As universidades públicas, federais e estaduais, e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, com cursos superiores, terão no período 2009/2010 R$ 19,2 milhões para investir na criação e desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária. Os recursos provêm dos orçamentos dos ministérios da Educação, da Cultura, do Trabalho e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As inscrições ao Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) poderão ser feitas a partir da publicação do edital no Diário Oficial da União, previsto para a terça-feira, 26, até 3 de julho. O Proext 2009 tem quatro linhas de ação e os recursos também estão divididos em quatro áreas: educação, desenvolvimento social e saúde terá R$ 12,2 milhões; gestão cultural, economia da cultura e desenvolvimento das linguagens artísticas, R$ 3 milhões; preservação do patrimônio cultural brasileiro, R$ 1 milhão; trabalho, emprego, incubação de empreendimentos econômicos solidários, R$ 3 milhões.
Os recursos do Proext se destinam a melhorar as condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão das instituições de educação superior públicas e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes. O limite de recursos para os programas é de R$ 100 mil e para os projetos, R$ 30 mil. A execução deve acontecer num prazo de até 15 meses, tendo como limite 31 de dezembro de 2010.
Na elaboração das propostas, as instituições de ensino superior devem atender diversas diretrizes, como a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, o impacto social da ação na comunidade e na formação dos estudantes.
Dados da Secretaria de Educação Superior do MEC informam que de 2006 a 2008 o Proext aprovou e financiou, com verbas do orçamento do MEC, 380 projetos no valor de R$ 16 milhões. Com a participação dos ministérios da Cultura e do Trabalho e do Iphan os recursos foram ampliados em 2009 alcançando R$ 19,2 milhões.
Aluno estrangeiro
As instituições federais de educação superior que participam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação têm prazo até 26 de junho para enviar ao Ministério da Educação as inscrições dos estudantes estrangeiros candidatos ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). O projeto oferece assistência financeira de um salário mínimo mensal, durante 12 meses, a alunos matriculados em universidades federais, provenientes de países da África e da América Latina.
O Edital nº 2/2009 prevê uma série de requisitos que devem ser observados pelas instituições na presseleção dos estudantes, etapa que é feita pela universidade, antes de encaminhar a relação dos candidatos à Secretaria de Educação Superior. Entre os critérios estão ter rendimento escolar e frequência de acordo com as exigências de cada universidade.
Em 2008, o Promisaes atendeu 625 estudantes e, em janeiro de 2009, selecionou outros 469 estrangeiros do Programa Estudante-Convênio de Graduação, que começaram a usufruir do benefício em 2009. O Edital nº 2/2009 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, seção 3, páginas 65 e 66.
Um espaço democrático, onde professores, representantes de funcionários e estudantes de graduação e pós graduação se reúnem e discutem o dia a dia dos trabalhos realizados e ações para melhoria do desempenho das atividades. Há 43 anos essa rotina se repete, mensalmente, no Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Este compromisso vem sendo cumprido rigorosamente e completa sua 500ª reunião nesta quarta-feira, dia 27, às 13h, no anfiteatro do setor.
A história remonta da época da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal). Por intermédio do então diretor Jesiel Resende, a instituição, que até então funcionava de maneira uniforme, foi dividida em dois departamentos, para implantar uma dinâmica administrativa mais ágil e dinâmica. Surgiu, então, em 1966, dois departamentos: de Agricultura (DAG) e de Engenharia (DEG). “A partir dessa data, mais precisamente no início de junho, o setor começou a ser estruturado e se reuniu para traçar planos de trabalho e eleger, por unanimidade, seu primeiro chefe: o professor David de Souza Andrade”, explica o atual chefe, prof. Nilson Salvador.
Desde então, as reuniões são realizadas mensalmente, chegando ao marco histórico de 500 encontros. “É o primeiro departamento da Ufla a chegar a esta marca. Temos uma ligação muito forte com o desenvolvimento da Universidade, acompanhando todas as suas transformações e o seu processo de crescimento. Demos decisivo apoio no planejamento e construção do novo campus, na fundação da Faepe e em diversos outros setores que fazem da Ufla uma das mais credíveis do país”, afirma Salvador.
