Dicas de Português: Concordância Verbal

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Exemplos:

Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Alguns Casos de concordância verbal:

Casos especiais:

a) O sujeito é um coletivo – o verbo fica no singular.

Ex.: A multidão gritou pelo rádio.

Atenção:
Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.

Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.

b) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural.

Ex.: A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão.

c) O sujeito é um pronome de tratamento – o verbo fica sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural).

Ex.: Vossa Alteza pediu silêncio./ Vossas Altezas pediram silêncio.

d) O sujeito é o pronome relativo “que” – o verbo concorda com o antecedente do pronome.

Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café.

e) O sujeito é o pronome relativo “quem” – o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.

Ex.: Fui eu quem derramou o café./ Fui eu quem derramei o café.

h) O sujeito é formado pelas expressões: mais de um, menos de dois, cerca de…, etc. – o verbo concorda com o numeral.

Ex.: Mais de um aluno não compareceu à aula./ Mais de cinco alunos não compareceram à aula.

i) O sujeito é constituído pelas expressões: a maioria, a maior parte, grande parte, etc. – o verbo poderá ser usado no singular (concordância lógica) ou no plural (concordância atrativa).

Ex.: A maioria dos candidatos desistiu./ A maioria dos candidatos desistiram.

j) O sujeito tiver por núcleo a palavra gente (sentido coletivo) – o verbo poderá ser usado no singular ou plural, se este vier afastado do substantivo.

Ex.: A gente da cidade, temendo a violência da rua, permanece em casa./ A gente da cidade, temendo a violência da rua, permanecem em casa.

Fonte: www. http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html


Paulo Roberto Ribeiro – DCOM

V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação – participe!

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais.

A participação dos graduandos é fundamental para o diagnóstico de como está constituído o corpo discente das universidades brasileiras e gerar subsídios para políticas públicas, além de auxiliar as instituições no levantamento das demandas de assistência estudantil. Além de contribuir para melhorias no ensino, a consulta reforça a importância das universidades públicas e gratuitas como instituições que produzem conhecimento de forma diversa, inclusiva e plural.   

Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, mostram a evolução do perfil dos graduandos, considerando os processos seletivos massivos, como o ENEM, a criação de mais de 300 campi no interior do País e a Lei de Cotas, criada em 2013, e que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil.

Os outros levantamentos feitos pela associação mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com rendas altas.

Acesse o questionário e preencha.

Saiba como participar:

 

 

UFLA realiza semana de atividades para integração dos calouros 2018/1º – Confira fotos e vídeos

A semana foi de muita alegria para os novos estudantes e para a equipe de colaboradores da UFLA, que desenvolveram uma série de atividades no câmpus para acolhimento e integração dos calouros. A tradicional Recepção de Calouros, realizada de 13/3 a 16/3, marcou o início do semestre letivo na Universidade.

A programação contou com instruções para compreensão da rotina acadêmica, debates sobre direitos sociais e cidadania, atividades recreativas, trote solidário para doação de sangue, palestra sobre segurança – com a participação da Polícia Militar, além de um momento de encontro com o reitor e com a equipe de gestores.

Vindo de Contagem, Minas Gerais, o calouro de Química, Pedro Henrique, contou por que escolheu a UFLA. “Sempre ouvi falar muito bem da UFLA. Com o passar do tempo, comecei a pesquisar melhor e ver que é uma ótima Universidade. O que mais me chamou a atenção foi a grande variedade de cursos, disponibilidade para estudos e pesquisa, tudo o que a Universidade tem a oferecer no geral é muito atraente para qualquer parte do conhecimento.”

A estudante Patrícia Mainardi Tortorelli Rodrigues, já formada em Letras na Universidade de São Paulo (USP), sempre gostou de matemática e optou pela UFLA para fazer sua segunda graduação. “Eu queria um curso no estilo da ABI, porque ainda não tenho certeza de qual área da engenharia eu quero. Quando fui tentar o Sisu, comecei a ler sobre tudo e vi que a UFLA é uma das melhores do mundo na questão ambiental. Isso foi o que mais gostei”, explicou.

