Selo de qualidade do Mercosul certificará cursos nacionais

Cursos brasileiros de graduação em agronomia e arquitetura poderão receber um selo de qualidade no âmbito do Mercosul e países associados. Instituições de educação superior que ofertam cursos nessas áreas podem se inscrever até o próximo dia 30 no processo de acreditação, uma avaliação que atesta a qualidade do ensino, com critérios estabelecidos pelos países participantes – Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Venezuela.

 

Este é o primeiro ciclo de acreditação de cursos de graduação dos países do Mercosul. De acordo com a presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Nadja Viana, a escolha de agronomia e arquitetura como os primeiros a serem avaliados levou em conta os interesses comuns entre as nações na área profissional. No segundo semestre deste ano, passarão pelo mesmo processo os cursos de enfermagem e veterinária. Em 2010, será a vez da engenharia.

 

Nadja explica que a acreditação não tem fins regulatórios e que a revalidação de diploma para quem for estudar em uma universidade no exterior ainda será necessária. “A diferença é que o processo de revalidação será mais rápido, porque a qualidade do curso já vai estar atestada”, diz.

 

O objetivo da acreditação é integrar ainda mais os países da região, visando ao desenvolvimento educacional, econômico, social, político e cultural. Com a certificação dos cursos, será mais fácil, por exemplo, o intercâmbio de estudantes e professores entre as instituições acreditadas durante a vigência da certificação.

 

Avaliação – A certificação da qualidade acadêmica será obtida por meio de procedimentos previamente aprovados pelo setor educacional do Mercosul. Neste primeiro ciclo, poderão ser acreditados até 20 cursos de agronomia e 20 cursos de arquitetura brasileiros, de instituições públicas ou privadas, pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Caráter Universitário (Arcu-sul).

 

As instituições precisam seguir três condições para participar do processo de avaliação: desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão; ter pelo menos dez anos de funcionamento; e participar das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

Para se candidatar, a instituição interessada, por meio do coordenador de curso e com aprovação do pró-reitor de graduação ou cargo equivalente, deve assinar um termo de compromisso de participação voluntária e enviar para o endereço eletrônico: conaes.mercosul@mec.gov.br

 

Assim que receber o documento, a Conaes informará à universidade a data de realização de uma reunião técnica de orientação para auto-avaliação do curso. Essa reunião deverá ocorrer em Brasília até no máximo 15 dias após o recebimento do termo. A instituição candidata terá prazo máximo de quatro meses para realizar sua auto-avaliação, de acordo com as diretrizes do Sistema Arcu-sul.

 

Em seguida, a Conaes estabelecerá um cronograma de visitas a cada instituição inscrita. Após o relatório final de visita in loco, feita por uma comissão de especialistas, a Conaes vai divulgar a lista dos cursos a serem acreditados.

Outras informações poderão ser obtidas neste Portal ou pelos telefones (61) 2104-9975 / 6233.

 

Letícia Tancredi

Portal MEC

Novos critérios para concessão de bolsas de produtividade

A Comissão de Assessoramento Tecnológico-Científico (CATC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) reuniu-se na última quarta-feira (13/5) na sede da agência em Brasília, com o objetivo de fechar a proposta dos novos critérios para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). Estes critérios serão, agora, submetidos ao Conselho Deliberativo do CNPq.

 

Na reunião, presidida pelo diretor de Programas Temáticos e Setoriais (DPT) do CNPq, José Oswaldo Siqueira, também foi discutida a nova configuração dos Comitês Assessores (CAs) que passam por processo de reavaliação dos seus critérios. "Consideramos um grande avanço chegar a esta definição de critérios gerais, na visão do CNPq. Critérios que poderão garantir uma maior visibilidade aos critérios de avaliação e uma melhor comparabilidade", afirmou o pesquisador Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia, membro da Comissão.

 

Criada em maio de 2008, a CATC é responsável por assessorar a diretoria executiva do CNPq na coordenação das atividades dos comitês de assessoramento, propondo diretrizes e normas sobre o funcionamento dos comitês e sobre os critérios de julgamento de bolsas e auxílios.

 

Formada por 14 integrantes, a CATC tem como membros o diretor José Oswaldo Siqueira, da Diretoria de Programas Temáticos e Setoriais (DPT), também presidente da Comissão, e o diretor José Roberto Drugowich, da Diretoria de Programas Horizontais e Instrumentais (DPH), e os pesquisadores Argelina Figueiredo, do Iuperj; Armando Cervi, da UFPR; Jailson Andrade, da UFBA; Leonardo Richtzenhain, da USP; Luciano Mendes Filho, da UFMG; Manoel Barral Netto, da Fiocruz-BA; Paulo Rogério Menandro, da Ufes; Rafael Linden, da UFRJ; e Romildo Toledo Filho, também da UFRJ.

