Comissão Própria de Avaliação da UFLA realiza pesquisa – responda ao questionário

ufla vista aereaA Comissão Própria de Avaliação da UFLA (CPA) realiza uma ampla pesquisa no câmpus, a fim de conhecer as opiniões e o relacionamento da comunidade acadêmica com a Universidade e elaborar, a partir disso, o relatório de avaliação institucional referente ao ano de 2013. As opiniões serão colhidas por meio de questionários on-line, que a CPA enviará aos e-mails institucionais de graduandos, pós-graduandos, docentes e técnicos administrativos.

Esse questionário deverá ser respondido entre os dias 10 de dezembro de 2013 a 13 de janeiro de 2014. A resposta é fundamental para a construção de uma Universidade cada vez melhor.

A CPA é autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes. Formada por membros eleitos pelos técnicos administrativos, estudantes e professores, também possui representantes da sociedade civil. A CPA tem analisado crítica e continuamente a eficiência, eficácia e efetividade acadêmica da UFLA ao longo dos anos. Para isso, tem recolhido informações junto à Reitoria, Pró-Reitorias e departamentos didático-científicos e aplicará, durante os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, esse amplo questionário junto à comunidade universitária.

A Comissão se constitui como uma das ações que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004, por meio da Lei nº 10.861. A avaliação institucional tem por finalidade a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Busca, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Para a elaboração do relatório de avaliação institucional referente ao ano de 2013, os membros componentes da CPA são: José Antônio Araújo Andrade, presidente e representante do corpo docente, juntamente com Fernanda Gomes e Souza Borges; Adriano Higino Freire e Cleber Tavares de Sales, representantes dos técnicos administrativos; Arilton Ribeiro Ferreira e Tatiane Carvalho Alvarenga, representantes do corpo discente; e Alysson Massote Carvalho e Maria Imaculada de Almeida Curi, representantes da sociedade civil.

O relatório da CPA irá abranger as seguintes dimensões:

  • I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
  • II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
  • III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
  • IV – a comunicação com a sociedade;
  • V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
  • VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
  • VII – infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  • VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  • IX – políticas de atendimento aos estudantes;
  • X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

O relatório de avaliação institucional referente ao ano de 2013 será divulgado no final do primeiro trimestre de 2014, quando a comissão convidará toda a comunidade acadêmica para sua apresentação. Conheça os relatórios anteriores da Comissão Própria de Avaliação da UFLA e os demais trabalhos em: www.cpa.ufla.br .

* Caso não receba o e-mail com o link para o questionário, entre em contato com a CPA pelo e-mail cpa@dadp.ufla.br.

 

PETI Direito realiza I Simpósio de Bioética

bioéticaCom o objetivo de divulgar a bioética, uma área interdisciplinar recente, o Grupo PETI e o Laboratório de Bioética, ambos do curso de Direito da UFLA, irão realizar, no dia 12, o I Simpósio de Bioética. O evento terá início às 16h30, no Anfiteatro do Departamento Ciências Exatas (DEX). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

A primeira palestra será sobre “Bioética: uma tentativa de conceituação”, ministrada por Juraciara Vieira Cardoso, professora do Departamento de Direito. A seguir, os professores Luciano José Pereira e Joziana Muniz de Paiva Barçante, que integram o Comitê de Ética em Pesquisas da UFLA, tratarão de “Ética e pesquisa com seres humanos”. Por fim, Sérgio Alves Bambirra, professor do Departamento de Medicina Veterinária, apresentará “Bioética e experimentação animal: considerações (im)pertinentes”.

A bioética é uma área interdisciplinar recente, reunindo conhecimentos de Ética, Filosofia, Direito, Biologia, Medicina, entre outros, com o intuito de promover discussões reflexivas e buscar soluções para dilemas contemporâneos surgidos com o desenvolvimento científico.

Amanda Castro – Jornalista. Com informações de Samuel Furtado – bolsista Ascom/DIR

 

Gedim visitou comunidade Noiva do Cordeiro

noiva do cordeiroO Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero e Diversidade em Movimento (Gedim) visitou, no dia 23 de novembro, a comunidade Noiva do Cordeiro, localizada no município de Belo Vale, na região central de Minas Gerais.

Através do projeto “Relações de Gênero: Configurações e Reconfigurações da Divisão Sexual do Trabalho entre Mulheres Assentadas, Mulheres Negras e da Economia Solidária”, 60 pessoas se deslocaram dos municípios de Prados, Guapé e Lavras, com o objetivo de fortalecer trocas de experiências entre organizações produtivas.

