Estudante de Direito da UFLA lança livro de ficção nesta quarta-feira (24)

O estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Pedro Viana se prepara para lançar seu primeiro livro solo intitulado “Encruzilhadas”. A cerimônia de lançamento com tarde de autógrafos e vendas de exemplares será dia 24 de janeiro, na Casa da Cultura de Lavras, de 14h às 17h.

A publicação é da Editora Caligo e possui 250 páginas, sendo uma antologia com sete histórias de ficção sobre personagens que cruzam seus destinos em situações extraordinárias. “Com esse livro eu quis demonstrar a capacidade do gênero de terror e ficção científica revelar dramas humanos”, comenta o autor, “vocês terão boas doses de viagem no tempo, demônios e espíritos vingativos, mas para mim o que importa são os personagens, seus conflitos internos, seus dramas como pessoas complexas com problemas cotidianos. ” Além de Lavras, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília também receberão o lançamento da obra.

Sobre o autor

Pedro Viana tem  21 anos, é natural de Patos de Minas (MG) e é escritor desde os 15 anos. Em 2012, sua história “Lágrimas de Criança” foi uma das finalistas na categoria terror do Prêmio Henry Evaristo de Literatura Fantástica. Desde então publicou em diversas antologias. Entre elas, destacam-se “Excalibur: histórias de reis, magos e távolas redondas”, publicada pela Editora Draco em 2013, em que participa com o conto “Mau Conselho”, “RedRuM: contos de crime e morte”, publicada pela Editora Caligo em 2014, com “A Vidente”, história que eventualmente se tornou a semente propulsora para construir o universo de “Encruzilhadas”, e “Nada Elementar”, antologia de histórias policiais publicada pela Editora Caligo em 2017 em que participa com o conto “Não há vagas”.

A produção de “Encruzilhadas” foi de três anos, o autor que atualmente vive em Lavras teve que conciliar a vida de estudante universitário e escritor , e já trabalha em seu próximo livro.

Link da página da editora: https://www.facebook.com/CaligoEditora/
Link do evento: https://www.facebook.com/events/2017221478501205/

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig

 

 

Disciplina de Engenharia Agrícola propõe a construção de um carrinho de rolimã baseado em teorias e técnicas aprendidas

Brincadeira de infância de muita gente, o carrinho de rolimã ainda faz a alegria da criançada Brasil afora ao descer ruas e ladeiras se equilibrando em um pedaço de madeira ou metal com rolamentos de aço. O brinquedo, aparentemente simples, tem sido usado como forma de aprendizagem na disciplina obrigatória de “Elementos de Máquina”, do oitavo período do curso de Engenharia Agrícola, conforme explica o professor da Universidade Federal de Lavras Gabriel Araújo e Silva Ferraz (DEG/UFLA): “ A ideia é que os alunos utilizem elementos aprendidos na disciplina, como: eixos, rolamentos, parafusos, soldas e que façam o desenvolvimento de um carro – neste caso, o carrinho de rolimã. Através do dimensionamento dos elementos de máquina para estes carrinhos, os estudantes poderão fazer cálculos para qualquer coisa, inclusive de grande porte.”

No projeto, os estudantes desenvolvem a parte teórica com cálculos sobre os elementos que compõem o carrinho, bem como a velocidade, resistência e durabilidade, levando em consideração os parâmetros que serão desenvolvidos na corrida. O protótipo, então, é construído em critério livre, segundo a criatividade de cada um, sendo feita apenas uma exigência: que o rolamento (rodas) seja sem cobertura.

A última fase do trabalho é colocar o carrinho de rolimã em prática numa disputa que acontece em um dos morros da universidade, um momento de interação muito aguardado pelos estudantes. “O trabalho em equipe nos proporciona a chance de evoluirmos o lado profissional e pessoal de comunicação organização e responsabilidade”, afirma o estudante Wilson Missina Faria. Para ele, o método de ensino está aprovadíssimo: “Ser apresentado às situações reais e práticas das disciplinas do curso que fazem você pensar, projetar e construir é vital para qualquer aluno dentro da universidade, ainda mais com um pouco de cultura e de memórias da infância.”