Saiu o resultado do edital de transferência interna

A Pró-Reitoria de Graduação divulgou o resultado do processo de transferência interna de cursos. Ao todo, o edital disponibilizava oito vagas, sendo que todas elas foram preenchidas.

Ressalta-se, ainda, que a seleção dos alunos ocorreu de acordo com os critérios anteriormente expostos no edital de transferência interna, destacando que 14 estudantes se inscreveram para o curso de Engenharia de Alimentos e seis para o de Sistemas de Informação. Confira os resultados abaixo.

MATRÍCULA
NOME DO ACADÊMICO
CURSO DE ORIGEM
CURSO PRETENDIDO
20071129
Fernando Pereira da Silva Oliveira
Engenharia Agrícola
Sistemas de Informação
20081235
André de Lima Salgado
Ciência da Computação
Sistemas de Informação
20051128
Alexandre Laurente Cardoso
Engenharia Agrícola
Sistemas de Informação
20041123
Pedro Giordano de Faria e Cicarelli
Engenharia Agrícola
Sistemas de Informação
20062326
Taísa Rezende Teixeira
Química (Licenciatura)
Engenharia de Alimentos
20072121
Marcelo Linon Batista
Engenharia Agrícola
Engenharia de Alimentos
20081302
Isamara Lima de Abreu
Química (Licenciatura)
Engenharia de Alimentos
20072374
Grazielle Nathia Neves
Matemática (Licenciatura)
Engenharia de Alimentos

Mais de 1000 trabalhos serão apresentados no Congresso

Mais de 1000 trabalhos em formato de pôster serão apresentados no XXII Congresso de Iniciação Científica da Ufla (Ciufla), que acontece nos dia 8, 9 e 10 de junho. O número representa um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando foram apresentados 800 trabalhos.

A produção de quase todos os posters foi realizada por alunos de graduação, sendo que 22 deles serão apresentados por bolsistas do BIC-Junior, o programa de iniciação científica destinado a alunos do ensino médio. Durante o congresso, todos os trabalhos serão avaliados por professores da própria universidade e por estudantes de pós-doutorado.

Além disso, dois professores de outras instituições, UFMG e Unesp – Rio Claro, estarão fazendo uma avaliação geral do Programa de Iniciação Científica da Ufla.

Vale ressaltar, ainda, que a abertura do evento contará com a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Brasil: o papel e os desafios para a Universidade”, a ser ministrada pelo Prof. José Oswaldo de Siqueira, Diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq. Confira a programação completa e outras informações do evento por meio do site do XXII CIUFLA (www.prp.ufla.br/ciufla).

Prazo para vagas em 12 áreas de estudo termina hoje

Os estudantes interessados em ingressar em um dos 12 cursos de pós graduação scrictu sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla) devem se apressar. O prazo para concorrer a uma das 81 vagas (48 para mestrado e 33 para doutorado) termina na próxima sexta-feira, dia 22. As inscrições podem ser feitas nas Secretarias dos Programas ou na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no prédio da Reitoria. Nestes locais, os candidatos terão acesso à ficha de inscrição e os modelos da carta de referência e do currículo, documentos estes exigidos para a inscrição. Os detalhes deste processo seletivo encontram-se no edital completo disponível no site www.prpg.ufla.br.

No ato da inscrição, será exigida a apresentação dos seguintes documentos: histórico escolar e cópia do diploma do último nível cursado, curriculum vitae, três cartas de referência, uma foto 3×4 recente ecomprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$80 (o boleto está disponível no site www.ufla.br/gru). O processo de seleção será realizado em datas fixadas nos calendários estabelecidos pelos colegiados de cada um dos programas de pós-graduação e serão previamente comunicados aos candidatos.  

Confira os programas e as vagas ofertadas.

