofia, Letras Português/Inglês e Ciências Biológicas.

Para ampliar ainda mais o acesso de estudantes aos cursos de graduação, a UFLA passou a ofertar, a partir de 2011, os cursos de licenciaturas em Letras-Português, Letras-Inglês, Filosofia e Pedagogia, na modalidade a distância, atendendo a mais de 1000 estudantes, em oito polos de apoio presencial: Cambuí, Itamonte, Confins, Ilicínea, Governador Valadares, Jaboticatubas,  Sete Lagoas e Lavras.