Confira o vídeo sobre a primeira semana dos calouros


Atividades de integração movimentaram a semana

No dia 14/3, os calouros puderam participar de uma série de oficinas e atividades recreativas. As ações foram promovidas pela Pró-reitoria de Graduação (PRG) e pela Coordenadoria das Diversidades e Diferenças da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O Diretório Central dos Estudantes (DCE), as Atléticas e Centros Acadêmicos (CAs) da UFLA também promoveram uma tarde de integração no Centro de Integração Universitária – Ciuni.

A caloura do curso de Medicina, Larissa Fonseca, participou do debate sobre as cotas raciais e achou a iniciativa importante. “Foi um momento de discussão em que tivemos a oportunidade de pensar de forma crítica sobre a questão, que é hoje uma realidade no Brasil. Ampliou também a forma de enxergar a questão do preconceito, que é um problema a ser enfrentado não só pelos políticos, mas que também por nós.  Precisamos opinar e participar mais dos debates dessas questões brasileiras”, afirmou.

Na manhã de quinta-feira (15/3), foi a vez do trote solidário, onde os calouros puderam manifestar a solidariedade por meio da doação de sangue. A UFLA mobilizou os novos estudantes e promoveu o transporte dos doadores para a Unidade de Pronto Atendimento. Na sexta-feira (16/3), os novos estudantes reuniram-se com os coordenadores para esclarecerem dúvidas quanto à rotina dos cursos.

Confira as fotos da Semana de Integração dos Calouros – Por Ana Eliza Alvim e Mayara Toyama

 

Confira o vídeo da TVU sobre o Trote Solidário


Mais de mil calouros participaram de encontro com o reitor

A noite de quinta-feira (15/3) foi momento de apresentação da diretoria executiva e equipe de gestores da universidade. Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes, explicou, em números, o tamanho da vitória de cada estudante ao conquistar uma vaga na UFLA. Para 2018/1º, foram ofertadas 1305 vagas na graduação (783 pelo SiSu – 522 pelo PAS), para as quais se inscreveram 20.044 pessoas (16653 pelo Sisu – 3391 pelo PAS). “Vocês, que estão aqui, representam essas mais de 20 mil pessoas que desejaram pertencer à comunidade UFLA. É uma grande vitória, que lhes traz também responsabilidades. Hoje vocês ocupam vagas disputadas, financiadas pelo povo brasileiro. No último ano no Brasil, apenas 12% das pessoas que queriam entrar em uma universidade pública conseguiram. Esperamos que vocês cuidem, com responsabilidade, de todas as atribuições e atividades acadêmicas para saírem daqui, com o nosso apoio, como cidadãos e cidadãs excepcionais e profissionais referência nesse país”, ressaltou.

Ao dar as boas vindas aos novos estudantes, o reitor José Roberto Scolforo parabenizou a dedicação de todos e falou sobre o ingresso na vida acadêmica como o início de uma caminhada para um futuro diferente. “Este é só o começo de uma trajetória para que vocês conquistem seus sonhos. Desejamos vê-los chegar ao fim dessa etapa de forma prazerosa e como seres humanos de valor. Que vocês sejam estudantes diferenciados no desempenho acadêmico, na iniciativa, no respeito às diferenças e às regras, diferenciados em caráter, que sejam pessoas do bem e que, nesse caminho, aprendam a aprimorar o grau de solidariedade ao próximo”, ressaltou.

Scolforo também agradeceu a todos que depositam na UFLA a sua confiança – estudantes, familiares e toda a sociedade. “A UFLA é uma das instituições que mais contribuem para o desenvolvimento deste país, estando entre as melhores em qualquer ranking e conquistando projeção mundial como uma universidade qualificada. Isso só é possível porque, a cada ano, podemos contar com o esforço de vocês. Que vocês sejam embaixadores nossos no mercado de trabalho, dignificando o nome da UFLA, abrindo oportunidades, tendo novas ideias, gerando novos empreendimentos. Vocês são muito preciosos para nós”, concluiu.