 

Programas
Nº de vagas
Mestrado
Doutorado
Agronomia/Fisiologia Vegetal
4
2
Agronomia/Fitopatologia
3
2
Agronomia/Fitotecnia
10
10
Agroquímica
2
2
Biotecnologia Vegetal
4
Ciência do Solo
3
3
Ciência dos Alimentos
5
3
Ciências Veterinárias
2
1
Engenharia Agrícola
8
5
Genética e Melhoramento de Plantas
4
2
Microbiologia Agrícola
2
2
Zootecnia
1
1

 Outras informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo telefone (35) 3829-1126

Educação Infantil e família são temas de seminário

Foto: Helder Tobias – Ascom/Ufla

Profissionais da área de educação estiveram reunidos no Salão de Convenções da Ufla, no último sábado, dia 16, para mais uma atividade que compõe a estrutura curricular do curso de Pedagogia para a Educação Infantil – modalidade à distância. O Seminário Temático e Atividades Práticas propôs um momento de reflexão dos trabalhos desenvolvidos na rotina profissional dos participantes e articulou os conteúdos das disciplinas “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e “A criança, a família e as instituições de Educação Infantil”.

Com o tema “O lúdico e a criança: na família e nas instituições de Educação Infantil”, o seminário teve como eixo conceitual os processos de socialização e formação de identidade das crianças. A solenidade foi aberta com os discursos do pró-Reitor de Graduação da Ufla, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, que representou o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes; da chefe do Departamento de Educação, profª. Ila Maria Silva de Souza, e da coordenadora do curso de Pedagogia, profª. Cláudia Maria Ribeiro.

Em seu discurso, a coordenadora do curso de Pedagogia falou sobre a necessidade de discutir os rumos da educação infantil no país e a valorização dessa modalidade de ensino. “As conquistas coletivas, profissionais e institucionais recaem na formação de educadoras e educadores para atuarem, com qualidade, nesta primeira etapa da educação básica. O que isso significa para a UFLA? O compromisso social da universidade pública, gratuita e a possibilidade da oferta da Educação a Distância de qualidade”.

Para a professora Ila Maria Silva de Souza, o seminário reforça o âmbito da pesquisa, ensino e extensão do curso de Pedagogia. “Temos uma demanda muito grande de formação destes profissionais aqui na região. Firmamos uma parceria com outras universidades através do consórcio denominado Pró-Formar que foi responsável pela implantação do primeiro curso de graduação a distância da Ufla”, informa.

Após os discursos, as atividades do seminário tiveram início com a conferência “A criança, a família e a Instituição de educação Infantil”, ministrada pela profa. Dra. Constantina Xavier Filha. A mediação ficou por conta dos professores doutores Adilson Pereira dos Santos e Carla Jatobá, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Durante a tarde os participantes puderam conferir a exposição de 39 painéis, divididos em cinco temas, organizados pelos estudantes do curso de Pedagogia. Deste total, cinco trabalhos foram sorteados para apresentação oral.

Ufla sedia seminário regional de comunicação

No próximo sábado, dia 23, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG (SJPMG) e a Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp), entidades que integram a Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação, realizam, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla),a segunda etapa preparatória para Conferência Nacional de Comunicação anunciada pelo Governo Federal para os dia 01, 02 e 03 dezembro deste ano em Brasília.

 

O Seminário faz parte de uma extensa agenda da Comissão Mineira, sindicato e AJOSP, cujo objetivo é construir juntamente com os vários setores da sociedade uma nova política de comunicação para o país. Temas como acesso, conteúdo, concessões, regulamentação, serão divididos em três mesas de debates.

 

Os eventos regionais e o estadual vão eleger os delegados que vão representar o Estado de Minas Gerais em Brasília. O Seminário tem apoio da Ufla, Prefeitura Municipal de Lavras e do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.

 

O debate é aberto ao público e as inscrições já podem ser feitas no site: www.ajosp.org.br

Dois dos cursos novos estão entre os mais concorridos

A Copese – Comissão Permanente de Processo Seletivo divulgou a relação de candidatos por vaga ao vestibular de julho de 2009.

 

Ao todo, a Ufla está oferecendo 665 vagas, que serão preenchidas a partir de agosto deste ano. Entre todos os cursos oferecidos, os três mais concorridos são o de Engenharia de Controle e Automação (25,48 por vaga), o de Engenharia Ambiental (24,12 por vaga) e o de Medicina Veterinária (15,54 por vaga).

 

Vale ressaltar que os dois cursos mais concorridos são novos e contam com 25 vagas cada. Já o de Veterinária, oferecido pela Ufla já há vários anos, oferece 50 vagas aos candidatos.

 

O outro curso novo criado pela Ufla é o de Nutrição, que registrou 13,24 candidatos por vaga.

