PET Engenharia de Alimentos seleciona docente tutor – inscrições até 13 de março

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP/DPGA/PRG), lançou o Edital Nº 02 – PET/PRG/UFLA, de 19/02/2018, referente à oferta de uma vaga para seleção de docente tutor do Grupo Programa de Educação Tutorial – PET Engenharia de Alimentos da UFLA. Por meio do edital, será selecionado(a) um(a) professor(a) tutor(a) para o grupo, com vigência de atividades de 2/4/2018 a 1º/4/2021, prorrogável uma única vez por prazo semelhante.

O período de inscrições irá de 27/2/2018 até as 21h de 13/3/2018, diretamente na PRG. Para se inscrever, o candidato ou seu procurador deverá entregar, naquela pró-reitoria, uma série de documentos: o formulário de inscrição, preenchido digitalmente e assinado; cópia do título de doutorado; Currículo Lattes comprovado com cópias simples dos documentos comprobatórios; Proposta de Trabalho; e listagem de disciplinas ministradas para turmas de Engenharia de Alimentos e outros cursos de graduação nos últimos três anos.

Poderão se inscrever docentes que atendam aos requisitos: pertencer ao quadro permanente da instituição, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva; possuir título de doutor(a); não acumular qualquer outro tipo de bolsa no ato da manifestação de interesse pela vaga e assinatura do Termo de Compromisso; e comprovar atuação efetiva no curso de Engenharia de Alimentos, nas atividades da graduação, de pesquisa e de extensão, por três anos anteriores à inscrição no processo seletivo.

A pontuação final será composta por notas referentes ao Currículo Lattes, à Proposta de Trabalho, à listagem de disciplinas lecionadas no curso de Engenharia de Alimentos, à entrevista com o Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, e à votação entre os estudantes do grupo e integrantes oficiais do Centro Acadêmico do curso.

O selecionado receberá mensalmente bolsa de tutoria de valor equivalente ao praticado na política federal de concessão de bolsas de doutorado, com dedicação de no mínimo dez horas semanais para orientação dos integrantes.

O PET constitui-se como programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O edital está disponível para consulta no site da PRG – acesse: Edital Nº 02 – PET/PRG/UFLA

 

UFLA de Portas Abertas: inscrições abertas para escolas, equipe de apoio e food trucks

Nesta segunda-feira (19/2), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) deu início as inscrições para o IV UFLA de Portas Abertas, que será realizado em 16/5, das 8h às 18h, no câmpus universitário. A mostra de profissões tem como objetivo permitir que os estudantes matriculados no Ensino Médio conheçam os cursos de graduação, as respectivas profissões e o funcionamento da Universidade. A última edição, realizada em junho de 2017, reuniu 13 mil alunos.


Cadastro das escolas

As escolas públicas e particulares interessadas já podem acessar o formulário de inscrição (clique aqui), que deve ser preenchido por um responsável (professores, secretários, diretores, coordenadores, entre outros) da escola. O evento não aceita inscrições individuais de estudantes, apenas das escolas. As inscrições serão encerradas quando o número máximo permitido de visitantes for atingido.

Acesse o formulário de inscrição das escolas

Alimentação

Há um limite de refeições ofertadas pelo Restaurante Universitário (RU) durante o evento. Por isso, os critérios para selecionar as escolas que poderão usufruir do almoço no RU pelo valor R$ 5,00 por pessoa serão, em primeiro lugar – escola pública e em segundo lugar – ordem de inscrição.

Após a demonstração de interesse em almoçar no RU (por meio do preenchimento do formulário de inscrição), se ainda houver vagas disponíveis, a organização do evento entrará em contato confirmando o atendimento. Neste momento, a escola já deverá informar o número exato de alunos visitantes, com a menor margem de erro possível, para que assim outros alunos possam ser atendidos.

 Acessibilidade

A UFLA está atenta à acessibilidade. Sendo assim, escolas que tiverem algum aluno que necessite de atendimento especial devem especificar na ficha de inscrição.


Inscrições para equipe de apoio

Os estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA interessados em colaborar com a organização do IV UFLA de Portas Abertas devem preencher o formulário de inscrição (clique aqui). A Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social – Codets entrará em contato para esclarecer dúvidas e agendar reuniões necessárias.