Assista à matéria da TVU sobre o encontro com o reitor

Confira as fotos da Semana de Recepção de Calouros – Por  Samara Avelar

Rádio Universitária transmite hoje a partir das 18h partida do Lavras Vôlei no Paraná

Bruno Henrique Araújo – suporte técnico (à esq.) e o narrador Júnior Murad estão no Paraná para transmissão da partida

A Rádio Universitária, que até agora transmitiu todos os jogos da equipe Lavras Vôlei da Superliga B de Vôlei Feminino, fará mais uma transmissão hoje, a partir das 18h. O jogo é contra São José dos Pinhais pelas quartas de final. A equipe de cobertura está no Paraná para acompanhar e transmitir a partida.

Na primeira partida contra São José dos Pinhais, realizada no dia 8/3, no Lavras Tênis Clube (LTC), o adversário venceu por 3×2. Por isso, o Lavras Vôlei precisa da vitória na partida de hoje, para forçar o Golden Set e voltar classificado para as semifinais.

Outras partidas da competição realizadas fora da cidade e também transmitidas ocorreram em Osasco, contra o ADC Bradesco, e em Curitiba, com o Curitiba Carob House. A Rádio Universitária, inclusive, foi homenageada no início de março pela Câmara Municipal da cidade pelo trabalho de divulgação e incentivo ao esporte na cidade.

A narração hoje será de Júnior Murad e os trabalhos técnicos de Bruno Henrique Araújo e Eugênio de Souza.

 

Semana de Planejamento e Formação Docente: avaliação institucional dos cursos de graduação

Na tarde desta quinta-feira (15) foi realizada, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), a oficina Avaliação institucional dos Cursos de Graduação: novos instrumentos do INEP/MEC, como parte integrante da 3ª Semana de Planejamento e Formação Docente.

O diretor de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), professor Warley Ferreira Sahb, iniciou os trabalhos explicando o objetivo da oficina, “a nossa intenção é mostrar os processos de reconhecimento de curso e o nosso processo de autoavaliação dos cursos de graduação”. Em seguida, apresentou o conceito utilizado pelo MEC, que se trata da autoavaliação institucional e da autoavaliação na perspectiva interna.

Em segundo momento, a professora Francine de Paulo Martins Lima, da Dade, apresentou o processo utilizado pela instituição na avaliação dos cursos de graduação, que ocorre ao final de cada semestre letivo, e os resultados obtidos no final do segundo semestre de 2017.

Durante toda a semana, uma série de atividades formativas foi ofertada por meio de diferentes oficinas práticas, com foco nas reflexões sobre a graduação na UFLA, os desafios e as possibilidades para inovação. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por intermédio das Diretorias de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e da Diretoria de Educação a Distância (Dired).

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.

III Curso de Português como Língua Estrangeira é concluído na UFLA

Entre os dias 19/2 e 9/3 foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o III Curso Intensivo de Português como Língua Estrangeira, ministrado por Débora Racy Soares, professora do Departamento de Línguas (DEL).

O curso contou com cerca de 20 estudantes estrangeiros, recém-chegados à UFLA, que iniciarão no mestrado e doutorado neste primeiro semestre letivo de 2018. De acordo com Débora, o objetivo do curso é “capacitar os estudantes estrangeiros no domínio das habilidades comunicativas básicas da língua portuguesa, antes do início do semestre letivo. Essa aclimatação antecipada é essencial para que os estudantes se familiarizem com a língua, com a universidade e com o país que irão morar nos próximos anos”.

Os cursos continuarão no início do semestre na modalidade regular e serão ofertadas duas disciplinas: Português 1, todas as quintas-feiras e Português 2, às sextas-feiras. Ambas as disciplinas serão ofertadas no Anfiteatro 1, do Núcleo de Educação Continuada (NEC/Dired), localizado no Campus Histórico da UFLA. A previsão de início será dias 22 e 23/3, respectivamente.

Os interessados deverão acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e as datas acompanham o calendário letivo da pós-graduação. 

