Candidatos a vagas na UFLA devem se inscrever no Enem até sexta-feira (15)

Cibele Aguiar

O prazo de inscrição para a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina nesta sexta-feira (15), conforme estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do Ministério da Educação (MEC). Os interessados em cursar a graduação na Universidade Federal de Lavras (UFLA) devem ficar atentos, pois as notas do Enem serão utilizadas como critério para preenchimento de parte das vagas oferecidas em seus 30 cursos. As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012.

Na UFLA, sessenta por cento (60%) das vagas do primeiro semestre e a totalidade das vagas do segundo semestre serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada – SISU, cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem. Os candidatos a vagas no ano letivo de 2013 deverão se inscrever no SISU em datas a serem definidas pelo MEC.

Os candidatos da 3ª Etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS (Grupo XII, Triênio 2011/2013), deverão também participar do Enem, em atendimento ao Edital nº 132 – COPESE/UFLA, de 25 de agosto de 2011, que estabelece o resultado do Enem a ser realizado no segundo semestre de 2012 como a 3ª Etapa do PAS.

Quarenta por cento (40%) das vagas do primeiro semestre de 2013 serão destinadas aos candidatos participantes do PAS, cujos candidatos deverão efetuar sua inscrição no endereço www.dips.ufla.br, em período a ser definido posteriormente, indicando o curso para o qual pretendem concorrer.

Eventuais vagas destinadas para transferência de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior também serão preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no ENEM. Os Editais da UFLA contendo as normas para a utilização do Enem serão publicados posteriormente

Delegação do DEG participa de congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental

O 33º Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental foi realizada em Salvador (BA) entre os dias 3 e 7 de junho. O Departamento de Engenharia da UFLA (DEG) foi representado pelos professores Ronaldo Fia e Fátima Resende Luiz Fia, por três pós-graduandos em Engenharia Agrícola e Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas e sete estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, com apoio financeiro da Fapemig.

No encontro, a delegação do DEG apresentou 12 trabalhos, na modalidade pôster, baseados em pesquisas dos docentes, pós-graduandos e discentes vinculados aos programas de iniciação científica da UFLA. Hoje, esse congresso é o mais importante a abordar o desenvolvimento, ecoeficiência e saneamento ambiental de todo o continente americano.

Para o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Luiz Fernando Coutinho de Oliveira, a participação no congresso “foi de extrema importância para a difusão das pesquisas desenvolvidas no DEG em parceria com a Fapemig e CNPq. Além disso, a participação de graduandos em Engenharia Ambiental e Sanitária contribui para a consolidação, reconhecimento e divulgação do curso para outras instituições de ensino e pesquisa”.

Professora do DZO realiza visita técnica a universidade húngara

Reunião na Embaixada do Brasil na Hungria

A professora Ana Viveiros, do Departamento de Zootecnia da UFLA (DZO), visitou a Universidade Szent István, em Gödöllö (Hungria), no período de 16 de maio a 4 de junho. Ela realizou uma visita técnica à universidade, juntamente com o pós-doutorando Marcelo Leal, com o objetivo de colaboração em pesquisas em gametas de peixes de água doce.

Na universidade húngara, a equipe da UFLA encontrou-se com o professor Laszlo Horvath, um dos autores do livro mundialmente conhecido (e adotado pelos brasileiros) “A propagação artificial de peixes de águas tropicais”, publicado e traduzido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em 1983. Também houve uma reunião da equipe com representantes da Embaixada do Brasil na Hungria sobre aproximar os dois países no setor de Aquicultura.