Confira vídeo:

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

 

Febre Amarela: médico infectologista presta orientações sobre a doença

Haemagogus leucocelaenus, um dos mosquitos transmissores da febre amarela silvestre. Fonte: Instituto Oswaldo Cruz

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, típica das Américas do Sul e Central, além de alguns países da África. No Brasil, o número de casos confirmados da doença vem aumentando desde 2016, principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 16/1 registraram 35 casos confirmados desde julho de 2017, levando a óbito em alguns casos mais graves da infecção. Na mesma data, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela, recomendando que visitantes tomem a vacina antes de viajarem para o local.

Sua transmissão se dá por meio de vetores, mosquitos que, ao picar uma pessoa ou animal contaminado, tornam-se transmissores do vírus da doença. Os sintomas incluem febre alta, mal estar, dor no corpo, podendo aparecer uma coloração amarela nos olhos, manifestação ao qual se refere o nome febre amarela. Em sua forma mais grave, pode provocar insuficiências hepática e renal e manifestações hemorrágicas.

De acordo com o médico da UFLA, o infectologista Silvio Menicucci, a melhor maneira de prevenção é a vacinação. “A vacina para febre amarela já está disponível há muitos anos na rede pública e também pode ser encontrada em clínicas particulares. Em caso de sintomas da doença, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente e relatar viagens recentes, principalmente se teve algum contato com áreas florestais”, explicou.  

Confira as orientações do médico Silvio Menicucci sobre a Febre Amarela:


Se você nunca tomou a vacina contra Febre Amarela, procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se. Ela oferece imunização permanente à doença.

Fonte: Ministério da Saúde

 

Internet e serviços de TI da UFLA estarão indisponíveis entre 7h e 9h de sábado, para restabelecimento do sistema

Das 7h às 9h deste sábado (20), os serviços de internet e de Tecnologia da Informação (TI) da UFLA (site, Campus Virtual, e-mail, etc) não irão funcionar. Isso porque será feito, nesse período, a finalização da troca de equipamentos para restabelecimento do sistema de redes da Universidade.

 

Notas do Enem foram divulgadas no dia 18; inscrições para o SiSU irão de 23 a 26 de janeiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no dia 18/1, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), que pode ser acessado na Página do Participante. O candidato deve acessar o resultado informando o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

As notas obtidas no Enem são utilizadas, na UFLA, para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e para o preenchimento de vagas de transferência externa, mudança interna e obtenção de novo título. As notas do Enem também poderão ser utilizadas na segunda edição do SiSU 2018, que abrirá inscrições no fim de maio.

SiSU 2018/1: inscrições antecipadas

As inscrições para vagas em cursos de graduação nas universidades públicas que aderiram ao SiSU – incluindo a UFLA – serão feitas de 23 a 26 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). Elas deverão ser feitas, gratuitamente, por meio do site do SiSU, pelos estudantes que participaram do Enem 2017 e que obtiveram nota da redação diferente de zero. Para a inscrição, será necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Como nas edições anteriores, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Mesmo que a inscrição seja feita no dia 23, ele poderá alterar suas opções até as 23h59 do dia 26. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Por meio do SiSU, serão ofertadas 783 vagas em 29 cursos de graduação presencial da UFLA. Dessas, 390 se destinarão à ampla concorrência e 393 para grupos de acordo com a Lei nº 12.711/2012. As vagas do SiSU representam 60% do total ofertado para ingresso no primeiro período letivo de 2018 na Universidade. As demais (522 vagas) são destinadas aos candidatos provenientes do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

Cronograma do SiSU 2018/1

  • 23/1 a 26/1 – Período de inscrições
  • 29/1 – Resultado da chamada regular
  • 29/1 a 7/2 – Prazo para participar da Lista de Espera (no site do SiSU)
  • 2/2 a 7/2 – Matrícula da chamada regular
  • 9/2 – Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Lista de espera

Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada poderão manifestar interesse em alguma vaga, de 29/1 até as 23h59 de 7/2. Só será permitido marcar o curso colocado como 1ª opção na inscrição. As convocações serão feitas pelas universidades, em calendário definido por elas; caberá ao candidato acompanhar os prazos.

