Universidades vão contratar 8.400 pessoas, entre professores e funcionários

Portal MEC, 08/11/07

As universidades federais poderão contratar 2,8 mil professores, cinco mil técnicos administrativos e preencher 600 cargos comissionados para atender o programa de expansão da educação pública superior. Também serão repostos cargos vagos em função de aposentadorias e demissões. O Projeto de Lei nº 3, que altera a Lei Orçamentária de 2007, foi aprovado pelo Congresso Nacional nesta quinta-feira, 8.

A alteração aprovada por senadores e deputados prevê 7,8 mil contratações por meio de concursos públicos. Depois da assinatura do presidente da República, o Ministério da Educação fará a distribuição das vagas entre as universidades, de acordo com os projetos apresentados pelos reitores. A partir daí, cada universidade lançará seu próprio edital. Nos processos mais rápidos, as novas vagas devem ser preenchidas em cerca de três meses.

Uma boa parte das vagas corresponde à reposição de professores e funcionários que se aposentaram ou pediram demissão para trabalhar na iniciativa privada. O restante atende a primeira fase do processo de expansão das universidades federais, mais precisamente a interiorização. Serão beneficiados os municípios com significativo potencial econômico e que ainda não ofereciam educação superior pública e gratuita. Cerca de um terço dos cargos em comissão deve ser direcionado para esses novos campi.

Assessoria de Comunicação Social

Capes lança edital para TV Digital

Portal Capes, 05/11/07

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) irá financiar a formação de recursos humanos para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). As inscrições para que grupos de pesquisa apresentem projetos interdisciplinares estão abertas até 21 de dezembro.

Os projetos poderão ser apresentados por programas de pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) com áreas ou linhas de concentração em engenharia de software, ciências da computação, engenharia elétrica, gestão, produção, veiculação, interatividade e educação a distancia na TV digital. Além disso, poderão participar grupos de pesquisa de cursos das áreas de microeletrônica e telecomunicações. O edital também permite que instituições que não tenham pós-graduação scricto sensu concorram, mas será necessário que elas façam parcerias com instituições de ensino superior que possuam tais cursos.

Por meio do edital serão apoiadas missões de estudos para os estudantes participantes dos projetos. Poderão ser dentro do país e para o exterior. Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado dentro do país. E para o exterior doutorado sanduíche. Além disso, há auxílio para moradia e passagens aéreas. Cada projeto selecionado receberá por ano R$ 420 mil e terá duração máxima de quatro anos para execução orçamentária.

Estimular a criação de novas linhas de pesquisas no país sobre TV digital é outro objetivo do edital. Diante disso, pesquisadores e professores poderão realizar atividades com a concessão de diárias e passagens aéreas. Leia outras informações no edital.

TV Digital – A projeção digital deverá alcançar até 2009, o número de 34 mil estações implantadas em todo o Brasil. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o país abriu espaço para competir com inovação. ‘O crescimento é garantido, com mão-de-obra gerenciada e capacitação na área de engenharias’.

O cronograma oficial de implantação do sistema digital no Brasil prevê que as transmissões sejam iniciadas pelo estado de São Paulo, em dezembro deste ano. (Adriane Cunha)

Bolsas Thyssen-Humboldt de Curta Duração para Cientistas Sociais da América Latina

Foco do programa: direito, economia e sociologia

Com o objetivo de intensificar a cooperação com a elite científica da América Latina, nas áreas de ciências jurídicas, econômicas e sociais, a Fundação Humboldt, em cooperação com a Fundação Fritz Thyssen, está oferecendo novamente este programa de bolsas para os próximos anos.
O programa Bolsas Thyssen-Humboldt de Curta Duração para Cientistas Sociais da América Latina (Thyssen-Humboldt-Kurzzeitstipendien für Gesellschafts-wissenschaftler aus Lateinamerika) visa dar a oportunidade a cientistas latino-americanos de realizar projetos de pesquisa de própria escolha na Alemanha.

O trabalho de pesquisa na Alemanha deve ter a duração total de seis meses, dividida em duas estadas dentro dos períodos de férias letivas na América Latina, ou seja, entre dezembro e março. Neste período, haverá um encontro na Alemanha de todos os bolsistas para a formação de uma rede especializada e regional. Os resultados das pesquisas serão publicados numa coletânea em vários idiomas.