 

Mayara Toyama – bolsista Fapemig/Dcom

Pesquisa busca identificar empregabilidade de profissionais graduados na UFLA em 2017/1 e 2017/2- participe

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade), está realizando uma pesquisa com egressos dos cursos de graduação da Instituição, formados nos períodos 2017/1 e 2017/2, para identificar a trajetória profissional que vêm seguindo desde então. O formulário é de preenchimento rápido e permite que a Universidade conheça a situação de empregabilidade dos egressos. Acesse aqui o formulário.

Nos últimos anos, diferentes indicadores acadêmicos, validados por reconhecidos rankings internacionais, tem apontado as melhores universidades do mundo em diferentes áreas do conhecimento. Existem evidências que os rankings têm influenciado o comportamento e os processos de tomada de decisão no mundo acadêmico, incentivando a profissionalização e o fortalecimento das instituições.

Entre diferentes rankings que a UFLA participa, está o QS University Ranking – realizado pela organização britânica de pesquisa em educação Quacquarelli Symonds. Em 2015, a UFLA foi classificada no QS University Ranking Brics entre as 200 melhores universidades dos países do Brics, na posição 111-120. O ranking avaliou mais de 500 universidades dos cinco países que compõem o bloco, utilizando diferentes indicadores.

Ciente de que a empregabilidade é um fator relevante para instituições de ensino superior, a QS decidiu expandir sua base de dados e inteligência global compilando um novo ranking baseado nesse tema. Essa iniciativa, chamada de QS Graduate Employability Rankings, foi adicionada ao portfólio QS em 2016 e a UFLA é uma das instituições convidadas, anualmente, a participar dessa avaliação.

A participação neste ranking deverá contribuir para compilar uma perspectiva mais completa do estado global e das tendências do tema empregabilidade, seguindo a três indicadores, a saber: a) taxa de emprego de graduados, b) conexão de empregadores com graduados e c) parcerias realizadas entre universidades e empregadores.

Tese diferencia Megaprodutores como nova categoria do agronegócio

Pequenos, médios e grandes produtores rurais. A pirâmide do agronegócio brasileiro está dividida, atualmente, nessas três categorias, conforme legislação da área. Apesar disso, como enquadrar como apenas “grandes” aqueles que têm faturamento na casa dos muitos milhões de reais? Partindo dessa necessidade, o engenheiro agrônomo e administrador Patrick Fernandes Lopes desenvolveu o estudo “Megaprodutores: uma nova categoria nos sistemas agroindustriais brasileiros”, objeto de tese de Doutorado defendida no início de 2018 junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Orientado pelos professores Luiz Gonzaga de Castro Júnior e Renato Elias Fontes, o pesquisador do Banco do Brasil e ex-coordenador do projeto Linkafé, vinculado ao Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Agência de Inovação do Café (InovaCafé/UFLA), partiu do pressuposto de que o sistema financeiro já trabalha de forma diferenciada com os produtores rurais com Receita Bruta Agropecuária (RBA) a partir de R$ 10 milhões. “É, no mínimo, inadequado não categorizarmos esse grupo em termos de legislação. Dentre outros pontos, destaco a necessidade da criação de políticas públicas do agronegócio voltadas às especificidades dos Megaprodutores”, reforçou Lopes.

Segundo o autor, a tese procurou provar – matemática e cientificamente – em que consiste a diferenciação dos Megaprodutores em relação aos demais produtores rurais. Sua característica principal é a de serem detentores de grande patrimônio e de possuírem perfil private. Além disso, possuem grande alavancagem financeira e operacional. Assim, demandam não apenas grandes volumes de crédito, mas também consultoria em planejamento financeiro pessoal e assessoria patrimonial, sucessória e tributária. “Estamos falando do topo da pirâmide do agronegócio brasileiro e de produtores que possuem grande potencial de liderança, inovação e coordenação das cadeias produtivas onde atuam”, completou.