Acesse o formulário de inscrição para equipe de apoio


Inscrições para serviços de alimentação (Food trucks)

Interessados em fazer parte do evento com a prestação de serviço de alimentação deverão protocolar na Secretaria da Proec a documentação referente ao seu credenciamento até o dia 8/3. O resultado do credenciamento será publicado no dia 9/3.

Serão disponibilizados 15 (quinze) espaços com área estimada de até 20m², a serem definidos pela equipe organizadora do evento, juntamente com a Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFLA.

O resultado final será divulgado em 16/3.

Confira aqui o edital de Chamamento Público para Prestação de Serviços de Alimentação

Mais informações sobre o UFLA de Portas Abertas pelo codets@proec.ufla.br ou telefones  35 3829-1101 / 35 3829-1317.

UFLA vai sediar o XXXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo – inscrições abertas

De 10/9 a 14/9, a Universidade Federal de Lavras vai sediar a XXXII edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo, um dos eventos mais importantes do país na área de Ciências Agrárias. O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e realizado pela parceria da UFLA e da Embrapa. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site do evento.

É a primeira vez que o evento é realizado na região Sul de Minas Gerais, sendo o principal fórum brasileiro para a discussão de assuntos técnico-científicos sobre as culturas do milho e do sorgo. A expectativa dos organizadores é reunir mais de mil pessoas de diversos setores ligados à cadeia produtiva, como pesquisadores, produtores, estudantes, equipes de assistência técnica e extensão, além de técnicos de indústrias químicas para proteção de plantas e fertilizantes, de sementes, de máquinas e implementos agrícolas e de mercados.

O congresso vai contar com palestras, paineis, workshops, apresentação de trabalhos científicos, e contemplará uma área de showroom tecnológico, constituída de estandes, tendas e áreas descobertas para a exposição de máquinas e implementos agrícolas.

Saiba mais sobre o XXXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo.

Projeto Vozes da África: UFLA recebe autoridades e pesquisadores da República Democrática do Congo

Teve início nesta segunda-feira (19/2), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o “Seminário para Avaliações de Resultados e Programação de Novas Etapas” do projeto de extensão universitária “Vozes da África”. O evento é organizado pelo coordenador do projeto, professor Gilmar Tavares, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE) e República Democrática do Congo.

Estão presentes na UFLA: o reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), reverendo Kakule Molo; o Engenheiro do Ministério da Agricultura da República Democrática do Congo Omar Babene; o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas (INERA) Thomás Mondjalis Poto,  a presidente/fundadora da ONG- Solidariedade Feminina, Nathalie Kapunga e ainda o representante da ABC Nelci Peres Caixeta.

Durante a recepção, realizada na manhã desta segunda-feira, a presidente/fundadora da ONG- Solidariedade Feminina, Nathalie Kapunga, destacou a importância dos conhecimentos adquiridos por meio da parceria com a UFLA. “Aplicamos essas tecnologias e tivemos resultados fantásticos. E como diz aquele velho ditado: se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida. E a UFLA nos ensinou a pescar, com um custo mínimo. E nós continuaremos sempre a aplicar esse aprendizado”.

O pesquisador do INERA Thomás Mondjalis Poto também agradeceu a transferência de conhecimento e tecnologia, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura familiar e da agroecologia em seu país. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo representante da ABC Nelci Peres, que ressaltou a parceria de sucesso.

Reverendo Kakule Molo, reitor da ULPGL 

O reitor da Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos (ULPGL), reverendo Kakule Molo, também demonstrou sua satisfação com o projeto: “quando fiquei sabendo da parceria eu logo disse que seria a solução do problema da educação no meu país. Muito obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos”, disse.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, salientou a positiva e construtiva troca de experiências obtida por meio dessa parceria. “Apoiamos a agricultura de subsistência, familiar e dos grandes empreendedores, pois é tudo isso que permite o desenvolvimento de um país. Essa Universidade está pronta para intensificar esses projetos, contemplar novos temas e gerar uma melhor qualidade de vida”. 