Ex-bolsistas da Fundação Humboldt não podem candidatar-se a este programa, mas podem requerer apoio, dentro do Alumni-Programm, para uma nova estadia de pesquisa na Alemanha.
A Fundação Humboldt receberá candidaturas para o período 2009/2010 até 30 de abril de 2008.
Confira os pré-requisitos e documentos necessários para a candidatura, bem como detalhes do programa no link

www.humboldtfoundation.de/en/programme/stip_aus/thk.htm

Para mais esclarecimentos, a Fundação Humboldt coloca o email info@avh.de à disposição.

Departamento de Engenharia inicia acordos de cooperação internacional com universidade alemã

Visitaram a Universidade Federal de Lavras (Ufla), no dia 7/11, os professores Hans Meiners, Heins Kuckertz e Joachim Papke, do Instituto Fahrzeugbau de Wolfsburg, cidade da montadora Volkswagen, na Alemanha.

Participaram das reuniões de trabalho, vários professores do Departamento de Engenharia (DEG) coordenados por Wellington Carvalho e Fátima Resende, além do engenheiro mecânico Osório Pereira, presidente da Faepe, Luiz Antônio Lima e do reitor em exercício, Ricardo Pereira Reis.

O objetivo das reuniões foi identificar possíveis áreas de interação entre a Ufla e o Instituto Alemão, com destaque para área de mecanização e engenharia ambiental. O Instituto tem cerca de 8 mil alunos de graduação e pós graduação, sendo mais de 2 mil em Wolfsburg.

Segundo o reitor Ricardo Pereira Reis “esta é mais uma oportunidade de inserção internacional da Ufla que deverá render bons frutos”. O professor Luiz Lima apresentou os trabalhos da Faepe e traçou as linhas básicas do acordo a ser firmado, cujos trabalhos iniciais envolvem o intercâmbio de estudantes e professores, já em 2008, com vários objetivos. Entre eles o desenvolvimento do Laboratório de Poluição Atmosférica da Ufla, essencial para o curso de Engenharia Ambiental, projetos de pesquisas em avaliação de máquinas agrícolas e a realização do Workshop Internacional de Logística e Certificação de Biocombustiveis a ser realizado em 24 a 25 de março de 2008.

Outras informações sobre o Instituto podem ser consultadas em – www.fh-wolfenbuettel.de/cms/en

Andifes pretende negociar antecipação de recursos do Reuni

Folha Dirigida, 08/11/2007

Natália Strucchi

Enquanto alunos ainda ocupam reitorias para protestar e tentar evitar a adesão de instituições federais ao Programa a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os dirigentes das universidades já pensam negociar a antecipação de recursos do programa. O Ministério da Educação (MEC) planeja liberar R$2 bilhões até 2011 para construção, reforma de prédios ou compra de equipamentos. Até 2012, estão previstos mais R$5,2 bilhões para despesas com a contratação de pessoal e outros gastos decorentes da expansão.

‘Se um curso a ser criado exige, por exemplo, a construção de instalações, os recursos têm que vir com antecedência. Outra necessidade seria a de antecipar a contratação de professores, pois pode haver dificuldade no cumprimento das metas de ampliação das matrículas’, defendeu o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andfifes), José Ivonildo do Rego.

Das 54 universidades federais existentes no país, 36 já aderiram ao Reuni. Até o último dia 29, primeiro prazo estipulado pelo MEC, 35 instituições haviam confirmado sua participação no programa, entre elas, a UFRJ e a UniRio. Os projetos aprovados receberão recursos no primeiro semestre de 2008. A pedido dos reitores, a UFF, a UFPB e a Ufes tiveram o prazo para adesão em primeira fase estendidos, já que tiveram as reitorias ocupadas e protestos nos Conselhos Universitários. Elas terão até o final de novembro para aderir ao programa. No entanto, no último dia 1º de novembro, a UFPB confirmou ao MEC sua adesão.

Uma comissão da Secretaria de Educação Superior vai analisar tecnicamente as propostas apresentadas segundo a meta do Reuni. Após a avaliação técnica, outra comissão, composta por 76 professores e pesquisadores, fará o exame do conteúdo dos projetos. No próximo dia 7, o ministério divulgará a lista das aprovadas. As universidades que não tiverem projetos aprovados poderão apresentar recursos até o dia 12 de dezembro. No dia 21 do mesmo mês, será revelada a lista definitiva das instituições que têm orçamento garantido para o primeiro semestre do próximo ano. A segunda fase para a adesão das outras instituições federais começou no último dia 30 e vai até o dia 17 de dezembro.

O Reuni foi criado pelo governo federal através do decreto 6.096, de 24 de abril deste ano. De acordo com o MEC, o programa tem como meta a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor de dez para 18, ao final de cinco anos. Dentre as diretrizes estabelecidas, estão a política de inclusão e democratização do acesso, a ampliação da assistência estudantil, a mobilidade acadêmica e a renovação pedagógica, além da ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação.

