Equipe feminina de vôlei da UFLA venceu Jogos Universitários Mineiros - Jums

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 25 Abril 2019 14:50 | Última Atualização: Quinta, 25 Abril 2019 15:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

O vôlei feminino da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é o campeão dos Jogos Universitários Mineiros (Jums) 2019. A competição ocorreu de 17/4 a 21/4, em Governador Valadares. A equipe da UFLA disputou a final com o time da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vencendo a partida por 3 a 1. A equipe do vôlei masculino também voltou para Lavras com um bom resultado – conquistou o 4º lugar.

De acordo com a responsável pelo projeto de vôlei feminino da UFLA, Laís Nogueira Reis, estudante de Educação Física na Instituição, 28 atletas da UFLA estiveram presentes no Jums. Foram 14 universidades participantes na competição em 2019, com 1,5 mil estudantes. O próximo passo para as atletas da UFLA é a disputa do campeonato brasileiro, que terá uma etapa em agosto, em Vitória (ES), e outra em outubro, em Salvador (BA).

O vôlei feminino da UFLA tem uma série de vitórias acumuladas. No Jums, está no pódio desde 2014, oscilando entre primeiro e segundo lugar. Tem vitórias também nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) e na Liga do Desporto Universitário (LDU). A atleta Maria Luiza Botelho, que cursa o 8º período de ABI/Engenharia na UFLA, é integrante do time vencedor. Ela conta que joga vôlei desde os dez anos de idade e aos 12 começou a jogar em times de competição em Lavras. Quanto entrou na UFLA, em 2015, imediatamente se tornou mebmbro da equipe da Universidade, e vem colecionando vitórias desde então. A cada ano, uma conquista. "É uma experiência gratificante fazer parte do time da UFLA. Ajuda no crescimento pessoal e profissional. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe, que é uma família. Que a gente possa contribuir para criar essa cultura do esporte universitário, porque o esporte acrescenta muito na vida das pessoas", avalia.

Equipe masculina de vôlei conquistou o 4º lugar

Sobre o projeto

Iniciado em 2010, o vôlei tem uma equipe voltada para competição, com treinos periódicos e preparação física. Todos os treinos são realizados no Centro de Integração Universitário (Ciuni). Há também uma outra linha de atuação – o Vôlei UFLA de Portas Abertas – que oferece treinos para as mulheres da comunidade acadêmica uma vez por semana. Para saber mais sobre essas iniciativas, basta acompanhar o grupo pelo Instragram (@voleifemufla).

O projeto conta com parceiros como o Restaurante da Thaís, a M Rios Consultoria e as atléticas da UFLA. O grupo está ligado diretamente à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e tem como padrinho o jogador da seleção brasileira de vôlei Maique Nascimento, que esteve na UFLA em abril (leia a matéria sobre a visita).