
Cerca de cinquenta pessoas participaram, entre os dias 5 e 7 de dezembro, de oficinas oferecidas pela Cafeteria Escola da Universidade Federal de Lavras (CafEsal/UFLA). Os temas abordados foram: Preparo correto de café coado; Métodos de preparo; e Drinks com café e degustação de cafés: Cerrado x Sul de Minas.
Os cursos foram ministrados pela equipe do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé) e pela equipe de estagiários da Cafeteria, sob a supervisão da gestora em Inovação do Café e Barista Helga Andrade.
A oficina sobre o preparo correto de café coado chamou a atenção dos participantes. A prática, que é comum para muitas pessoas, tem seus segredos. Consumidor assíduo da Cafeteria, o empresário Carlos Balisa, proprietário do Restaurante Saúde e Cia, que fica localizado no Centro de Convivência da UFLA, falou sobre a importância da oficina. “Inicialmente eu inscrevi três funcionários do restaurante no curso; no final, oito funcionários participaram e transformaram a nossa forma de preparar o café coado”.

Carlos também ressaltou a importância dos detalhes na preparação do café. “Antes da oficina, o nosso café tinha diferentes sabores; não conseguíamos manter uma uniformidade na bebida. Hoje sabemos da importância do passo a passo na produção do café, desde a escolha do grão até a forma de inserir a água”.
A estudante do curso de Administração da UFLA, Mariane Freitas, participou do curso de Drinks com Café. Ela consome a bebida todos os dias e procurou o curso para fugir do consumo comum. “O que mais me surpreendeu foi o drink com suco de laranja. Nunca imaginei que ficaria tão bom. É muito legal ver que podemos fazer diversas combinações com o café”.
Para a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências dos Alimentos, Sabrina Alves, que ministrou a oficina de Degustação de Cafés: Cerrado x Sul de Minas, foi muito importante ter a oportunidade de compartilhar conhecimento. “Durante o curso, o nosso foco foi diferenciar os cafés do Cerrado e do Sul de Minas. Apresentamos as características dessas duas regiões e os participantes degustaram o café dos dois locais. Assim, foi feita uma prática de degustação e prova de xícara do café no método de preparo aeropress, para identificar possíveis alterações de sabores”.

Atualmente a Cafeteria CafEsal atende o público no Centro de Convivência da UFLA com serviço convencional de cafés e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Em 2016, as suas atividades serão finalizadas no dia 16 de dezembro, tendo como retorno previsto para o dia 16 de janeiro de 2016.
Texto e fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé).











A Universidade de Brunei Darussalam (UBD), no âmbito do Acordo de Cooperação firmado com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), oferece 15 vagas em seu Global Discovery Program (GDP) para alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento matriculados em Universidades Associadas ao GCUB.