Saiba mais

Veja aqui todas as informações sobre o SiSU na UFLA (termo de adesão, cronograma, peso das áreas no Enem, notas de corte anteriores e legislação).

Enem 2018

O Inep também divulgou o cronograma do Enem 2018. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. A publicação do edital será no dia 21 de março, e as inscrições ocorrerão de 7 a 18 de maio.

 

Terra Jr. Consultoria promove ação social no CRAS Cruzeiro do Sul

A Terra Jr. Consultoria Agropecuária promove em parceria com o Governo Municipal, neste sábado (20/1), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Cruzeiro do Sul, o “Integração Social”, com diversas atividades das 9h às 12h.

Na oportunidade, será realizado um ato solidário nos 16  bairros amparados pela instituição , onde haverá apresentações artísticas e culturais das atividades desenvolvidas no CRAS, entre elas a “Percussão Show”, que receberá da Terra Jr. uma nova bateria. Também estará presente a equipe do Bolsa Família para fazer o Cadastramento nos Programas Sociais.

Toda comunidade está convidada a participar das atividades que contarão ainda com Aulão de Ginástica, dança, pula-pula, algodão-doce, piscina de bolinha, pipoca, brincadeiras e muita diversão para toda família. O CRAS Cruzeiro do Sul fica na Rua Vicente Canestri, 145.

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

10° Camping de Atletismo reúne profissionais e futuras promessas do esporte brasileiro

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) contou nesta semana com o 10° Camping de Atletismo, evento anual realizado pelo Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA) e pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (SELTC) de Lavras/MG. Nas arquibancadas, se encontravam acomodadas crianças, adolescentes e adultos, que sonham em alcançar voos mais altos no esporte. E na pista, a presença de grandes atletas do País. 

A programação de atividades vai até sábado (20/1), envolvendo desde o treinamento de atletas e crianças, até palestras abertas à comunidade. Segundo o professor do Departamento de Educação Física da UFLA (DEF) e coordenador do CRIA, Fernando Oliveira, o projeto tem como objetivo incentivar a prática do esporte. “Apesar de todas as dificuldades que envolvem o atletismo, nos empenhamos para que este evento acontecesse e que mantivéssemos essa tradição, contando com a participação de equipes de Lavras e região. O que percebemos é uma evolução do atletismo em Minas Gerais, e as pessoas estão integradas na disseminação do esporte, o que era nosso objetivo inicial”, explicou.

A principal atração do 10° Camping de Atletismo é Keila da Silva Costa, campeã dos Jogos Sul-Americanos (2013 e 2014), dos Jogos Ibero-Americanos do Rio (2016), e oito vezes medalhista de ouro no Troféu Brasil, além de ser recordista brasileira no salto triplo com a marca de 14,58m.

Keila da Silva Costa

Passando orientações aos mais jovens, cujos olhares estavam atentos durante as atividades, Keila conta que se vê como uma referência para eles e procura transmitir tudo o que aprendeu ao longo da carreira. “Eu sempre falo que eles podem sonhar, podem acreditar e mudar suas vidas com o esporte, porque foi assim que eu fiz com a minha. Foi o esporte que transformou a minha vida”, disse a atleta que participou dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Vitória Sena Batista Alves, campeã brasileira na prova de 100m com barreira e salto em distância, conta que deu os primeiros passos no atletismo graças ao apoio de sua mãe. “Minha mãe fazia condicionamento físico na pista de atletismo e me levou. Esse foi o primeiro contato que eu tive”, revelou a vice-campeã sul-americana de 2017 na Guiana Inglesa.