O trabalho, que contou com abordagens qualitativa e quantitativa, também apresentou uma análise acerca dos “perfis de investidor” dos Megaprodutores. Os resultados obtidos apontaram para a abertura de um novo campo de estudos e podem auxiliar no aperfeiçoamento das estratégias e políticas públicas voltadas aos sistemas agroindustriais brasileiros e aos mercados de crédito rural e de private banking.

Assessoria InovaCafé

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Semana de Planejamento e Formação Docente: professores trocam experiências de práticas pedagógicas

Como parte da 3ª Semana de Planejamento e Formação docente, foi realizada nesta quinta-feira (15), no Anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG) uma oficina com o relato de práticas docentes inovadoras como forma de fomentar  a interação com os estudantes de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A professora Francine de Paulo Martins Lima, da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) explica que o objetivo da oficina foi promover um momento para os docentes da universidade terem voz e espaço para falar das suas boas práticas em diferentes áreas. Foram convidados os professores Alfredo Scheid (DCS), Welison Andrade (DBI) e Cléria Donizete (DAE), que relataram suas experiências com olhar específico para o discente, o  que de acordo com Francine é a chave para um ensino de qualidade. “Para que esse aluno possa aprender, é preciso saber que por trás desse ensino há tem um professor preocupado com o processo de aprendizagem dele.”

O evento  foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por intermédio das Diretorias de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e da Diretoria de Educação a Distância (Dired). Durante toda semana,   uma série de atividades formativas ofertadas por meio de diferentes e diversas oficinas de práticas, com foco nas reflexões sobre a graduação na UFLA, os desafios e as possibilidades para inovação.

Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom

Estudo destaca a importância da mensuração dos gases de efeito estufa emitidos na produção de café

Você já ouviu falar no termo “Pegada de Carbono”? Nos dias de hoje, conceitos como sustentabilidade, rastreabilidade e consciência ecológica envolvem diversas atividades, entre as quais está a cafeicultura. Com base em tais tendências, o estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Heitor Parreiras, apresentou, recentemente, a monografia intitulada “Emissão de gases de efeito estufa da cafeicultura em diferentes tipos de produção e regiões brasileiras”, constatando, em linhas gerais, que os produtores que têm consciência do quanto emitem obtêm maior competitividade no mercado.

O estudo recebeu orientação da professora Sílvia de Nazaré Monteiro Yanagi e coorientação do professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, e utilizou dados coletados por meio do projeto Campo Futuro – iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), vinculado à Agência de Inovação do Café (InovaCafé), com sede na UFLA.

Pesquisa
No trabalho, foram utilizadas as metodologias IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e GHG Protocol, ferramenta que permite o gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), direcionando-as à atividade cafeeira. A pesquisa envolveu 13 municípios produtores de café. O estudante baseou-se nos métodos para desenvolver um modelo, o qual foi aplicado nos dados de custo de produção em 2017, divididos em atividades ocorridas durante o ano agrícola, coeficientes técnicos de máquinas (operações mecanizadas) e aplicação de insumos (fertilizantes orgânicos, fertilizantes nitrogenados sintéticos, ureia, calcário e defensivos).

Na sequência, foi avaliada e comparada a emissão de gases na produção do Coffea canephora e Coffea arabica e, nesta última espécie, os diferentes tipos de produção: manual, semimecanizada e mecanizada. O estudo comparativo demonstrou que a emissão de GEE cresce conforme o nível de mecanização. Além disso, foi possível constatar que em quase todos os municípios analisados a emissão proveniente da aplicação de fertilizantes nitrogenados sintéticos configura a maior parte dos gases emitidos. Também, de acordo com o autor, a produção de C. canephora emite mais gases que a produção de C. arabica.

A pesquisa atestou, ainda, a importância da realização de um inventário de emissão de GEE, pois, a partir dele, é possível comparar a emissão de gases de café de diferentes produtores, distinguindo-os quanto a seus potenciais sustentável e ecológico.

>> Pegada de Carbono
O termo refere-se à mensuração da quantidade total da emissão de dióxido de carbono, acumulado – direta ou indiretamente – por uma pessoa, organização, evento ou produto durante as etapas de sua vida.

Ascom InovaCafé

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Universidade Federal de Lavras