Professor Scolforo, reitor da UFLA

Até sexta-feira (23/2) serão apresentados os relatórios sobre as atividades construídas na área de Segurança Alimentar, com base na Agroecologia, na Agricultura Familiar e na Extensão Universitária Inovadora, além de serem realizadas capacitações. De acordo com professor Gilmar, o objetivo do evento é “demonstrar para a comunidade internacional que, o caminho para a paz justa e duradoura, passa obrigatoriamente pela produção sustentável e suficiente de alimentos básicos e fundamentais, com geração de emprego e renda dignos. O Congo é um país muito pobre, com intermináveis conflitos armados, os quais mantém a população em uma dramática crise de segurança alimentar”.

Na recepção, o prof Gilmar apresentou uma fotografia, símbolo do sucesso do projeto. Um garoto que sobreviveu graças ao conhecimento compartilhado com a população daquele local. 

Vozes da África

O projeto Vozes da África teve início em 2007, em parceria com a Universidade Livre dos Países dos Grandes Lagos e em 2011, agregou parceria com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE)com ações na República Democrática do Congo, com o objetivo de propor soluções socioambientais de Agroecologia, Agricultura Familiar e Extensão Universitária Inovadora, buscando auxiliar a produção de alimentos básicos e fundamentais, com adequação cultural.

Em 2016, o projeto foi expandido para Moçambique, em parceria com a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

 

 

 

Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos da UFLA: inscrições até março

A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) informa a publicação do edital de seleção do Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O Programa disponibiliza apoio financeiro mensal aos técnicos administrativos do quadro permanente, regularmente matriculados em curso pago que apresente relação direta com o cargo e/ou ambiente organizacional, na modalidade presencial ou à distância, técnico, de graduação, de especialização e pós-graduação stricto sensu.

Para participar do Programa, o servidor técnico-administrativo deverá ser ativo do quadro permanente da UFLA e encontrar-se em pleno exercício de suas atividades na Instituição, além de estar regularmente matriculado no curso pretendido.

O valor do apoio financeiro para servidor técnico-administrativo será de até 80% do valor da mensalidade do curso, limitado ao valor máximo de R$300,00 por mês.

A inscrição para o Programa deverá ser realizada, pessoalmente, na Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/DDP/PRGDP até às 17h do dia 9 de março de 2018. Antes de efetuar a inscrição o candidato deverá conhecer o Edital PRGDP nº 09/2018 e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

O Edital nº 09/2018 e os demais documentos referentes ao Programa estão disponíveis na página da PRGDP: http://www.prgdp.ufla.br/site/programa-de-apoio-a-qualificacao-de-tas/programa-de-apoio-a-qualificacao-2018/ 

Dicas de Português: Confira algumas dicas de português para não “escorregar” no trabalho (2)

1- “Ao encontro de”/ “De encontro a”

Errado: Os diretores estão satisfeitos, porque a atitude do gestor veio de encontro ao que desejavam.

Certo: Os diretores estão satisfeitos, porque a atitude do gestor veio ao encontro do que desejavam.

 

Por quê? “Ao encontro de” dá ideia de harmonia e “De encontro a” dá ideia de oposição. No exemplo acima, os diretores só podem ficar satisfeitos se a atitude vier ao encontro do que desejam.

 

2- “Onde” / “Aonde”

 

Errado: Aonde coloquei minhas chaves?

Certo: Onde coloquei minhas chaves?

 

Por quê? Onde se refere a um lugar em que alguém ou alguma coisa está. Indica permanência. Aonde se refere ao lugar para onde alguém ou alguma coisa vai. Indica movimento. Ex: Ainda não sabemos aonde iremos.

3- “A princípio” / “Em princípio”

Errado: Achamos, em princípio, que ele estava falando a verdade.

Certo: Achamos, a princípio, que ele estava falando a verdade.

 

Por quê? A princípio equivale a “no início”. Em princípio significa “em tese”. Ex: Em princípio, todo homem é igual perante a lei.

 

4- “Senão” / “Se não”

Errado: Nada fazia se não reclamar.

Certo: Nada fazia senão reclamar.

 

Por quê? Senão significa “a não ser”, “caso contrário”. Se não é usado nas orações subordinadas condicionais. Ex: Se não chover, poderemos sair.