Inscrições do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foram prorrogadas

Os interessados têm até o dia 21 de dezembro para encaminhar as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – concurso de redações e artigos científicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. Os estudantes podem se inscrever por meio de formulário eletrônico, disponível no site www.igualdadedegenero.cnpq.br.

O Prêmio, que integra o Programa Mulher e Ciência, é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC), e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). Seu objetivo é estimular a pesquisa no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos.

Esta edição traz uma novidade – as instituições de ensino e professores também serão agraciados com prêmios. As premiações são um computador (CPU, monitor LCD, teclado, mouse, caixa de som e estabilizador) com sistema operacional Linux e Open Office instalados, no valor estimado de R$ 2.500,00 e uma assinatura anual da Revista Estudos Feministas e dos Cadernos PAGU, para cada instituição vencedora.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres)

Debate com candidatos a reitor na Ufla

A Comissão Eleitoral, Associação dos Docentes – AdUfla, Associação de Pós-Graduandos – APG, Conselhos de Centros Acadêmicos – CA`s e Sindicatos dos Servidores – SindUfla promoveram debate com os candidatos a reitor da Universidade Federal de Lavras, que aconteceu no auditório da Biblioteca Central, no dia 7 de novembro, a partir das 13 horas.

Compareceram os candidatos:
Chapa RENOVAÇÃO: Prof. Antônio Eduardo Furtini Neto – Reitor, do Departamento de Ciência do Solo e Prof. Messias José Bastos de Andrade- Vice-Reitor do Departamento de Agricultura.

Chapa HUMANIZAR: Prof. Luiz Edson Mota de Oliveira – Reitor, do Departamento de Biologia e Prof. André Luiz Zambalde – Vice-Reitor, do Departamento de Ciência da Computação.

Chapa UNIVERSIDADE VIVA: Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes – Reitor, do Departamento de Agricultura e Prof. Elias Tadeu Fialho – Vice-Reitor, do Departamento de Zootecnia.

Chapa 100% UNIVERSIDADE: Prof. José Tarcísio de Lima – Reitor, do Departamento Ciências Florestais e Prof. Mário César Guerreiro – Vice-Reitor, do Departamento de Química.

O evento com duração de aproximadamente 3 horas, foi composto de 5 blocos. Com perguntas formuladas pela comissão eleitoral e pelo público presente, questionamentos entre candidatos, sendo que o 4 bloco foi dedicado aos candidatos a vice-reitor e o último reservado para as considerações finais dos candidatos.

O universo eleitoral com direito a voto na Ufla é de 4.971. Podem votar estudantes de graduação e pós, professores ativos e inativos e técnico-administrativos.

O calendário eleitoral está previsto para o dia 21 de novembro – 1º Turno, de 7 às 17 horas, na Cantina da Ufla. Um possível 2º Turno está agendado para o dia 28 de novembro, também, na Cantina da Ufla, de 7 às 17 horas.

Todos os candidatos disponibilizaram seus programas nos sites:

RENOVAÇÃO – www.renovacaoufla.com.br
HUMANIZAR – www.humanizarufla.com
UNIVERSIDADE VIVA – www.vivauflaviva.com.br
100% UNIVERSIDADE: – www.100porcentouniversidade.com

Faça intercâmbio sem sair do Brasil

Portal Universia, 07/11/2007

Larissa Leiros Baroni

Mobilidade Acadêmica: oportunidade incrementa formação acadêmica e pessoal

Já é quase um consenso que o intercâmbio é uma das melhores maneiras de evoluir profissional e pessoalmente. Só que muitas vezes o sonho esbarra em entraves econômicos que inviabilizam uma viagem para o exterior. O que nem todos sabem é que nem sempre é preciso embarcar para o estrangeiro para complementar a sua formação acadêmica. Há muito que aprender dentro do próprio Brasil. Você, alguma vez, já imaginou cursar seis meses da graduação em outra região do país? Ou conhecer os métodos de ensino das universidades de destaque em sua área? Saiba que a mobilidade nacional pode propiciar essa experiência.

Embora o processo ainda seja pouco conhecido, oferece grandes vantagens para os estudantes que pretendem ampliar os seus conhecimentos ao fazer estágio numa universidade dotada de um grande centro de excelência em pesquisa, por exemplo. ´É uma oportunidade de aproveitar e usufruir as ´competências´ e ´habilidades´ de outras instituições e utilizá-las em seu favor´, alerta a gerente de Relações Interinstitucionais e Intercambio Acadêmico da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Mirian Mylius.

