Novos critérios para concessão de bolsas de produtividade
Saiu o resultado do edital de transferência interna
A Pró-Reitoria de Graduação divulgou o resultado do processo de transferência interna de cursos. Ao todo, o edital disponibilizava oito vagas, sendo que todas elas foram preenchidas.
Ressalta-se, ainda, que a seleção dos alunos ocorreu de acordo com os critérios anteriormente expostos no edital de transferência interna, destacando que 14 estudantes se inscreveram para o curso de Engenharia de Alimentos e seis para o de Sistemas de Informação. Confira os resultados abaixo.
|
MATRÍCULA
|
NOME DO ACADÊMICO
|
CURSO DE ORIGEM
|
CURSO PRETENDIDO
|
|
20071129
|
Fernando Pereira da Silva Oliveira
|
Engenharia Agrícola
|
Sistemas de Informação
|
|
20081235
|
André de Lima Salgado
|
Ciência da Computação
|
Sistemas de Informação
|
|
20051128
|
Alexandre Laurente Cardoso
|
Engenharia Agrícola
|
Sistemas de Informação
|
|
20041123
|
Pedro Giordano de Faria e Cicarelli
|
Engenharia Agrícola
|
Sistemas de Informação
|
|
20062326
|
Taísa Rezende Teixeira
|
Química (Licenciatura)
|
Engenharia de Alimentos
|
|
20072121
|
Marcelo Linon Batista
|
Engenharia Agrícola
|
Engenharia de Alimentos
|
|
20081302
|
Isamara Lima de Abreu
|
Química (Licenciatura)
|
Engenharia de Alimentos
|
|
20072374
|
Grazielle Nathia Neves
|
Matemática (Licenciatura)
|
Engenharia de Alimentos
|
Mais de 1000 trabalhos serão apresentados no Congresso
Mais de 1000 trabalhos em formato de pôster serão apresentados no XXII Congresso de Iniciação Científica da Ufla (Ciufla), que acontece nos dia 8, 9 e 10 de junho. O número representa um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando foram apresentados 800 trabalhos.
A produção de quase todos os posters foi realizada por alunos de graduação, sendo que 22 deles serão apresentados por bolsistas do BIC-Junior, o programa de iniciação científica destinado a alunos do ensino médio. Durante o congresso, todos os trabalhos serão avaliados por professores da própria universidade e por estudantes de pós-doutorado.
Além disso, dois professores de outras instituições, UFMG e Unesp – Rio Claro, estarão fazendo uma avaliação geral do Programa de Iniciação Científica da Ufla.
Vale ressaltar, ainda, que a abertura do evento contará com a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil: o papel e os desafios para a Universidade”, a ser ministrada pelo Prof. José Oswaldo de Siqueira, Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq. Confira a programação completa e outras informações do evento por meio do site do XXII CIUFLA (www.prp.ufla.br/ciufla).
Prazo para vagas em 12 áreas de estudo termina hoje
Os estudantes interessados em ingressar em um dos 12 cursos de pós graduação scrictu sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla) devem se apressar. O prazo para concorrer a uma das 81 vagas (48 para mestrado e 33 para doutorado) termina na próxima sexta-feira, dia 22. As inscrições podem ser feitas nas Secretarias dos Programas ou na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no prédio da Reitoria. Nestes locais, os candidatos terão acesso à ficha de inscrição e os modelos da carta de referência e do currículo, documentos estes exigidos para a inscrição. Os detalhes deste processo seletivo encontram-se no edital completo disponível no site www.prpg.ufla.br.
