Nuquali promoveu curso de Gestão de Qualidade em Supermercados

Nuquali curso supermercadosO Núcleo de Estudos em Qualidade de Alimentos (Nuquali) promoveu, durante outubro, novembro e dezembro de 2013, o curso de Gestão de Qualidade em Supermercados. Com ênfase nas boas práticas e higienização adequada, a qualificação teve como objetivo o aprimoramento da segurança e comercialização de alimentos de Lavras e região, tendo como convidada a empresa Rex Supermercados.

O curso abordou questões básicas de boas práticas de fabricação (BPF), procedimentos de controle de qualidade e regulamentação na comercialização de alimentos, entre outros tópicos.

A iniciativa partiu do próprio estabelecimento, em parceria com o Nuquali, para o aprimoramento e capacitação de gerentes e supervisores. A melhoria da gestão de qualidade no comércio de alimentos e a promoção da extensão universitária foram resultados pretendidos pelo curso, que contou com 40 horas de palestras. Os próprios integrantes do Núcleo e a sua orientadora, professora Carolina Valeriano (DCA), foram os prelecionistas.

Lucas Luvizaro – bolsista Ascom/DCA

 

Projeto do DCC oferece bolsa para desenvolvedor web

webUm projeto que será desenvolvido no Núcleo de Pesquisas em Acessibilidade, Usabilidade e Tecnologia Assistiva (Alcance), com apoio da empresa Polaris (incubada na Inbatec) e do CNPq, está com processo seletivo aberto para desenvolvedor web.

A bolsa é voltada para graduado em computação ou áreas afins, que tenha experiência com desenvolvimento web e linguagem PHP. Também são desejáveis conhecimentos em JavaScript e do framework Zend.

Os currículos devem ser enviados em formato PDF para o e-mail monserrat@dcc.ufla.br até o dia 17 de janeiro. Com duração de 2 anos, a bolsa tem valor mensal de R$ 1100,00 e o bolsista dedicará ao projeto 40 horas semanais.

 Com informações de Mônica Faria – bolsista Ascom/DCC

 

Dois projetos da UFLA vencem 12º Prêmio Furnas Ouro Azul

Prêmio FurnasA 12ª edição do Prêmio Furnas Ouro Azul foi dedicada aos doze melhores trabalhos escolhidos entre os vencedores das edições anteriores. Durante esses anos, a UFLA teve alguns de seus estudantes agraciados e a relevância dos trabalhos desenvolvidos na Universidade foi confirmada com a premiação de dois deles na última edição do prêmio, entregue no dia 10 de dezembro, em Belo Horizonte.

As categorias Estudante Nível Superior e Estudante Mestrado/Doutorado foram vencidas por trabalhos feitos na UFLA. O projeto “Funcionalização da Sílica com Ciclodextrina e sua Utilização na Remoção de compostos Orgânicos em Meio Aquoso”, de autoria dos discentes Lucas Bragança de Carvalho e Tauana Garcia Carvalho e orientado pela professora Luciana de Matos Alves Pinto (DQI), já havia sido premiado em 2010 e venceu a categoria Estudante Nível Superior.

Já o projeto “Viabilidade da Aplicação da Peroxidase de Nabo na Descoloração de Efluentes Têxteis Sintéticos e Produtos de Degradação Formados”, da pesquisadora Maria Cristina Silva e orientado pela professora Angelita Duarte Corrêa (DQI), foi o destaque na categoria Estudante Mestrado/Doutorado. O trabalho também foi premiado em 2010.

O prêmio tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o uso consciente e a preservação dos recursos hídricos, valorizando os projetos feitos nesse sentido. Nesta edição, considerou seus resultados e impactos. Além das categorias voltadas para estudantes de ensino superior e pós-graduandos, foram entregues prêmios nas categorias empresa pública, empresa privada e comunidade.

Foto: Uarlen Valerio – Agência i7