Cria Lavras traz 5 das 8 medalhas mineiras no Jogos Escolares da Juventude

Althiene: vitória incontestável no arremesso de peso

A importância do projeto Cria Lavras foi ratificada em mais um evento: os atletas participaram, no último final de semana, dos Jogos Escolares da Juventude – Módulo 2 (15 a 17 anos), em Belém (PA). Das 8 medalhas conquistadas por Minas Gerais, 5 foram de atletas lavrenses. As competições ocorreram no Estádio do Mangueirão, em uma das melhores pistas do País e palco do Meeting Internacional de Atletismo.

Nos saltos em altura e triplo, Christian de Paula Júnior (Escola Estadual Azarias Ribeiro) demonstrou por que é considerado um dos principais saltadores do país, conquistando duas medalhas de prata: no triplo e na altura, em que ultrapassou a marca de 2 metros, impressionando por medir 1,78 m.

No heptatlo, Ingrid Ellen (E. E. Azarias Ribeiro) confirmou a boa fase e ganhou a medalha de bronze. A jovem do bairro Cruzeiro do Sul conquistou medalhas em todas as competições que participou em 2013, fixando-se na terceira colocação no ranking nacional.

No salto em altura, Jenifer Norberto (E. E. Dora Matarazzo) foi vice-campeã, com um salto de 1,69 m.

No arremesso de peso, Althiene dos Santos (E. E. Cristiano de Souza) conquistou uma vitória incontestável: seu lançamento atingiu 14,52 m, quase meio metro a mais que a segunda colocada.

Para o coordenador do projeto e técnico Fernando Roberto de Oliveira, os atletas fizeram uma competição de alto nível, mesmo com um ano repleto de competições e falta de pista adequada para os treinos. Além disso, ele considerou o impacto inicial da chegada ao estádio, construído para receber 40 mil pessoas.

Estadual em Juiz de Fora

Treze atletas participaram do Campeonato Estadual Pré-Mirim e Mirim, realizado na UFJF no último final de semana. Entre eles, a estreante Julia de Assis (13 anos) foi medalha de bronze no salto em altura, categoria pré-mirim.

Os mais “experientes” confirmaram a boa fase, com vitórias na categoria mirim de Kathelyn Naiara (80 m com barreiras e salto em altura); Marcos Penido (peso e disco); e Pamela de Paula (disco). Na categoria pré-mirim, ouro para Camila Hadassa (altura); Eduardo Moreira (800 m) e Luiz Januário (80 m com barreiras).

Sul-Americano na Argentina

Na próxima semana, as estudantes Sabrina Moreira e Kathelyn Naiara viajarão para Mar Del Plata (Argentina), onde participarão dos Jogos Sul-Americanos Escolares, a maior competição continental até 14 anos. Sabrina competirá no salto em altura e Kathelyn na prova do pentatlo, defendendo o título obtido em 2012, em João Pessoa.

As jovens lavrenses serão acompanhadas pelo professor Fernando de Oliveira, que será treinador da delegação brasileira nesta edição dos jogos.