No ato da inscrição, será exigida a apresentação dos seguintes documentos: histórico escolar e cópia do diploma do último nível cursado, curriculum vitae, três cartas de referência, uma foto 3×4 recente ecomprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80 (o boleto está disponível no site www.ufla.br/gru). O processo de seleção será realizado em datas fixadas nos calendários estabelecidos pelos colegiados de cada um dos programas de pós-graduação e serão previamente comunicados aos candidatos.
|
Programas
|
Nº de vagas
|
|
|
Mestrado
|
Doutorado
|
|
|
Agronomia/Fisiologia Vegetal
|
4
|
2
|
|
Agronomia/Fitopatologia
|
3
|
2
|
|
Agronomia/Fitotecnia
|
10
|
10
|
|
Agroquímica
|
2
|
2
|
|
Biotecnologia Vegetal
|
4
|
–
|
|
Ciência do Solo
|
3
|
3
|
|
Ciência dos Alimentos
|
5
|
3
|
|
Ciências Veterinárias
|
2
|
1
|
|
Engenharia Agrícola
|
8
|
5
|
|
Genética e Melhoramento de Plantas
|
4
|
2
|
|
Microbiologia Agrícola
|
2
|
2
|
|
Zootecnia
|
1
|
1
|
Outras informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo telefone (35) 3829-1126
Educação Infantil e família são temas de seminário
Foto: Helder Tobias – Ascom/Ufla

Profissionais da área de educação estiveram reunidos no Salão de Convenções da Ufla, no último sábado, dia 16, para mais uma atividade que compõe a estrutura curricular do curso de Pedagogia para a Educação Infantil – modalidade à distância. O Seminário Temático e Atividades Práticas propôs um momento de reflexão dos trabalhos desenvolvidos na rotina profissional dos participantes e articulou os conteúdos das disciplinas “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e “A criança, a família e as instituições de Educação Infantil”.
Com o tema “O lúdico e a criança: na família e nas instituições de Educação Infantil”, o seminário teve como eixo conceitual os processos de socialização e formação de identidade das crianças. A solenidade foi aberta com os discursos do pró-Reitor de Graduação da Ufla, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, que representou o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; da chefe do Departamento de Educação, profª. Ila Maria Silva de Souza, e da coordenadora do curso de Pedagogia, profª. Cláudia Maria Ribeiro.
Em seu discurso, a coordenadora do curso de Pedagogia falou sobre a necessidade de discutir os rumos da educação infantil no país e a valorização dessa modalidade de ensino. “As conquistas coletivas, profissionais e institucionais recaem na formação de educadoras e educadores para atuarem, com qualidade, nesta primeira etapa da educação básica. O que isso significa para a UFLA? O compromisso social da universidade pública, gratuita e a possibilidade da oferta da Educação a Distância de qualidade”.
Para a professora Ila Maria Silva de Souza, o seminário reforça o âmbito da pesquisa, ensino e extensão do curso de Pedagogia. “Temos uma demanda muito grande de formação destes profissionais aqui na região. Firmamos uma parceria com outras universidades através do consórcio denominado Pró-Formar que foi responsável pela implantação do primeiro curso de graduação a distância da Ufla”, informa.
Após os discursos, as atividades do seminário tiveram início com a conferência “A criança, a família e a Instituição de educação Infantil”, ministrada pela profa. Dra. Constantina Xavier Filha. A mediação ficou por conta dos professores doutores Adilson Pereira dos Santos e Carla Jatobá, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Durante a tarde os participantes puderam conferir a exposição de 39 painéis, divididos em cinco temas, organizados pelos estudantes do curso de Pedagogia. Deste total, cinco trabalhos foram sorteados para apresentação oral.
Ufla sedia seminário regional de comunicação
Dois dos cursos novos estão entre os mais concorridos
|
CURSO
|
Nº VAGAS
|
CANDIDATOS/VAGAS
|
|
ADMINISTRAÇÃO
|
40
|
10,38
|
|
AGRONOMIA
|
100
|
7,69
|
|
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
|
40
|
5,58
|
|
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
(Licenciatura e Bacharelado) |
50
|
7,68
|
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
(Licenciatura e Bacharelado) |
60
|
4,22
|
|
ENGENHARIA AGRÍCOLA
|
25
|
3,40
|
|
ENGENHARIA AMBIENTAL
|
25
|
24,12
|
|
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
|
25
|
8,36
|
|
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
|
25
|
25,48
|
|
ENGENHARIA FLORESTAL
|
25
|
7,88
|
|
FÍSICA (Licenciatura)
|
30
|
1,73
|
|
MATEMÁTICA (Licenciatura)
|
30
|
2,73
|
|
MEDICINA VETERINÁRIA
|
50
|
15,54
|
|
NUTRIÇÃO
|
25
|
13,24
|
|
QUÍMICA (Licenciatura e Bacharelado)
|
25
|
5,84
|
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
|
40
|
6,50
|
|
ZOOTECNIA
|
50
|
4,58
|
|
Total
|
665
|
—
|
Mais informações: 35 3829 1133
Saldo positivo, concluem estudantes e organizadores
Foto: Juliano Tavares – Ascom/Ufla
Após cinco dias de intensas atividades, o resultado não poderia ser outro: um balanço altamente positivo da III Semana Acadêmica, entre os dias 11 e 15 de maio. O evento movimentou todo o campus universitário; contou com a participação de aproximadamente quatro mil estudantes que se dedicaram a uma vasta programação com mais de 300 opções de palestras, minicursos, viagens técnicas e módulos de estudos; e representou um avanço em relação às edições anteriores.
