“A tortura do silêncio”, de Hitchcock, será exibido nesta quarta

i confessO projeto Cinema Com Vida retoma as atividades da Mostra de Filmes “Mestres da 7ª Arte” nesta quarta-feira, 15 de janeiro, às 14 horas, no Museu de História Natural (Câmpus Histórico). O primeiro filme exibido neste ano será “A tortura do silêncio” (“I Confess”, 1954), de Alfred Hitchcock.

Sinopse: O padre católico Michael Logan ouve a confissão de um servente da igreja em Quebec, que lhe diz ter cometido um assassinato. Esse servente, Otto Keller, era um refugiado alemão que matou um advogado inescrupuloso quando tentava assaltá-lo, por precisar de dinheiro. Keller fugiu sem pegar o dinheiro, mas foi visto saindo da cena do crime usando uma batina. Com isso, o inspetor Larrue desconfia dos padres da cidade. O único que não disse onde estivera na noite do crime foi o padre Logan, que passa a ser o principal suspeito do crime. Quando Larrue descobre a relação do padre com uma antiga namorada e agora uma mulher casada, Ruth, ele prende Logan e o leva a julgamento.

Com o filme, o projeto apoiado pela Fapemig visa problematizar as distorções engendradas pela negação da culpa e absolutização dos ideais: questões pungentes para a formação docente comprometida com a condição humana em um tempo marcado pela banalização e espetacularização de diferentes formas de violência.

 

Curso de Inglês da Faepe está com inscrições abertas até 7/2

ingles faepe.jpgA Faepe lançou uma nova oportunidade para os interessados em aprender o idioma inglês: no dia 17 de fevereiro, serão abertas novas turmas do curso de inglês. As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro, para as turmas Beginner, Pre-Intermediate e Intermediate.

O material didático (Macmillan) tem como foco atender às necessidades de pessoas que tenham contato com estrangeiros, pois a ênfase do curso é a comunicação – o estudante aprenderá como ouvir e falar em inglês em vários tipos de situação, desde o nível básico.

O valor do curso varia de acordo com a turma e tipo de inscrição. A duração é de 80 horas e será ministrado no câmpus histórico da UFLA. Todas as informações sobre os horários e custos estão disponíveis em: http://www.faepecursos.ufla.br/?page_id=218.

Conheça outros cursos oferecidos em: http://www.faepecursos.ufla.br/

 

MEC divulga primeira chamada do SiSU – matrícula será de 17 a 21/1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (13/1) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), referente ao primeiro semestre de 2014. Pela página do sistema (http://sisu.mec.gov.br/selecionados), o candidato pode acessar o seu boletim e consultar a lista dos selecionados por instituição. Os convocados na primeira chamada deverão fazer a matrícula no período de 17 a 21 de janeiro.

Para efetivar a matrícula, os candidatos aprovados em ampla concorrência ou vagas reservadas devem preencher a ficha-cadastro (disponível em www.drca.ufla.br), imprimi-la e assiná-la, e enviar à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFLA com cópia dos documentos descritos nas instruções de matrícula. A documentação deve ser enviada via SEDEX, com data de postagem até o dia 21/1 ou ser entregue, no mesmo prazo, no Setor de Atendimento da DRCA.

Acesse as instruções de matrícula, documentação exigida e endereço da DRCA nos seguintes documentos:

Ampla concorrência

Vagas reservadas (cotas)

Segunda chamada

A segunda chamada do SiSU será divulgada em 27 de janeiro e a matrícula, nesse caso, deverá ser efetuada de 31/1 a 4/2.

Lista de Espera

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e aqueles que forem selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado sua matrícula, poderão participar da Lista de Espera do SiSU.

Para participar, é preciso acessar o sistema no período de 27/1 a 7/2 e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SiSU. Ao finalizar essa manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

 

Curso sobre cultura de algodão para profissionais africanos será ministrado na UFLA

AlgodãoA partir de março, 30 profissionais de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe farão o curso de aperfeiçoamento “Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão” na UFLA.

As inscrições poderão ser feitas, de 13 de janeiro a 14 de fevereiro, por profissionais daqueles países africanos graduados em cursos de Ciências Agrárias ou outras áreas de conhecimento, que comprovem atuação em projetos de produção de agricultura familiar. As inscrições serão feitas pelo preenchimento do formulário de inscrição no site http://oleo.ufla.br/algodao e pelo envio de documentação exigida no edital de seleção.

O curso terá inicio em 31 de março de 2014, com duração prevista de quatro meses. Os selecionados receberão bolsa mensal, passagens aéreas e outros benefícios.

Essa capacitação é oferecida pela UFLA, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Instituto Brasileiro de Algodão (IBA) e a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

Para mais informações, acesse o site http://oleo.ufla.br/algodao/ ou entre em contato pelo e-mail: cursoalgodao@dag.ufla.br.