“Cinema Com Vida” apresenta obra americana de Hitchcock

Nesta quarta-feira (9), a mostra de filmes “Cinema Com Vida” inicia a exibição dos filmes do diretor Alfred Hitchcock na sua fase americana, com a obra “A sombra de uma dúvida”,  às 14 horas, no Museu de História Natural.

“A sombra de uma dúvida” não é o primeiro filme realizado nos Estados Unidos por Hitchcock; porém, é nessa obra que o diretor sente-se  à  vontade dirigindo naquele país. É por esse motivo que é tido por Hitchcock como o seu preferido, embora há quem conteste essa preferência ao assistir aos filmes posteriores.

A história se baseia na trajetória do vilão Charlie, um serial killer que se casa com viúvas ricas para assassiná-las. Sendo perseguido constantemente pela polícia, Charlie refugia-se na casa de sua irmã, onde sua pequena sobrinha Charlotte “Charlie” Newton também mora. A menina tem uma grande admiração pelo tio, até que alguns acontecimentos a levam a suspeitar dele como o possível assassino.

UFLA lança edital para transferência externa para 2º semestre letivo de 2012

A Universidade Federal de Lavras, por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dips), torna público o Edital referente à oferta de vagas para transferência externa para os cursos de graduação, modalidade presencial, com validade para o segundo semestre letivo de 2012. As inscrições poderão ser feitas no período de 14 a 18 de maio, somente pela internet (www.dips.ufla.br), a uma taxa de R$ 20,00 (vinte reais). Os pedidos para isenção da taxa deverão ser feitos impreterivelmente nos dias 9 e 10 de maio; esse pedido também deve ser feito pelo site.

A seleção de candidatos para transferência externa vai considerar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no ano de 2010 ou 2011, em conformidade com as normas estabelecidas pela Resolução Cepe/UFLA nº 042/2007, alterada pela Resolução Cepe nº 104/2011.

Poderão se candidatar à transferência externa para os cursos de graduação da UFLA estudantes regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior, em cursos presenciais ou a distância, devidamente autorizados de acordo com a legislação específica em vigor, e que atendam aos requisitos previstos no Edital, disponível aqui.

As inscrições serão analisadas e validadas pelos Colegiados de Cursos da UFLA;  portanto, o candidato cujo curso de origem não constar na relação contida no Edital poderá ter sua inscrição indeferida, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

A relação dos candidatos classificados será homologada pelo pró-reitor de Graduação da UFLA e publicada no site www.dips.ufla.br, no dia 6 de junho de 2012. Será de única e exclusiva responsabilidade do candidato inteirar-se do resultado.

Cursos e vagas

A UFLA oferecerá 256 vagas para transferência externa, ofertadas para o segundo semestre letivo de 2012, com o respectivo número de vagas por curso:

Ciências Biológicas – Licenciatura (16), Ciência da Computação (10), Educação Física – Licenciatura (42), Engenharia Agrícola (5), Engenharia de Alimentos (2), Engenharia de Controle e Automação (4), Filosofia – Licenciatura (37), Física – Licenciatura (64),Letras – Licenciatura (10), Matemática – Licenciatura (20), Nutrição (19), Química – Licenciatura e Bacharelado (16) e Zootecnia (11).

Informações: 35.3829.1120/1133; Telefax: 35.3829.1558;  dips@dips.ufla.br; www.dips.ufla.br.

PRG publica esclarecimentos sobre NDE e eleições de coordenadores de curso

Em três editais publicados na última semana, a Pró-Reitoria de Graduação da UFLA (PRG) fez retificações e esclarecimentos sobre o processo seletivo de coordenadores de curso e sobre os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s).

Com relação ao NDE, a PRG alterou, conforme o Edital nº 020/2012, a data de divulgação dos resultados da eleição para os NDE’s. Os resultados serão divulgados no site da PRG (www.prg.ufla.br) no dia 7 de maio. Os seguintes cursos estão constituindo seus NDE’s: Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas – Bacharelado, Ciências Biológicas – Licenciatura, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Química e Zootecnia.

Já o Edital nº 021/2012 determina quais os documentos os candidatos à coordenação de curso devem submeter à PRG e qual o procedimento a ser adotado. De acordo com o edital, a comprovação deve ser “clara e inequívoca de que o candidato possui experiência profissional, de magistério superior e de gestão acadêmica, somadas, maior ou igual a dez anos, sendo, no mínimo, um ano de magistério superior”. Essa documentação deve ser entregue na Secretaria da PRG das 8 às 18 horas, no dia 8 de maio de 2012 e sua não apresentação resultará no cancelamento da inscrição da candidatura.

No ato da entrega, o candidato deverá assinar um termo de aceitação da investidura no cargo de coordenador do respectivo curso de graduação, caso seja eleito. Os seguintes cursos vão eleger seus coordenadores: Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O Edital nº 019/2012 retira o nome de alguns docentes – que não pertencem ao quadro efetivo da UFLA – da relação de eleitores dos cursos nos quais lecionam.