Para muitos pode até parecer bobagem passar uma temporada em instituição do mesmo país, até por que as estruturas de ensino são semelhantes e a língua, a mesma. Mas essa é uma leitura equivocada do que é a mobilidade nacional. ´Primeiro, os métodos educacionais entre uma universidade e outra são diferenciados. Segundo, obter diversas perspectivas do mesmo assunto também faz parte dessa formação superior´, garante Mirian.

A estudante Gabriella Soccol, 24 anos, foi contra o senso comum, deixou sua terra natal, Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e mudou-se para São Paulo para fazer o último semestre do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior. ´Não poderia restringir os meus conhecimentos a um único lugar. Precisava conhecer novas visões, até para comprovar a qualidade da minha instituição e ter certeza de que o conhecimento recebido até então era suficiente para me tornar uma boa profissional´, relata. ´O interesse por conhecer novos amigos e novas culturas também foi um grande estimulador´, completa ela.

Os fatores culturais e até específicos de cada canto do país, como clima, vegetação e comida, também podem favorecem bastante o aprendizado dos universitários, independente da graduação que cursam. ´Um aluno do Sul do Brasil que estuda Turismo, por exemplo, pode muito bem conferir, na prática, as atrações das cidades litorâneas, ao freqüentar instituições do Nordeste, ou as diversidades culturais dos pantanais na região Norte´, aponta a presidente do Faubai (Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais) e assessora de Assuntos Internacionais da UCS (Universidade de Caxias do Sul), Luciane Stallivieri. ´A riqueza cultural do país é quem beneficia esse intercâmbio nacional. Basta olhar com mais atenção para o Brasil e saber tirar proveito de suas variáveis´, aconselha ela.

E não é só o lado profissional que ganha nessa história. A experiência também contribui muito para o amadurecimento pessoal do aluno. ´Ao morar longe dos pais e dos amigos, numa cidade totalmente diferente da sua, a pessoa desenvolve características bastante valorizadas pelo mercado de trabalho. Entre elas, a tolerância, a flexibilidade, a solidariedade e a independência´, afirma a professora da Unisinos. Para Gabriella, esse foi o maior ganho da temporada na cidade paulista. ´Há grandes diferenças entre o Sul e São Paulo e aprendi muito com isso. Imagine se eu tivesse ido para o Norte ou Nordeste. Acredito que o aprendizado seria ainda maior´, diz ela.

Essa, segundo os especialistas, é uma vivência tão importante quanto a internacional. ´Um bom profissional, além da formação teórica e prática, deve ter inteligência cultural, adquirida, sobretudo, por meio desses programas de mobilidade´, assegura Luciane. E o intercâmbio nacional tem lá as suas vantagens. Nada de barreira lingüística, nem mesmo de burocracia para a obtenção de documentos que autorizem a permanência no país. ´Sem contar a segurança na validação dos créditos cursados na instituição anfitriã´, complementa a presidente do Faubai.

O custo também é um bom atrativo para os estudantes. Mesmo diante da necessidade de se arcar com as despesas da passagem, hospedagem e, no caso de estudantes de instituições particulares, manterem o pagamento das mensalidades, os valores de uma viagem nacional são mais em conta do que o embarque para países da Europa e da América do Norte, geralmente os mais procurados.

Para participar de um intercâmbio nacional é preciso estar regularmente matriculado numa instituição de ensino que ofereça o programa. Por isso, informe-se com a pós-reitoria de graduação da sua universidade. Em geral, os interessados já devem ter concluído, pelo menos, 50% do curso e podem fazer até 15% da graduação numa outra faculdade. O perfil acadêmico também é levado em consideração na hora da seleção do estudante. ´Ter boas notas e bom desempenho em sala de aula é um critério de desempate´, comenta Luciane.

Universidades Engajadas

Muitas universidades já oferecem programas de intercâmbio nacional aos estudantes, entre elas a Unisinos, a UCS, a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e a USP (Universidade de São Paulo).

Além disso, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) mantém programa de Mobilidade Acadêmica que reúne 48 instituições federais. (Clique aqui e confira a lista das participantes).

A iniciativa possibilita que alunos regularmente matriculados a partir do segundo ano letivo da graduação realizem parte dos estudos em outra instituição federal. ´Isso fortalece a formação do nosso estudante, tornando-a mais crítica e mais consciente´, explica a presidente da comissão de desenvolvimento acadêmico da Andifes e reitora da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Malvina Tuttman.

