UFLA na mídia: veículos destacaram produção de cafés com sabores diferenciados

CAFÉS SABORESO aroma inconfundível do café é uma de suas principais características. Mas uma pesquisa pioneira, feita na UFLA, seguiu uma direção distinta: conseguiu produzir cafés com sabores de chocolate, caramelo e de fruta cítrica, utilizando fungos que alteram algumas propriedades da bebida durante a fermentação.

Os cafés com sabores exóticos foram desenvolvidos pela professora Rosane Schwan, do Departamento de Biologia (DBI), e pela doutoranda Suzana Evangelista, do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos. Até a detecção das leveduras responsáveis pelos sabores, foram 15 anos de pesquisa.

Nos últimos três anos, houve uma análise de mais de 400 microrganismos existentes nos grãos. Isso revelou três espécies de fungos capazes de influenciar o sabor da bebida, com a produção de substâncias capazes de alterar as propriedades do café.

As espécies de fungos foram estudadas e multiplicadas, gerando uma solução com a qual o café deve ser pulverizado durante a secagem. Essa é uma parte importante do processo, de acordo com a professora Rosane, e tem duração de cerca de 15 dias.

Os resultados dessa pesquisa têm sido publicados em periódicos e destacados na imprensa. Veja abaixo matérias produzidas pela EPTV e pelo portal G1:

 

[vsw id=”4K0NcpIiJ8E” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

 

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/01/pesquisadores-produzem-cafe-com-diferentes-sabores-em-lavras-mg.html

 

Usuários mineiros da linguagem de programação Python se encontrarão na UFLA

python1A UFLA sediará, no dia 25 de janeiro, o I Encontro do Grupo de usuários de Python de Minas Gerias. O evento será a partir das 10 horas, no Anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação (DCC).

O encontro contará com seis palestras. As inscrições podem ser feitas e a programação pode ser conferida no site http://pythonmg.com.br/encontro/.

Com informações de Mônica Faria – bolsista Ascom/DCC

 

Integrantes do Centro Acadêmico de Administração Pública promoveram ação social de Natal

ação socialNo dia 15 de dezembro, integrantes do Centro Acadêmico de Administração Pública – Gestão Inovar 2013 foram à Pastoral Novo Horizonte para levar brinquedos para as crianças da comunidade.

Sob a coordenação da estudante Bianca Michalsky, o projeto teve apoio da Universidade Federal de Lavras, comerciantes, alunos do curso e integrantes da Pastoral. Houve brincadeiras, entregas de brinquedos, atividades físicas, distribuição de lanche e outras atividades.

Essa foi a segunda ação social do Centro Acadêmico. A primeira foi realizada no dia das crianças, no CEMEI do bairro Cohab/Caminho das Águas, sob coordenação do vice-presidente Júlio Marques.

ação social1Os integrantes ficaram muito satisfeitos com a felicidade das crianças e com a dedicação da Pastoral no apoio às atividades.

Para o vice-presidente do CA Júlio Marques, a atividade foi capaz de gerar reflexões entre os participantes: “é preciso repensar a futilidade alcançada pela sociedade, que gera uma desigualdade gigantesca. Ações que estejam ao alcance de quem as realizam já contribuem para um mundo melhor”.