Vários temas puderam ser apreendidos pelas (os) visitantes: mulheres da Economia Solidária de Prados; do Conselho de Políticas de Igualdade Racial de Lavras e assentadas do grupo “Olhos D’água: Produzindo e Preservando” da Reforma Agrária Santo Dias de Guapé, cuja coordenação é do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

Cerca de 300 pessoas moram na comunidade, sendo que 70 vivem na “Casa Mãe”, instituição coordenada por mulheres e pela matriarca D. Delina. É possível observar que as mulheres se deslocam entre a produção agrícola, confecção, fábrica de produtos de limpeza, atividades culturais, educação das (os) filhas (os), cuidado das (os) idosas (os) e atividades domésticas cotidianas.

O café, as hortaliças orgânicas, frutas, o arroz, feijão, frango caipira, suínos, leite, queijo, os sucos, pães, bolos e biscoitos são preparados para a refeição pelas mulheres, de uma forma coletiva. Frutas e verduras também são cultivadas para fins comerciais e entregues no Ceasa de Belo Horizonte.

As mulheres e alguns jovens capacitaram-se em oficinas de música, teatro e dança. Toda semana organizam a “Sexta da Viola”. A dupla sertaneja Márcia e Maciel gravou um CD e hoje faz sucesso na comunidade.

Segundo Edilene Fernandes, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Noiva do Cordeiro, toda renda é produzida coletivamente e reinvestida na manutenção e ampliação dos serviços prestados. O plantio é realizado em terras arrendadas.

Como processo de ensino, pesquisa e extensão, as atividades foram comandadas pelos alunos (as) Alana Carvalho Pereira, Bruno Mazzi, Clarice Viana Avelar e Paula Cristina Correa Neto de Carvalho ; o professor do DECAC/UFSJ, Benedito Anselmo Martins Oliveira; a professora do DCH/UFLA, Vera Simone Schaefer Kalsing; os mestrandos do PPGA/DAE, Alex dos Santos Macedo e Luís Fernando Silva Andrade; e a bolsista especialista EXP-B do CNPq, Rosemeire Aparecida de Oliveira. O GEDIM está sob a coordenação da professora Maria Lourdes Souza Oliveira e conta com o apoio do CNPq.

O Gedim é vinculado ao Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), por intermédio do Departamento de Ciências Administrativas e Contáveis (Decac), e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP).

Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom

 

Colóquio de Física aborda a física do Paradoxo EPR e das desigualdades

EPR-Paradox1 cópiaO Departamento de Ciências Exatas (DEX) da UFLA irá realizar nesta quarta-feira, 11, às 17h45, em seu anfiteatro, o colóquio intitulado “Pensando a estatística e a física do Paradoxo EPR e das desigualdades”. Nesta edição, quem fará a apresentação será o professor Marcelo Silva de Oliveira, professor do DEX.

A Mecânica quântica revisita a Física Clássica, confirmando-a e explicando-a nos casos-limite e prevendo efeitos/fenômenos surpreendentes, acabando também por explicar coisas inexplicáveis pela Física Clássica. Ela também força a pensar sobre a essência da estrutura do Universo e sobre conceitos fundamentais. Um desses pensamentos é sobre o Paradoxo EPR e as desigualdades de Bell, que conjugam conceitos físicos e estatísticos de um modo muito interessante, em especial, os conceitos de variáveis aleatórias, observáveis, variáveis ocultas, correlações entre medições, localidade, e a realidade física. O objetivo deste colóquio é explorar um pouco dessas coisas.

Mais informações
Departamento de Ciências Exatas – DEX/UFLA
Profª Karen Luz Burgoa Rosso
(35) 2142 2140

Amanda Castro – jornalista

 

UFLA adquiriu o “antigo” Hospital do Coração, que apoiará Medicina e comunidade – veja fotos

IMG_2420

O curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) terá início com uma ótima perspectiva: a UFLA adquiriu o Hospital do Coração de Lavras, que estava há 5 anos desativado. O Auto de Imissão de Posse foi assinado no próprio Hospital, no dia 6 de dezembro, pelo juiz de Direito Rodrigo Melo Oliveira; pelo oficial de Justiça Emerson Mendes de Figueiredo; e pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. Também estava presente o administrador judicial da massa falida, José Peixoto Maciel.