Segundo a reitora, não há nenhuma burocracia para a participação no programa, basta fazer uma solicitação à instituição anfitriã.

II Encontro Técnico de Fruticultura

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), realizou o II Encontro Técnico de Fruticultura, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura, que aconteceu no dia 8 de novembro e teve como tema “Avanços e Perspectivas”

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudo em Fruticultura – NEFRUT, do Departamento de Agricultura da Ufla teve como apoiadores a Prefeitura Municipal de Lavras, Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras, Sebrae-MG, Associação dos Fruticultores de Lavras – Frutilavras, Fapemig e CNPq e contou com a presença pró-reitores, coordenadores de cursos e programas, chefes de departamentos, professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais que atuam na área de fruticultura, dirigentes da agroindústria, representantes dos órgãos de fomento e pesquisadores.

A fruticultura é uma atividade importante, movimentando muitos mercados, gerando grandes montantes em divisas, empregos e proporcionando o desenvolvimento de diversos países. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, respondendo por 7,5% da produção mundial, em uma área de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, o que representa somente 4% da área total destinada à agricultura. Apesar disto, apenas 1% da produção é exportada na forma de fruta fresca.

Minas Gerais é um estado privilegiado no que diz respeito às condições climáticas para a exploração de frutíferas. Além de sua grande extensão, com área superior a vários países, apresenta micro-climas característicos com potencial para a exploração de diferentes espécies frutíferas.

O Sul de Minas, com sua estratégica localização geográfica em relação aos grandes centros consumidores do país, notadamente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, vem despontando como um grande centro produtor de frutas, contando para isto com um grande diferencial em relação a outras regiões produtoras, face ao suporte tecnológico de renomadas instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Em continuação ao I Encontro Técnico de Fruticultura realizado em novembro de 2005, pela Ufla, Epamig e Emater-MG, o II Encontro mostrou os avanços alcançados e as perspectivas para o futuro, buscando cada vez mais a consolidação da fruticultura na região. O evento constou de quatro palestras com assuntos relativos à realidade da fruticultura do Sul de Minas, comercialização, cultivo do maracujá e associativismo.

Para compor a mesa de honra foram convidados: o reitor em exercício, Ricardo Pereira Reis; chefe do Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho. coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Área de concentração em Fitotecnia e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, Moacir Pasqual, gerente Regional da Emater de Lavras, Marco Antônio Canestri, Hugo Adelande Mesquita, representando a Epamig/MG, secretário Municipal de Agricultura Eduardo Luis Marani, Daniel Barrios, diretor do Sindicato de Produtores Rurais de Lavras e doutorando Oscar Mariano Hafle, diretor do Nefrut.

Ufla realiza I Congresso de Administração

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realiza o I Congresso de Administração, que tem como tema “Efetividade na Gestão Empresarial”. O evento acontece de 7 a 10 de novembro, no Salão de Convenções.

O I Congresso de Administração é a concretização de um desejo comum entre discentes, docentes e pesquisadores da graduação e pós-graduação em Administração, da Universidade Federal de Lavras. Seu objetivo é incentivar a produção de pesquisas mediante a captação de estudos científicos e a realização de conferências e mini-cursos pertinentes às principais temáticas da Administração.

Para compor a mesa de honra foram convidados: o reitor em exercício, Ricardo Pereira Reis; pró-reitor de Graduação, Gabriel José de Carvalho; pró-reitor de Pós-Graduação,Joel Augusto Muniz; sub-chefe do Departamento de Administração, Ricardo de Souza Sette; coordenador do Curso de Graduação em Administração, Luiz Gonzaga de Castro Júnior; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, José Roberto Pereira; representando a Fapemig, Mozart José de Brito; tutora do PET Administração, Mônica Alves Capelle e o acadêmico do Curso de Graduação em Administração e bolsista do PET, Miguel Velloso Lelo.

Para Ricardo de Souza Sette, sub-chefe do Departamento de Administração “espera-se que o evento seja o primeiro passo na construção de um longo e duradouro caminho na busca pelo saber intelectual e pela contribuição para o enriquecimento da ciência em Administração na região e no nosso país”.

Organizado pelo PET Administração e tem como apoiadores e patrocinadores o Departamento de Administração e Economia, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Administração, Conselho Regional de Administração de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Editora Atlas, Escola de Idiomas Wizard de Lavras, Cerveja Fass e EPTV Sul de Minas.

A primeira palestra do evento foi da Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo sobre “Perspectivas para o Administrador no Mundo Atual”. A professora Marlene é Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX – Dauphine – França.

Universidade Federal de Lavras