Já Thiago Moura, filho do técnico Neilton Moura, cujas melhores marcas foram o 2,20m no salto em altura e 15,95m no salto triplo, conta que não gostava do atletismo quando criança, por se sentir ausente na vida de seus familiares. “Eu não gostava porque não tinha meus pais, meus irmãos. Eles são todos do esporte, e isso não me permitia ter tempo com eles. Então eu gostava da ideia de ir para uma pista para poder ter participação na vida deles, e depois de um tempo eu fui gostando disso”, finalizou sorridente.

Cansados, Marcele Peniche e Alexandre Inocêncio, ambos de 16 anos, encontravam-se encostados em uma grade observando atentamente as atividades na pista. Era como se estivessem sonhando alto, talvez com os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Marcele conta que está aproveitando cada momento do Camping para adquirir experiência junto aos mais velhos. “Eu estou achando ótimo, porque você conhece pessoas novas que têm mais experiência que você, e isso ajuda na carreira de atleta”, disse a jovem de Pindamonhangaba/SP.

Alexandre compartilha a mesma opinião de sua colega. “Eu estou achando uma grande experiência, que nos traz conhecimentos para conseguir bons objetivos pela frente”, contou o garoto, que faz parte do Instituto Edson Luciano Ribeiro.

Texto: Leonardo Assad, jornalista, bolsista UFLA. 

Galeria de fotos, crédito Leonardo Assad. 

 

 

Serviços de TI da UFLA estarão indisponíveis na manhã desta quarta-feira (17/01)

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) informa que nesta quarta-feira (17/01), das 7h às 10h, ocorrerá a indisponibilidade de todos os serviços de tecnologia de informação da UFLA (Sites institucionais, SIG-UFLA, SIPAC, SIGRH, SIGAA, internet cabeada e wireless, e-mail, vídeo conferência etc).  O motivo é uma troca emergencial do no-break do datacenter da Universidade.

Assim que a alteração for realizada, os serviços devem voltar a funcionar normalmente. 

Editora UFLA doa livros à biblioteca da Universidade Federal Rural da Amazônia – campus Paragominas

A Editora UFLA, da Universidade Federal de Lavras, realizou a doação de 30 títulos de livros (117 exemplares) para a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Campus de Paragominas, que abrangem as áreas específicas de atuação do campus. Após passarem por um processo técnico, as obras farão parte do acervo da biblioteca e serão disponibilizadas para a comunidade.

|Texto: Fábio Lima (bolsista Proat/Dcom)

UFLA é contemplada em chamada pública para aquisição e manutenção de equipamentos de Laboratório Multiusuário

Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve mais de três milhões para a aquisição e manutenção de equipamentos de alto custo para o Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural (LME), considerado um dos mais completos do País. Em Minas Gerais, apenas duas universidades foram contempladas com a chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016.

Exatamente R$ 3.618.844 serão utilizados para: adquirir um Microscópio Eletrônico de varredura com sistema STEM, FEG, com capacidades analíticas e de alta resolução; equipamentos de preparo de amostras para microscopia de materiais (área nova na UFLA, com a criação de novos cursos e linhas de pesquisa e inovação); softwares (para análise de imagens e preparo de figuras), além de substituir e atualizar o sistema de microanálise de raios X, que apresentou problemas no final de 2016 e ainda garantir a manutenção dos equipamentos de alto custo do LME, o que tem sido um dos principais gargalos da Universidade.

O Laboratório, coordenado pelo professor Eduardo Alves, é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e tem como finalidade desenvolver e incentivar a pesquisa científica de alto nível, através do uso da microscopia eletrônica e de luz e de técnicas associadas, bem como desenvolver atividades de ensino. “Esse laboratório, como um modelo de multiusuário, tem permitido a participação em editais com o objetivo de estimular o funcionamento aberto, participativo e cooperativo, contribuindo para a pesquisa e o desenvolvimento do País”, relata o coordenador.

Os principais serviços prestados pelo LME são aulas para os cursos de graduação e pós-graduação da UFLA, cursos de extensão com treinamento na preparação de amostras e uso de equipamentos de microscopia para usuários da UFLA e instituições parceiras, além de serviço de análises de microscopia para empresas privadas.