 

5- “Aceita-se” / “Aceitam-se”

Errado: Aceita-se encomendas para festas.

Certo: Aceitam-se encomendas para festas.

 

Por quê? A presença da partícula apassivadora “se” exige que o verbo transitivo direto concorde com o sujeito (neste caso, o sujeito é Encomendas para festas)

6- “Precisa-se” / “Precisam-se”

 

Errado: Precisam-se de estagiários.

Certo: Precisa-se de estagiários.

 

Por quê? Nesse caso, a partícula “se” tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece no singular.

 

7- “Na medida em que” / “À medida que”

 

Errado: É melhor comprar à vista à medida em os juros estão altos.

Certo: É melhor comprar à vista na medida em que os juros estão altos.

 

Por quê? Na medida em que equivale a “porque”. À medida que estabelece relação de proporção. Ex: O nível dos jogos melhora à medida que o time fica entrosado.

 

Fonte: www.qualconcurso.com.br

 

Paulo Roberto Ribeiro

DCOM

II Simpósio de Pesquisa em Educação será realizado no próximo mês na UFLA

O Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) e o programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFLA) promovem nos dias 19 e 20 de março, no Salão de Convenções, o II Simpósio de Pesquisa em Educação (II SiPEd).

Em sua segunda edição, o simpósio traz como tema: “Educação Básica: desafios e possibilidades na contemporaneidade”, e tem como objetivos promover o intercâmbio de pesquisas científicas na área de educação, viabilizar o diálogo interinstitucional na área de pesquisa em educação e aproximar a pesquisar científica à prática pedagógica da Educação Básica. O simpósio é voltado para integrantes dos cursos de licenciatura e de pós-graduação em Educação, além de profissionais da educação básica.

Entre as atividades previstas na programação estão: mesas redondas, sessão de comunicações, apresentações artísticas, feira de livros, além de uma sessão de pôsteres. Confira a programação completa aqui.

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

III Curso Intensivo de Português Língua Estrangeira começa nesta segunda-feira (19/2)

O III Curso Intensivo de Português Língua Estrangeira da Universidade Federal de Lavras (UFLA) terá início nesta segunda-feira segunda-feira, 19/02. Serão 60 horas de atividades presenciais, distribuídas em três semanas. As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 14h às 18h, no Anfiteatro 1 do NEC/Dired,  no câmpus histórico da UFLA.

Os estudantes da UFLA interessados em participar do curso devem comparecer ao primeiro dia de aula. As matrículas serão realizadas posteriormente, em março, de acordo com o calendário letivo da pós-graduação.

O intensivo é voltado aos estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação que têm pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa. “É a primeira disciplina que os estudantes cursam quando chegam à UFLA. Além de aprenderem habilidades comunicativas básicas, eles ficam mais seguros para se expressarem em português, antes do início do semestre letivo, além de conhecerem novos colegas e serem bem acolhidos pelas instituição”, afirma a professora Débora Racy Soares, responsável pelos cursos de Português Língua Estrangeira na UFLA.

UFLA na Mídia: o uso de madeiras nativas brasileiras no envelhecimento da cachaça

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu uma pesquisa sobre o uso de madeiras nativas para a confecção de tonéis utilizados no envelhecimento da cachaça. O resultado da pesquisa apresenta alternativas que podem melhorar a qualidade da bebida, com um menor custo. 

O tipo mais comum e estudado de madeira para a fabricação de barris ou tonéis é o carvalho, sendo utilizado tanto o americano quanto o europeu, apresentando um custo mais elevado para a produção da bebida. A pesquisa de doutorado realizada no Laboratório de Análises de Qualidade de Aguardente (LAQA), do Departamento de Química (DQI), trouxe uma nova perspectiva para o uso de diferentes tipos de madeiras nativas brasileiras em tonéis recém-confeccionados, conforme Wilder Douglas Santiago, autor do estudo. “Nós comparamos o uso do carvalho com o de outras madeiras nativas brasileiras para verificar a semelhança do perfil físico-químico e da composição química em cachaças armazenadas no período de 12 meses”.