As inovações da III Semana Acadêmica começaram com as parcerias estabelecidas entre a Reitoria da Ufla e os representantes dos estudantes. O Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com os Centros Acadêmicos (CA`s) tiveram total liberdade para elaborar a programação para cada curso, tendo o respaldo logístico e financeiro das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e Planejamento e Gestão (Proplag).
A novidade também ficou por conta da criação de um sistema de informática on-line que possibilitou o acesso à programação de todos os cursos, proporcionando uma maior transparência no processo de inscrição e possibilitando que o participante optasse por atividades de seu interesse que não fossem apenas da sua área de formação. “Tivemos muitos transtornos nas edições anteriores por conta da falta de informação das atividades oferecidas e das inscrições que privilegiavam alguns alunos. Neste ano tudo transcorreu de forma tranqüila, isenta e transparente, agradando a todos os participantes”, afirmou o presidente do DCE, Rafael Henrique Formiga.
Ainda de acordo com Formiga, o índice de faltas ficou bem abaixo do que foi registrado nos últimos eventos. “Ainda não temos os números consolidados, mas podemos afirmar que a participação dos estudantes foi intensa. Apesar da obrigatoriedade do cumprimento de, pelo menos, 20 horas de atividades durante a semana, detectamos que isso não foi o fator primordial para diminuir a evasão durante a semana. A maioria percebeu que o evento estava bastante organizado, com uma programação variada e de qualidade e isso foi o grande motivador para despertar o interesse dos estudantes”.
Integração entre os estudantes
Muitos estudantes creditam a III Semana Acadêmica uma excelente oportunidade para promover o debate das perspectivas profissionais das diversas áreas do conhecimento, o contato com instituições do todo o país e a atualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esses fatores foram de fundamental importância para que o evento superasse todas as expectativas dos organizadores. Além desses, outro motivo foi bastante relevante e constatado pela maioria dos participantes: a interação entre estudantes de todos os cursos da Ufla.
“A possibilidade de interagir nossos colegas da graduação é um dos pontos positivos dessa semana. Graças à universalização das inscrições, que colocou a nossa disposição atividades das mais variadas áreas, tivemos a oportunidade de estar em contato com outras realidades e trocar experiências”, destacou o estudante Warley Pereira dos Santos, de Engenharia Agrícola.
Para Matheus Jayme Lopes, do curso de Agronomia, a Semana Acadêmica possibilitou estar em sintonia com as diferentes atividades do mundo acadêmico. “Cada estudante pode direcionar suas atividades de acordo com seus interesses. A oportunidade de estar em contato com áreas mais específicas e o contato com profissionais de outras áreas foram fatores bastante positivos que essa semana proporcionou”.
Reitor preside reunião do Fórum de Dirigentes de Universidades de MG
O Reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, presidiu na última sexta-feira (15/05), em Belo Horizonte, uma reunião do Fórum de Reitores de Universidades em Minas Gerais. Além dos dirigentes das instituições de ensino superior, a reunião contou também com a participação do Secretário de Educação a Distância do MEC e da Secretária de Estado da Educação de MG.
Um dos assuntos discutidos foi a criação de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Minas Gerais. A Ufla negociou pelo menos cinco pólos para criação de cursos de graduação em importantes regiões do Estado.