 

CURSO
Nº VAGAS       
CANDIDATOS/VAGAS
ADMINISTRAÇÃO
40
10,38
AGRONOMIA
100
7,69
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
40
5,58
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 

(Licenciatura e Bacharelado)

50
7,68
EDUCAÇÃO FÍSICA 

(Licenciatura e Bacharelado)

60
4,22
ENGENHARIA AGRÍCOLA
25
3,40
ENGENHARIA AMBIENTAL
25
24,12
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
25
8,36
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
25
25,48
ENGENHARIA FLORESTAL
25
7,88
FÍSICA (Licenciatura)
30
1,73
MATEMÁTICA (Licenciatura)
30
2,73
MEDICINA VETERINÁRIA
50
15,54
NUTRIÇÃO
25
13,24
QUÍMICA (Licenciatura e Bacharelado)
25
5,84
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
40
6,50
ZOOTECNIA
50
4,58
Total
665

 Mais informações: 35 3829 1133

Saldo positivo, concluem estudantes e organizadores

Foto: Juliano Tavares – Ascom/Ufla

Após cinco dias de intensas atividades, o resultado não poderia ser outro: um balanço altamente positivo da III Semana Acadêmica, entre os dias 11 e 15 de maio. O evento movimentou todo o campus universitário; contou com a participação de aproximadamente quatro mil estudantes que se dedicaram a uma vasta programação com mais de 300 opções de palestras, minicursos, viagens técnicas e módulos de estudos; e representou um avanço em relação às edições anteriores.

As inovações da III Semana Acadêmica começaram com as parcerias estabelecidas entre a Reitoria da Ufla e os representantes dos estudantes. O Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente com os Centros Acadêmicos (CA`s) tiveram total liberdade para elaborar a programação para cada curso, tendo o respaldo logístico e financeiro das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e Planejamento e Gestão (Proplag). 

A novidade também ficou por conta da criação de um sistema de informática on-line que possibilitou o acesso à programação de todos os cursos, proporcionando uma maior transparência no processo de inscrição e possibilitando que o participante optasse por atividades de seu interesse que não fossem apenas da sua área de formação. “Tivemos muitos transtornos nas edições anteriores por conta da falta de informação das atividades oferecidas e das inscrições que privilegiavam alguns alunos. Neste ano tudo transcorreu de forma tranqüila, isenta e transparente, agradando a todos os participantes”, afirmou o presidente do DCE, Rafael Henrique Formiga.

Ainda de acordo com Formiga, o índice de faltas ficou bem abaixo do que foi registrado nos últimos eventos. “Ainda não temos os números consolidados, mas podemos afirmar que a participação dos estudantes foi intensa. Apesar da obrigatoriedade do cumprimento de, pelo menos, 20 horas de atividades durante a semana, detectamos que isso não foi o fator primordial para diminuir a evasão durante a semana. A maioria percebeu que o evento estava bastante organizado, com uma programação variada e de qualidade e isso foi o grande motivador para despertar o interesse dos estudantes”.

Integração entre os estudantes

Muitos estudantes creditam a III Semana Acadêmica uma excelente oportunidade para promover o debate das perspectivas profissionais das diversas áreas do conhecimento, o contato com instituições do todo o país e a atualização dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esses fatores foram de fundamental importância para que o evento superasse todas as expectativas dos organizadores. Além desses, outro motivo foi bastante relevante e constatado pela maioria dos participantes: a interação entre estudantes de todos os cursos da Ufla.

“A possibilidade de interagir nossos colegas da graduação é um dos pontos positivos dessa semana. Graças à universalização das inscrições, que colocou a nossa disposição atividades das mais variadas áreas, tivemos a oportunidade de estar em contato com outras realidades e trocar experiências”, destacou o estudante Warley Pereira dos Santos, de Engenharia Agrícola.

Para Matheus Jayme Lopes, do curso de Agronomia, a Semana Acadêmica possibilitou estar em sintonia com as diferentes atividades do mundo acadêmico. “Cada estudante pode direcionar suas atividades de acordo com seus interesses. A oportunidade de estar em contato com áreas mais específicas e o contato com profissionais de outras áreas foram fatores bastante positivos que essa semana proporcionou”.

Reitor preside reunião do Fórum de Dirigentes de Universidades de MG

O Reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, presidiu na última sexta-feira (15/05), em Belo Horizonte, uma reunião do Fórum de Reitores de Universidades em Minas Gerais. Além dos dirigentes das instituições de ensino superior, a reunião contou também com a participação do Secretário de Educação a Distância do MEC e da Secretária de Estado da Educação de MG.

Um dos assuntos discutidos foi a criação de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Minas Gerais. A Ufla negociou pelo menos cinco pólos para criação de cursos de graduação em importantes regiões do Estado.

Universidade Federal de Lavras