NOVO PAS

UFLA divulga edital do PAS 1 – provas são direcionadas a estudantes do 3º e do 2º ano, além de concluintes do ensino médio

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Terça, 15 Fevereiro 2022 10:27 | Última Atualização: Terça, 15 Fevereiro 2022 10:48

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou nesta terça-feira (15/2) o edital da 1ª etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS), direcionado a estudantes que estão no 3º ano (Grupo XXII) e no 2º ano (Grupo XXIII), bem como aqueles que já concluíram o Ensino Médio (Grupo XXII). As provas serão realizadas em 26/6, nas cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso, e selecionarão calouros para o primeiro e o segundo semestre de cada grupo de ingresso.

A realização das provas dos PAS 1 no primeiro semestre visa ajustar o cronograma do PAS, que sofreu alterações devido à pandemia de Covid-19. Estudantes que ainda estão no 1º ano do Ensino Médio devem aguardar o lançamento do edital para provas do PAS 1 no segundo semestre de 2022.

Confira o cronograma do Edital PAS 1 - Seleção para entrada na UFLA no 1º e 2º semestres letivos de 2023 (Grupo XXII) e de 2024 (GRUPO XXIII)

14 a 22/03/2022 - Período para solicitação de isenção da taxa de inscrição – Internet
23/3 a 28/4/2022 - Período de inscrição – Internet
14/04/2022 -  Data da divulgação do resultado do pedido de isenção – Internet
29/04/2022 - Último dia para pagamento da taxa de inscrição
26/06/2022 – Data das Provas

Confira como serão as provas de cada grupo no Novo PAS

Mais chances de ser UFLA, mais agilidade na aplicação e resultado

Além da organização das provas em 2022 para ajuste do cronograma, o novo PAS conta agora com uma nova estrutura. Entre as novidades, está o aumento do percentual de vagas destinadas ao processo seletivo, que passará de 20% para até 35% do total anual oferecido pela Universidade. Associado a essa ampliação, o ingresso dos estudantes pelo PAS, que ocorria apenas no primeiro semestre letivo, passará a ocorrer também no segundo semestre.

Com o início das atividades no câmpus de São Sebastião do Paraíso em 2022, o PAS contemplará também os cursos de graduação oferecidos no município. As provas, que antes eram realizadas em várias cidades do estado de Minas Gerais, a partir de agora serão aplicadas exclusivamente em Lavras e São Sebastião do Paraíso.

No que diz respeito à aplicação, há ainda outras mudanças: as provas da 1ª e da 2ª etapa serão realizadas em diferentes finais de semana e aplicadas em um único dia (domingo), em vez de dois dias, como anteriormente.  A duração será de 4h30.

A redação não fará mais parte da 1ª e da 2ª etapa; será considerada apenas a que é realizada juntamente com o Enem, cujo resultado é apropriado pelo PAS, como 3ª etapa.  Além disso, o número total de questões objetivas foi reduzido de 80 para 60, o que irá gerar menos desgaste e manterá a acuidade dos candidatos. Outro avanço obtido com o novo formato é que tanto o processo de aplicação quanto a divulgação dos resultados serão muito mais ágeis.

Para gerar mais compatibilidade com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as questões passam a ser divididas nas quatro áreas do conhecimento do exame nacional: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Saiba mais sobre o PAS em pas.ufla.br