formatura

Mais de 500 formandos da UFLA colaram grau presencialmente na última semana

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 27 Junho 2022 16:46 | Última Atualização: Quarta, 29 Junho 2022 08:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última semana, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a primeira colação de grau presencial após mais de dois anos de pandemia. Participaram das solenidades mais de 500 formandos 2021/2 e cerca de 200 egressos dos anos anteriores, que haviam colado grau de forma remota. Um momento histórico e tão sonhado pelos estudantes e seus familiares.

A reflexão sobre a importância da Universidade para o País teve destaque na fala de todos os diretores que presidiram a solenidade e nas palavras do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior. “O Brasil é um país de extremas desigualdades, que só conseguiremos vencer com educação, conhecimento e ciência”, destacou o reitor. Os diretores e oradores também salientaram sobre todas as dificuldades desse período crítico da pandemia e ressaltaram a contribuição das universidades para a sociedade durante a emergência em saúde pública.

IMG 5811São muitas as histórias e trajetórias que marcam cada um dos 554 profissionais que a UFLA entrega à sociedade neste semestre. As irmãs gêmeas, Ana Luiza Carvalho Arnhold e Ana Paula Carvalho Arnhold, concluíram juntas os cursos de Educação Física e Nutrição, respectivamente, e participaram da mesma cerimônia. “Na graduação, foi o tempo em que nos separamos pela primeira vez: ingressamos em momentos diferentes, cada uma em um curso, encontrando-se às vezes pelo câmpus. Agora estamos juntas novamente, para fechar esse ciclo”.

Nas solenidades é possível presenciar o orgulho dos pais em estar formando os seus filhos em uma universidade pública de qualidade e referência no País. “Minha filha a vida toda dizia que queria fazer curso na UFLA. Ela passou em cinco universidades e escolheu aqui. Agora é só agradecer”, comenta Estefânia Conceição Carvalho Alves, mãe da bacharel em Engenharia Química Karine Carvalho Alves.WhatsApp Image 2022 06 26 at 21.14.30

Para Leandra Aparecida de Sousa Souza, a UFLA tem destaque tanto na sua vida profissional quanto pessoal. Foi na UFLA que ela graduou duas vezes, casou e teve as suas duas filhas. “Conheci o meu marido no curso de Educação Física, casei, e durante o curso de Pedagogia engravidei das minhas duas meninas. Quando eu tive a Beatrice, íamos todos para a UFLA. Enquanto eu estava na sala de aula, a Bia ficava com o pai (Adelucas) passeando pela universidade. Inclusive a Bia aprendeu a andar na UFLA. Logo em seguida eu engravidei novamente. Quando a Isabelle nasceu, passamos a ir os quatro para a UFLA”, conta Leandra. Após colar grau de forma remota, Leandra não poderia deixar de participar da solenidade presencial com a sua família, mesmo sendo a sua segunda graduação. E não acaba por aqui, Leandra cursa hoje mestrado em Educação na UFLA.

IMG 6234Luiz Henrique Soares de Jesus, graduado em Direito, mesmo já exercendo a sua profissão em outra cidade, achou de extrema importância vir a UFLA colar grau presencialmente. “É uma emoção muito grande estar aqui hoje, depois de tudo o que a gente passou na graduação. É um sentimento muito gratificante passar por tudo isso, e agora poder fechar esse ciclo”. Luiz Henrique tem como objetivo aplicar os seus conhecimentos a favor das pessoas com deficiência. “Eu acho que eu sou um porta-voz dentro da minha área. O direito é uma área na qual temos muito conhecimento técnico e jurídico, mas pouco aplicado, voltado para pessoas com deficiência, e eu que tive a oportunidade que muitos deficientes não têm, que é ter acesso ao ensino público de qualidade. Eu me sinto na obrigação de levantar essa bandeira, tanto por ter conhecimento técnico quanto por ser uma voz ativa dentro da causa”.

Diploma Digital

Por determinação do Ministério da Educação, os diplomas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passam a ser expedidos, registrados e entregues em formato digital, com a mesma validade do diploma impresso. É uma versão eletrônica e autêntica, que possui o carimbo de tempo (que declara a criação do documento) e a assinatura com certificado digital (que funciona como uma identidade virtual, com autenticidade garantida por criptografia).

Enquanto aguardam a emissão do diploma, os concluintes continuam tendo acesso ao Atestado de Conclusão do curso e Histórico Escolar, por meio do Sistema Integrado de Gestão (SIG), disponíveis para download em até 48h após a colação de grau.

Saiba mais: https://drca.ufla.br/diplomas/diploma-digital

Veja as fotos da cerimônia de quarta-feira (22/6), período da tarde:

Veja as fotos da cerimônia de quarta-feira (22/6), período da noite:

Veja as fotos da cerimônia de quinta-feira (23/6), período da manhã:

Veja as fotos da cerimônia de quinta-feira (23/6), período da tarde:

Veja as fotos da cerimônia de quinta-feira (23/6), período da noite:

Veja as fotos da cerimônia de sexta-feira (24/6), período da manhã:

Veja as fotos da cerimônia de sexta-feira (24/6), período da tarde:

Veja as fotos da cerimônia de sexta-feira (24/6), período da noite:

Equipe de cobertura: Ana Eliza Alvim, Camila Caetano, Gláucia Mendes, Greicielle dos Santos, Karina Aparecida Mascarenhas e bolsistas Proat: Ana Maria Pereira Souza, Maria Montenegro Ramessés, Mathews de Oliveira, Nathália Cristina Basílio Martins, Rodrigo Alves Silva.