Atualmente o departamento conta com 40 professores e 15 funcionários, tem vinculado em seu organograma três cursos de graduação (Engenharias Agrícola, Automação e Controle e Ambiental), dois programas de pós graduação (Engenharias Agrícola e de Sistemas) e oferta diversas disciplinas para outros cursos. Toda esta estrutura faz com que o DEG figure entre os maiores setores da universidade.
Mesmo grandioso, a expectativa é de que novos cursos e novos professores passem a integrar o departamento. “A previsão é de que mais 16 professores passem a integrar nosso quadro para comportar o aumento do número de estudantes e os novos cursos de Engenharia Civil e Mecânica que desejamos implantar nos próximos anos”, informa o chefe do DEG.
Outras informações no DEG pelo telefone (35) 3829-1481
Realiza-se, nesta quarta-feira, o evento “Crise Mundial – Desvendando o Mercado”, promovido pela Terra Júnior Projetos & Consultoria.
De acordo com os organizadores, o evento terá início com a palestra da Profa. Cristina Calegario, do Departamento de Administração e Economia, com um enfoque macroeconômico, destacando inflação, causas da crise, reflexos da mesma, oscilações do dólar e perspectivas de mercado a curto, médio e longo prazo.
Logo após a palestra, haverá uma mesa redonda com os três prelecionistas discorrendo sobre as principais commodities agrícolas (café, boi gordo, cana-de-açúcar, milho e soja) e florestais (papel, celulose e madeira em geral). Ressalta-se, ainda, que a mesa será moderada pelo Doutor Ubaldino D. Machado, um dos fundadores da Embrapa, e atingirá os principais pontos do atual estrangulamento da macroeconomia e microeconomia mundial.
As inscrições podem ser feitas na cantina da Ufla ou na Terra Júnior, localizada no Departamento de Agricultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-1780.
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) vem, ao longo dos últimos meses, passando por um processo de padronização de todos os sites que integram o seu domínio. A iniciativa visa não apenas criar uma identidade visual, mas, também, oferecer aos internautas uma ferramenta mais dinâmica e moderna, proporcionando uma maior facilidade de navegação e acesso à todas as informações. A partir deste mês, todos os portais dos 19 programas de pós graduação da instituição vão passar por uma ampla reformulação. As mudanças já podem ser vistas na home page da pós em Engenharia de Sistemas (PPGESIS), no endereço http://www.prpg.ufla.br/ppg/esistemas/.
Para viabilizar todas essas mudanças, foi projetado e instalado um sistema gerenciador de conteúdo (CMS), permitindo que as próprias coordenadorias dos programas de pós graduação realizem modificações nos sites sem que as mesmas tenham conhecimentos técnicos de confecção de páginas para a internet. Esta facilidade só foi possível graças ao apoio da Pró-Reitoria de Pós Graduação (PRPG) que financiou todas essas adaptações.
A implantação deste novo sistema está sendo coordenado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom/Ufla) que é a responsável pelo lay-out incorporado à marca da Universidade. Este processo teve início em julho do ano passado, quando foi lançado o novo Portal da instituição, com visual moderno e novos sistemas de exibição de notícias e eventos, integrando as adequações necessárias para atendimento às demandas de divulgação da Universidade.
De acordo com o pró-Reitor de Pós Graduação, prof. Mozar José de Brito, os trabalhos de reformulação de todos os sites estão divididos em duas etapas. A primeira delas, já em execução, é agrupar todas as informações referentes aos cursos e disponibilizá-las na internet. “Após reformularmos todas as home pages, vamos trabalhar para oferecer todo o conteúdo em dois idiomas: inglês e espanhol”, explica.
Para o coordenador do PPGESIS, prof. Tadayuki Yanagi, todas essas modificações que estão sendo realizadas são muito importantes, pois representam uma maior visibilidade dos programas de pós graduação junto à comunidade científica. “Vamos garantir uma maior transparência nas nossas ações, disponibilizando para os internautas acesso a todas as informações do curso, processo seletivo, ementa das disciplinas, estrutura curricular e o regimento interno, além de links que vão facilitar o acesso a órgãos de fomento de pesquisa e currículo lattes do corpo docente”.
De 25 a 31 de maio, a Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese) abrirá inscrições para formar as equipes de aplicação do 2º processo Seletivo 2009 da Ufla, a ser realizado nos dias quatro e cinco de julho.
