Sinad foi realizado com sucesso no fim de semana – veja fotos e trabalhos premiados

image022Com mais de 180 participantes inscritos, o VI Simpósio Nacional de Administração (SiNAd) foi realizado no período dee 6/11 a 8/11, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Palestras, minicursos, apresentações de artigos e confraternizações fizeram parte da programação organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET)/Administração e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA (PPGA).

No total, foram cerca de 120 artigos submetidos à comissão científica do evento e 45 apresentados. A organização fez uma avaliação positiva do Simpósio, que além de ter reunido estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA, atraiu alunos de outras instituições de ensino de Lavras, assim como profissionais e estudantes de várias partes do país. A submissão de artigos registrou a participação de pesquisadores das cinco regiões brasileiras.

A solenidade de abertura

Na quinta-feira (6/11), às 19h, ocorreu a abertura oficial do evento. A mesa de honra da cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Alcides Moinho Júnior, que representou o reitor da UFLA. Professor Alcides deu as boas-vindas aos presentes, desejando-lhes que os trabalhos fossem proveitosos. Mencionou também a importância dos grupos Pets e dos núcleos de estudos, que têm tido destaque na organização de eventos na Universidade.

O pró-reitor lembrou, ainda, do pioneirismo do PPGA e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia, que inauguraram a pós-graduação na UFLA. “A aula inaugural dos cursos de pós-graduação em 2015 será comemorativa dos 40 anos da pós-graduação nesta instituição”, adiantou o professor.

Também contribuíram para a abertura solene das atividades o chefe do Departamento de Administração (DAE), professor Francisval de Melo Carvalho; o coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração, professor Luiz Marcelo Antonialli; a coordenadora do Curso de Graduação em Administração, professora Maria Cristina Angélico Mendonça; e a coordenadora do SiNAd e tutora do PET-Administração, professora Cléria Donizete da Silva Lourenço.

A professora Cléria foi quem deu início aos discursos oficiais, enfatizando o trabalho dos grupos Pets e o potencial que essas estruturas possuem para provocar o envolvimento dos estudantes com projetos, colaborando, assim, para sua formação acadêmica. “Vejo esses grupos como rica oportunidade de aprendizado e desenvolvimento de competências técnicas”, disse. Ela finalizou agradecendo ao PET-Administração, ao comitê científico do Simpósio, ao PPGA, ao Departamento de Administração (DAE), aos professores e todos que colaboraram com a realização do SiNAd.

A programação do primeiro dia

O gerente nacional de Trade Marketing e Garantia da Qualidade da empresa Dello, Fábio Januário, foi quem abriu a programação de palestras. O tema abordado foi “A importância do Trade Marketing na distribuição”. Com 16 anos de experiência no mercado papeleiro, o Simpósio foi espaço para a primeira apresentação de Fábio na UFLA. Em mais de uma hora de palestra, ele falou do “trade marketing” como parte das estratégias que as empresas podem utilizar para que seus produtos e serviços sejam colocados de forma competitiva nos pontos-de-venda.image011

Após a palestra, a Orquestra de Câmara da UFLA encerrou as atividades da noite executando um repertório composto por músicas como “Por uma cabeza”, “Comptine d’un autre été”, além de temas de filmes e séries conhecidas pelo público como os de “Harry Potter”, “Star Wars” e “Game of Thrones”.

Trabalhos premiados

A novidade dessa edição do SiNAd foi o reconhecimento, através de premiações, dos melhores artigos apresentados no evento. Ao todo, seis trabalhos foram agraciados com menção honrosa: o melhor de cada área temática e o melhor artigo apresentado. Esse último recebeu o Prêmio Ricardo Sette.

Confira os artigos premiados:

Prêmio Ricardo Sette

image032Área temática: Redes, relações interorganizacionais, tecnologia e inovação

PERFIL EMPREENDEDOR DOS DISCENTES EM ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Autoria de Viviane Santos Pereira, Daniela Meirelles Andrade, Rafael de Oliveira Rezende e Laura Nadú de Carvalho.

Menções honrosas

Área temática: Estudos organizacionais

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA LIDERANÇA PELA PERSPECTIVA DA TÉCNICA DA EVOCAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS: BREVES REFLEXÕES.

Autoria de Magno Geraldo de Aquino.

Área temática: Marketing e comportamento do consumidor

CONSUMO MUSICAL DA NOVA CLASSE MÉDIA NO BRASIL: O CASO DOS  JOVENS UNIVERSITÁRIOS.

Autoria de Maria Laura de Souza Resende, Daniel Carvalho de Rezende, Aline Sales Morel e Fernanda de Aguiar Zanola.

Área temática: Administração pública

SUBSTITUIÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS: UMA ALTERNATIVA PARA AUMENTO QUANTITATIVO DO EFETIVO OPERACIONAL.

Autoria de Daniela Meirelles Andrade e Humberto Alencar Sabino

Área temática: Cadeias produtivas e agronegócio

APLICABILIDADE DO PROCESSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO PELAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DE MINAS GERAIS.

Autoria de Vagner Alves Arantes, Maria Auxiliadora da Silva e Jéssyca Patrícia Amaral Pereira.

Área temática: Economia industrial, de mercados e internacional

ANÁLISE DA DIVULGAÇÃO DO TESTE DE RECUPERABILIDADE DE ATIVOS: UM ESTUDO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS NA BM&FBOVESPA.

Autoria de Edinilsa Amorim Pessoa e Vagner Alves Arantes

Certificados de participação

Os certificados estarão disponíveis a partir de terça-feira (11/11), no sistema de gestão do evento (www.sinad.com.br/orion). O participante deve acessá-lo com o login e senha cadastrados ou entregues durante o credenciamento. Dúvidas podem ser encaminhadas à organização pelo e-mail petadmufla@gmail.com ou pela página do evento no Facebook.

Veja fotos da abertura (Ana Eliza Alvim)

Veja fotos da apresentação da Orquestra e de outros momentos do evento (PET-Administração)