O momento foi considerado histórico pelas autoridades presentes. Pronunciaram-se os professores João Chrysostomo de Resende Júnior (assessor para Desenvolvimento Acadêmico), Soraya Alvarenga Botelho (pró-reitora de Graduação) e Édila Vilela de Rezende Von Pinho (vice-reitora).

O juiz Rodrigo Melo Oliveira, responsável pelo processo, ressaltou os pontos positivos da aquisição do Hospital pela UFLA: “Primeiro, porque pôs fim a um processo de falência, pelo qual mais de setenta famílias receberão seus valores devidos. Além disso, o curso atenderá aos moradores de Lavras e região, transformando a história da saúde local”.

O professor Scolforo agradeceu à equipe responsável pelo projeto do curso de Medicina, às autoridades apoiadoras e ao apoio do MEC (especialmente do secretário executivo Henrique Paim), que viabilizou a abertura do curso de Medicina e de sete engenharias na UFLA (quatro em 2014 e três em 2015). “Já tínhamos o ‘embrião’ da área e o curso consolidará a Saúde na UFLA. A estrutura de apartamentos e blocos cirúrgicos deste Hospital são ideais, embora precise de reformas”, afirmou.

Com um bloco de três andares, cerca de 50 leitos, três salas cirúrgicas e ampla estrutura física, o Hospital do Coração está em uma localização estratégica. Scolforo ainda ressaltou a parceria da UFLA com o Unilavras na elaboração do projeto do curso de Medicina: “demonstra que ambas as instituições estão preocupadas em estruturar a saúde de Lavras e não com concorrência. O compromisso cidadão com o bom combate fica estampado nessa busca por melhorias”.

Anúncio à comunidade

O anúncio da aquisição foi feito durante uma coletiva de imprensa, no dia 9, na Reitoria. Além do reitor, o pró-reitor de Graduação em exercício, professor Marco Antônio Villarta Neder, o deputado federal Reginaldo Lopes, o prefeito de Lavras Marcos Cherem e o presidente da Câmara Municipal Marcos Possato responderam às dúvidas de jornalistas e às perguntas dos presentes. Também integraram a mesa os médicos Marcos Antônio Abe Saber Miguel (Santa Casa) e José Cherem (Hospital Vaz Monteiro).

A estrutura conta com 2924 m2 de lote, sendo 2810 m2 de área construída e tem sua portaria na Avenida Coronel Juventino Dias Teixeira, no bairro Jardim Glória. Com a reforma e ampliação, o Hospital ganhará um novo bloco, aumentando sua capacidade para 120 leitos. Assim, poderão ser feitas 3 mil internações por ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em torno de 8 mil consultas anuais, tornando-se, então, uma alternativa excepcional para a melhor formação dos discentes, além de prestar um serviço em saúde pública que permitirá uma melhoria significativa no atendimento à comunidade em geral.

Entre as várias áreas de especialização em que o Hospital Universitário atuará, pode-se dar destaque ao Centro de Oncologia, que é um enorme anseio da população de Lavras. As demais áreas serão definidas em conjunto com os demais hospitais de Lavras, a fim de que cada um seja referência em setores específicos e possam contribuir um com o outro.

O reitor da UFLA, na entrevista coletiva, perguntou ao prefeito municipal Marcos Cherem e ao deputado federal Reginaldo Lopes como eles poderiam auxiliar para viabilizar o projeto de reforma e ampliação do Hospital. Ambos foram proativos em considerar que participarão com a ajuda na busca de recursos para que essas ações sejam consolidadas.

Assinatura do termo de posse – fotos: Mateus Lima
Coletiva de imprensa – fotos: Helder Tobias e Amanda Castro

 

Inglês Sem Fronteiras realiza palestras, em dezembro, para participantes

Inglês sem FronteirasNo dia 9 de dezembro, as atividades acadêmicas do curso de inglês do programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) foram iniciadas, com uma palestra sobre o teste de proficiência TOEFL. O programa oferecerá aulas presenciais a partir de 13 de janeiro de 2014, como apoio linguístico-cultural aos alunos que irão pleitear bolsa do programa Ciência Sem Fronteiras.

As próximas palestras serão nas seguintes datas, horários e locais:

  • 10/12: UFLA sem Fronteiras, Anfiteatro do DEX, 17h30 às 18h45
  • 11/12: Ciências sem Fronteiras: o retorno, Anfiteatro do DCC, 17h30 às 18h45
  • 18/12: Welcome to IsF, Anfiteatro da Biblioteca, 17h30 às 18h45
  • 20/12: Welcome to IsF, Anfiteatro da Biblioteca, 12 horas às 13h45.