Para inscrever-se, é preciso que o candidato pertença à comunidade acadêmica. Se for professor ou técnico, tem que ser do quadro permanente da Ufla e não pode estar de férias ou de licença durante a aplicação. Caso seja aluno de graduação, é preciso que esteja matriculado no mínimo no 3º período. Além deles, os estudantes da pós Stricto sensu também podem se candidatar.
O Núcleo de Estudos em Bem Estar e Comportamento Animal (Neca) realiza, nos dias 1 e 2 de junho, no Salão Nobre da Biologia, o Ciclo de Palestras em Comportamento Animal.
Um detalhe interessante em relação ao evento é que todos os palestrantes são alunos de graduação da Ufla (Ciências Biológicas e Medicina Veterinária) e membros do Núcleo. Assim, as palestras a serem proferidas são derivadas do trabalho feito sobre os temas abordados no âmbito das atividades desenvolvidas no semestre passado.
O Ciclo conta com o apoio do Departamento de Biologia, sendo que as inscrições podem ser feitas nas duas cantinas da Ufla ou no próprio local do evento. Confira a programação do Ciclo abaixo. Mais informações pelo 9821-0763 ou pelo e-mail lgedraite@gmail.com.
Programação
DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
01/06
2ª feira
17h40 – 18h
Recepção e abertura do evento
18h – 18h50
Palestra: “COMUNICAÇÃO ANIMAL”
Amanda O. Ribeiro (8º período de Ciências Biológicas)
18h50 – 19h10
Coffee-break
19h10 – 20h
Palestra: “FORRAGEAMENTO E PREDAÇÃO”
Leonardo Gedraite (8º período de Ciências Biológicas)
02/06
3ª feira
18h – 18h50
Palestra: “INSTINTO E APRENDIZAGEM”
Carolina F. Prezotto (7º período de Medicina Veterinária)
18h50 – 19h10
Coffee-break
19h10 – 20h
Palestra: “COMPORTAMENTO SEXUAL”
Mateus A. Souza (7º período de Ciências Biológicas)
Encontram-se abertas, até dia 26 deste mês, as inscrições para bolsas do Projeto Prodocência/Ufla/Capes.
Para inscrever-se, os candidatos têm que estar matriculados em um dos cursos de licenciatura a seguir: Física, Química, Matemática e Educação Física, além de já terem que estar participando do projeto Prodocência.
Ao todo, serão selecionados cinco estudantes. Os interessados podem fazer suas inscrições por meio do edital disposto no site www.prg.ufla.br. Mais informações pelo 3829-1113.
A Pró-Reitoria de Graduação está com inscrições abertas para o preenchimento de quatro vagas para bolsistas que atuarão junto ao Centro de Educação a Distância (Cead).
Os candidatos às vagas têm até o dia 29 de maio para se inscreverem, mas devem ter conhecimento de internet e, preferencialmente, de programação na web e do ambiente moodle, ressaltando que uma das atribuições do bolsista será desenvolver soluções para o Ambiente Virtual de Aprendizagem no âmbito do Projeto “Aprender”.
Um outro requisito apontado pelo edital é que o estudante esteja matriculado em um dos cursos a seguir: Administração, Sistemas de Informação, Matemática, Física ou Ciência da Computação.
Os interessados podem fazer suas inscrições por meio do edital disposto no site www.prg.ufla.br. Mais informações pelo 3829-1113.
Amazonense de Manaus, a então recém-formada no ensino médio Helena Cristina Carvalho Soares saiu com a família toda de Sergipe num Fiat Uno, deixando tudo o que tinham para trás. A principal razão da mudança é simples de se entender: o irmão de Helena tinha vocação para a área agrária, então um professor de lá sugeriu que ele tentasse estudar em algum lugar em que esse potencial pudesse ser bem aproveitado. Com isso, Teotônio prestou vestibular e passou em Agronomia. Em consequência, seu pai não só incentivou a vinda dele para Minas como mudou-se com a família toda para cá.
Chegando aqui, a garota seguiu os passos do irmão e, atualmente, cursa o 4º período de Educação Física, mora no alojamento da Ufla (os pais moram há 30Km da cidade) e é bolsista-atividade da universidade. “Lá na moradia todo mundo me conhece porque cumpro minhas atividades relativas à bolsa todas as manhãs na cantina, das 5:15h às 7:30h”, diz ela. Enquanto isso, Teotônio já foi prefeito do alojamento e outro irmão, mais novo, também deve prestar vestibular na Ufla ainda nesse período.