O LME atende usuários de praticamente todas as áreas de conhecimento da UFLA, principalmente em relação a pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Biomateriais e Agrárias. O LME tem auxiliado no desenvolvimento de pesquisa em 22 programas de pós-graduação da Instituição. “Acreditamos que os objetivos de desenvolver a microscopia eletrônica na UFLA e na região estejam sendo alcançados e isto tem contribuído para a melhoria da qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos, fortalecendo assim a UFLA e seus cursos de graduação e pós-graduação”, ressalta o professor Eduardo.

Além disso, nos últimos anos, com o crescimento da UFLA foram criados novos cursos na área de Engenharia, Física, Medicina, entre outros, o que demandaram a contratação de novos professores com formação na área de nanomateriais e nanotecnologia, criando uma demanda ainda mais específica no LME. Nesta direção, a PRP e a reitoria da UFLA, definiram como metas do Laboratório o suporte a esses pesquisadores com ferramentas de microscopia com resolução na escala nanométrica. A UFLA, reconhecendo a importância do LME vem ao longo dos anos apoiando e investindo nesta importante Central Multiusuária de apoio a pesquisa científica e tecnológica.

Desde a sua criação, no LME, foram treinados 415 alunos de pós-graduação, 272 de graduação, 271 usuários de extensão, 21 alunos de iniciação científica e quatro pós-doutorandos; foram publicados 185 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e vários estão em fase de publicação; defendidas 188 teses e dissertações; 17 monografias e, atualmente, 112 projetos de pesquisa em várias áreas do conhecimento encontram–se em andamento.

O coordenador do LME, também destaca que o laboratório tem procurado incentivar o desenvolvimento da sociedade local, abrindo suas portas para visitas. “Nós últimos dois anos tivemos a visita de mais de 50 alunos do ensino médio de três escolas de Lavras, dentro das atividades de um programa que estamos iniciando com a Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais, com o objetivo de mostrar aos alunos do ensino médio a área de microscopia e despertar neles o interesse pelos estudos”, comenta.  

Com o novo investimento a expectativa é de gerar mais pesquisas na área de Microscopia e Análise Ultraestrutural, envolvendo organismos vivos como: plantas e animais e suas células/organelas e na área de novos e nanotecnológicos materiais para o agronegócio em cooperação com outras instituições de ensino superiores nacionais e internacionais. Inserindo a UFLA na lista das instituições mais modernas do País e do exterior na área de microscopia, ao aumentar o número e qualidade de publicações em revistas internacionais, pelos pesquisadores e membros dos programas de pós-graduação da Universidade.

Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural

O LME foi idealizado em meados dos anos 70 com o apoio do programa BID/Procensul. Em 1982 foi importado por meio da Epamig/Embrapa/ESAL o Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET), Mod. EM-109 da Zeiss e alguns acessórios para preparação de amostras. Ele foi montado, definitivamente, em 1986, em espaço especialmente adequado para o equipamento.

O LME foi consolidado em 2002, como uma das Unidades Centrais Multiusuárias de Apoio à Pesquisa, vinculadas à PRP. Em 2003 foi implementada a reforma e modernização do MET (Zeiss EM 109) e a reforma do ultramicrótomo (com o apoio da Finep). Em 2003, com recursos da Finep foram adquiridos: o microscópio eletrônico de varredura (MEV) LEO Evo40 e aparelhos acessórios para preparação de amostras para MEV.

Desde então, com o retorno do professor Eduardo Alves do seu doutoramento na área de Microscopia Eletrônica, na ESALQ/USP com bolsa sanduíche do CNPq na The University of Geórgia, o LME vem atendendo usuários de vários programas de Pós-Graduação da UFLA e de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de parceiros privados.

O LME, referência no estado de Minas Gerais, participou da criação da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais.

