AÇÕES CONJUNTAS

UFLA e Polícia Militar de Meio Ambiente estudam parceria pela proteção e conservação ambiental

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 15 Março 2021 17:41 | Última Atualização: Segunda, 16 Agosto 2021 10:23
Gentileza solicitar descrição da imagem

Representantes da 6ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente (Cia PM MAmb) foram recebidos na Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta segunda-feira (15/3). A reunião teve o objetivo de estreitar as relações entre as duas instituições. Da conversa, originaram-se propostas de cooperação técnica entre a Universidade e a 6ª Cia PM MAmb, por meio de projetos que contemplem o interesse público de proteção e conservação ambiental.

Durante o encontro, foram mencionadas as colaborações já existentes, especialmente o apoio que é prestado pela Medicina Veterinária da UFLA em operações em que são resgatados animais silvestres feridos ou mutilados. Como há interface entre vários cursos de graduação da UFLA e as atividades desenvolvidas pelo órgão ambiental, diferentes projetos podem ser desenvolvidos conjuntamente. Os próximos passos para o avanço da interlocução entre as instituições envolverão a construção de um termo de cooperação técnica para formalização das propostas.

Além dos benefícios gerais previstos para o meio-ambiente e a sociedade, a iniciativa contribuirá para o aprimoramento da formação dos estudantes que se envolverem nas ações, além de colaborar também para a pesquisa e a extensão. Para a organização militar, os projetos podem impactar com melhor gestão dos dados de segurança pública voltada ao meio ambiente e melhor desempenho profissional dos militares.

Participaram da reunião o reitor da UFLA, professor João Chyrsotomo de Resende Júnior; a chefe de Gabinete, Cinthia Divino Bustamante Murad; o coordenador de Contratos e Convênios da UFLA, João Antônio da Cruz Pedroso; o comandante da 6ª Cia PM MAmb, capitão PM Luiz Claudio de Carvalho e o auxiliar de recursos humanos e assessoria de comunicação, cabo João Bosco da Rocha.