Na verdade, cada um a sua maneira, uns mais e outros menos intensamente, nada menos que 784 (20%) dos cerca de 3800 estudantes de graduação da Ufla ultrapassaram as barreiras sociais e, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, estão conseguindo cursar o ensino superior.
Historicamente, desde antes da construção do alojamento misto, a Ufla já possuía algum tipo de assistência estudantil (ver abaixo), sempre com o objetivo de apoiar o aluno no que diz respeito ao seu ingresso e permanência na universidade. “Isso, sem dúvida, é um dos fatores que faz com que a instituição tenha um dos menores índices de evasão do país (apenas 2,5%)”, afirma o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Mozart Martins Ferreira.
ALOJAMENTOS – Para apoiar os estudantes nesse sentido, a Praec possui três coordenadorias. Uma delas, cujo responsável é o Pró-Reitor Adjunto Vitor Fernando Terra, está ligada à moradia e à alimentação. “Ao todo, a Ufla dispõe de 227 vagas em suas moradias estudantis no campus. No alojamento misto, há 36 apartamentos nos quais moram até seis pessoas em cada. Já no alojamento feminino (quartos individuais e duplos), moram 11 meninas, sendo que a prioridade destas vagas é para as estudantes que já moravam na moradia mista”, explica Fernando.
Outro detalhe interessante é que “os dois alojamentos possuem prefeitos, três num deles e dois no outro, que são eleitos pelos próprios alunos, por um período de um ano. Fazemos isso porque na falta de um dos prefeitos, os moradores podem recorrer a outro”, completa ele.
1.300 REFEIÇÕES – Com relação à alimentação, o Restaurante Universitário serve atualmente cerca de 1300 refeições (entre almoço e marmitex). No caso dos alunos com baixas condições socioeconômicas, essas refeições custam apenas R$ 1,00 cada. Quanto à qualidade, a nutricionista responsável pelo R.U., Emília Cristina Mões Oliveira, afirma que “a alimentação oferecida possui os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, sendo balanceada no que diz respeito aos macro e micronutrientes. Além disso, trabalhamos respeitando (de maneira geral) os hábitos alimentares dos usuários”.
E quando fala sobre o novo R.U. que está sendo construído no campus, ela diz que estima-se que passem a ser servidas o dobro de refeições quando o restaurante estiver funcionando.
Dentro desse mesmo contexto, a Coordenadora dos Programas Sociais da Praec, Soraya Comanducci da Silva Carvalho, fala dos dois programas de inclusão da Ufla: o de isenção da taxa de inscrição e do cursinho pré-vestibular. Com relação à taxa especificamente, a Assistente Social afirma que “80% dos candidatos interessados costumam conseguir a isenção parcial ou mesmo total do valor. Nesse semestre, 1609 vestibulandos pediram o benefício e 1282 deles o conseguiram”, diz ela.
Já no que diz respeito ao cursinho, o coordenador Wilson Ferreira Junior, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, explica que “a iniciativa existe desde o 2º semestre de 2004, sendo realizada através da parceria entre a Ufla e várias prefeituras da região. Assim, a universidade participa com os alunos para lecionarem no cursinho e as prefeituras arcam com os custos. De lá para cá, quatro cidades têm feito parte do projeto (Lavras, Ijaci, Bom Sucesso e Itutinga) e, ao todo, esse projeto já chegou a contar com 360 vestibulandos em um ano”, expõe ele. Outro detalhe é que, além de oferecer apoio aos alunos de baixa condição socioeconômica, tais cursinhos ainda incentivam as atividades de docência entre os alunos que já estão na graduação.
BOLSAS-ATIVIDADES – E para aqueles que estudam na instituição, existem 245 bolsas-atividades para ajudar alunos de graduação (há uma triagem para distribuição entre os mesmos). Soraya diz que esses alunos costumam ter excelente rendimento. “Geralmente, o que acontece é que a bolsa-atividade acaba tornando-se um meio que facilita o acesso à bolsas de Iniciação Científica, pois os alunos bolsistas passam a ter mais contato com os diversos setores da instituição e, consequentemente, com os professores. Então, eles ‘passam’ de uma para outra”, explica ela.