Infraestrutura física do LME

O LME conta com um novo laboratório de 375 m2, desde 2016, composto de oito salas para aparelhos, dois laboratórios de preparo de amostras, uma sala de aula para 30 alunos/pesquisadores e com adequada infraestrutura para abrigar os equipamentos descritos a seguir, e ainda os aparelhos solicitados na chamada pública descrita anteriormente:

– Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) Zeiss EM 109 com sistema de captura de imagem (câmara CCD e software para análise de imagens;

– Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) LEO EVO 40 XVP, com sistemas de microanálise de raios X da Bruker (Quantax EDS e Software Espirit, e de criotransferência e criobservação da Gatan;

– Microscópio invertido Zeiss observer Z.1 motorizado com sistema Apotome e software Zeiss Axion Vision para captura de imagem e preparação para Laser Confocal;

– Microscópio estereoscópio com epi-fluorescência SMZ 1500 (Nikon);

– Microscópio de Epi-Fluorescência DM 2000 (Leica);

– Microscópio estereoscópio RZ UWF 10X (Meiji);

– Microscópio de luz básico YS100 (Nikon);

– Aparelhos acessórios de preparação de amostras para microscopia: ultramicrotomo (Reichrt-jung ultracut), aparelho Knife Maker (Leica), navalha de diamante (Diatome), aparelho de ponto Crítico CPD 030(Bal-Tec), aparelho evaporador de ouro (Sputtering) SCD 050 (Bal-Tec), aparelho evaporador de carbono (Bal-Tec);

– Ultramicrótomo Leica UC7 equipado com estereomicroscópio Leica M80, sistema óptico zoom para aumentos contínuos de 9.6x até 77x e suporte Ergo-wedge para inclinação e posicionamento ergonômico aos usuários com base antivibratória integrada, unidade de gaveteiros porta-acessórios, para uso com (crio) ultramicrótomos Leica e câmeras digitais Leica IC80 HD (High Definition) e Leica DFC3000G;

– Aparelho para desbaste piramidal de amostras planas ou cilíndricas, Leica EM TRIM2 com estereomicroscópio S6 equipado com par de oculares de 10x de grande campo e retículo de referência de 1mm quadrado/ 100divisões, montado em suporte inclinado para visualização perpendicular da amostra;

– Microscopio Confocal LSM 780 com 34 detectores espectrais, sendo 32 detectores do tipo Gaasp. 6 linhas de laser: 405, 458, 488, 514, 543 e 633nm em estativa de microscópio invertido AXIO OBSERVER Z1 e mesa anti-vibratória marca Carl Zeiss;

– Micróscópio Digital, Dino-lite Digital Microscope Premier com suporte e haste rígida, com aumentos de até 200X;

– Microscópio de Luz PrimoStar Carl Zeiss;

– Workstation Dell, com o programa do Confocal para processamento de imagens. 

Maior investimento em pesquisa

Com a estrutura implantada na UFLA, o crescimento do número e dos conceitos dos programas de pós-graduação superou a média nacional. Esse aumento se deve ao investimento em pesquisa por meio da participação em editais para a implantação de infraestrutura de pesquisa.

A UFLA já implantou, com recursos da Finep, 18 laboratórios multiusuários que se encontram em pleno funcionamento: Central de Biologia Molecular, Central de Computação Científica, Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural, Central de Análises e Prospecção Química, Central de Geoquímica Ambiental, Complexo Central de Fitoquímicos, Central de Qualidade e Segurança Alimentar, Central de Pesquisas em Sementes, Central de Pesquisa Animal, Centro de Desenvolvimento de Instrumentação Aplicada à Agropecuária; Central de Novos Materiais, Central de Biomateriais, Biotério Central, Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Agropecuária e Centro de Gerenciamento de Resíduos Químicos, Sólidos e Carcaças, Centro de Computação Científica e Aplicada, Centro de Melhoramento Genético de Plantas e Unidade para Procedimentos Técnicos e Científicos em Produção e Qualidade de Carnes. Outras quatro unidades estão em fase de implantação: Centro de Pesquisa em Processamento de Produtos Agrícolas, Centro de Pesquisa em Gado de Leite, Centro de Ciências Ambientais e Ecologia Aplicada e o Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos.

Universidade Federal de Lavras