O estudo foi exibido no jornal da EPTV e na Rede Minas, confira:

http://redemais.tv.br/posts/ufla-desenvolve-pesquisa-sobre-armazenamento-da-cachaca 

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/v/pesquisa-da-ufla-avalia-uso-de-diversos-tipos-de-madeira-no-armazenamento-de-cachaca/6504660/

Veja também a matéria realizada pelo Núcleo de Divulgação Científica da UFLA:

http://www.ufla.br/ascom/2018/01/30/pesquisa-da-ufla-analisa-o-uso-de-madeiras-nativas-brasileiras-no-envelhecimento-da-cachaca/

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Pitaia: estudos na UFLA propõem uma alternativa para o melhor aproveitamento da fruta

O Brasil produz uma grande variedade de frutas, superando os 40 milhões de toneladas nos últimos anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, uma das maiores dificuldades enfrentadas na fruticultura brasileira é o grande desperdício, seja por falta de comercialização e escoamento da produção, ou pelo tempo curto de prateleira, principalmente de espécies exóticas como a pitaia, que pode ser encontrada de dezembro a meados de abril.

Uma alternativa para o máximo aproveitamento das frutas é o desenvolvimento de produtos processados da frutífera, por isso a pós-doutoranda da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Deniete Soares Magalhães, desenvolveu geleia, licor e barra de cereal usando a pitaia vermelha de polpa branca (Hylocereus undatus) e vermelha de polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus). Além do aproveitamento da polpa, foram desenvolvidas pesquisas com a utilização da casca da fruta da pitaia, que é algo inédito.

O professor José Darlan Ramos do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA), orientador do projeto de doutorado, explica que as pesquisas de processamento da pitaia ainda são recentes, por isso, neste quesito destacam as análises feitas pela pós- doutoranda. “É mais uma alternativa de aproveitamento dos frutos, principalmente os de menor tamanho que não são aproveitados para o mercado in natura.”

Assim, a intenção foi desenvolver produtos a partir de materiais pouco aproveitados da fruta. “Nosso primeiro trabalho foi desenvolver geleias de pitaia de polpa branca e de polpa vermelha com diferentes níveis de casca (de 0 até 60%). Na de polpa branca, por exemplo, pudemos observar que a medida que se aumenta a concentração de casca, a geleia é mais aceita visualmente por conta da coloração. Já na de polpa vermelha, a coloração dela é tão forte que a diferença entre a produzida com a polpa e a com 60% de casca é mínima”, explica a pesquisadora.

Foram feitas análises da qualidade fisico, fisico-química e análise de aceitabilidade pelo consumidor. Para a produção da geleia, apenas uma parte da casca da pitaia é utilizada. A fruta é higienizada, depois retira-se o excesso de pele e aproveita-se a parte interna da camada. De acordo com o estudo, a adição da casca não interferiu no sabor da geleia, um resultado positivo no que diz respeito ao aproveitamento dessa parte da planta que seria descartada. O aproveitamento de cascas é uma alternativa sustentável, uma vez que a geração de resíduos agroindustriais tem se tornado um problema, especialmente para o meio ambiente.

Em parceria com o Departamento de Ciências de Alimentos (DCA), Deniete também desenvolveu outros produtos, como o licor de pitaia, tanto da de polpa branca quanto da vermelha, e as barras de cereais, nas quais os pesquisadores usaram a pitaia vermelha por conta de a coloração ser mais atrativa e pelo maior conteúdo de betalanaínas, que apresentam propriedades funcionais. Todos os produtos tiveram uma aceitação muito boa do consumidor.

Além disso, com polpas congeladas da fruta é possível fazer sucos e vitaminas, e a aceitabilidade sensorial desses produtos também foi objeto de estudo da pesquisadora. Estudos de aceitabilidade dos frutos in natura das diferentes espécies de pitaia, incluindo a pitaia amarela, também foram realizados, além de trabalhos de caracterização e qualidade dos frutos em diferentes estádios de desenvolvimento para determinação dos índices de maturação e auxiliar na indicação do melhor ponto de colheita das frutas. Novos estudos estão sendo conduzidos pela equipe, buscando o melhor aproveitamento da fruta.

Texto: Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom.

Imagens e vídeo: Panmela Oliveira, comunicadora – bolsista Fapemig/Dcom.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Universidade Federal de Lavras