O caso do estudante de curso de Sistemas de Informação, Raphael Naves, é um bom exemplo de como a bolsa-atividade pode ajudar. Natural de Ijaci, no primeiro período, ele trabalhava para se manter estudando. Diante das dificuldades e vendo que não estava conseguindo se dedicar ao curso como gostaria, no segundo período, ele participou da seleção e obteve a bolsa. “Hoje, além de ter um apoio financeiro, ainda acumulo parte dos créditos que o meu curso exige”, diz Raphael.
SAÚDE DA MULHER – Na área de saúde, parte do serviço está disposto aos alunos gratuitamente. “Temos um ginecologista, que além de prestar atendimento junto às alunas, ainda coordena um Programa de Saúde da Mulher no campus. Além disso, há dentistas que atendem por taxas mínimas para alunos com baixa condição socioeconômica. Já na área psíquica, temos uma psicóloga e um convênio com a entidade Abraço, que presta esse tipo de serviço na cidade”, explana a Coordenadora de Saúde, Regina Aparecida Teixeira.
Quanto aos outros médicos especialistas, temos um convênio no qual conseguimos 50% de desconto em consultórios da cidade, especificamente para esses alunos”, completa Regina.
AUMENTO DOS RECURSOS – Com isso, observa-se que há uma certa tradição em oferecer apoio aos estudantes da Ufla. “Tentamos ajudar o máximo possível, algumas vezes até fazendo acima das possibilidades”, afirma o Pró-Reitor Mozart. No entanto, ele mesmo explica que só no ano passado o governo federal criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil. A estudante Helena parece entender bem isso, “em relação a outras universidades, acredito que a Ufla está bem na frente nesse sentido. Além disso, não sei como eu faria se não tivesse apoio, mesmo assim, em alguns momentos, ainda acabo encontrando dificuldades, especialmente por questões burocráticas”, comenta ela.
Então, conclui o Prof. Mozart, “o Ministério da Educação está prometendo dobrar os recursos para assistência estudantil no ano que vem, especialmente por conta desse provável novo formato de ingresso dos estudantes nas universidades. Como a intenção é aumentar o número de estudantes em função de uma maior mobilidade dos mesmos pelo país, o MEC também pretende aumentar os recursos em relação a esta nova demanda. Isso, com certeza, nos dará margem para ampliarmos ainda mais nosso trabalho”, finaliza.
A Genética de populações em espécies arbóreas estará em debate em um curso que será ministrado pelo pesquisador Alexandre Magno Sebbenn, do Instituto Florestal de São Paulo. O evento, direcionado a estudantes de graduação, pós graduação, professores e profissionais que se interessam pelo tema, será realizado entre os dias 25 e 29 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-1431.
Promovido pelo Laboratório de Conservação Genética de Espécies Arbóreas, do Departamento de Ciências Florestais (DCF), o curso abordará a análise de diversos fatores que envolvem a genética de populações como a herança, ligação entre locos, sistema de reprodução, estrutura genética espacial dos genótipos, diversidade genética, endogamia e parentesco, estrutura genética, fluxo gênico remoto e contemporâneo, e a influência de fatores evolutivos (seleção natural, deriva genética, migração e mutação) e humanos (poluição, manejo, fragmentação, seleção artificial, conservação genética) nesses fatores.
Der acordo com a coordenadora do curso, prof. Dulcinéia de Carvalho, o objetivo é atualizar o conhecimento dos participantes e mostrar a importância de se entender a evolução das espécies. “A genética de populações estuda a genética de grupos de indivíduos. Tais estudos são fundamentais para entender a evolução das espécies, melhorar, conservar e manejar populações naturais e em domesticação”.
Sobre o pesquisador
Alexandre Magno Sebbenn possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (2001) pela mesma Universidade e pós-doutorado em Genética Florestal (2007) pelo Institut für Forestgenetik und Forstpflanzenzüchtung, Bundesforschungsanstalt für Forst- und Holzwirtschaft (BHF), Grosshansdorf, na Alemanha.
É pesquisador científico do Instituto Florestal de São Paulo, professor de genética de populações nos cursos de pós-graduação da UNESP/Ilha Solteira (Agronomia) e Universidade Federal de Santa Catarina (Recursos Genéticos Vegetais) e revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Genética Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética.
Outras informações no Laboratório de Conservação Genética de Espécies Arbóreas pelo telefone (35) 3829-1431.