No período de 25 de fevereiro a 1º de março, estarão abertas as inscrições para o projeto Atividade Física e Saúde para a Vida, que é realizado na UFLA. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Educação Física (DEF), na sala do professor Gustavo Puggina Rogatto ou pelo telefone: (35) 3829-1949.
Nesse projeto, são oferecidas atividades físicas diversificadas, gratuitamente e duas vezes na semana, para idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Entre essas atividades, esportes adaptados, dança e ginástica. Os exercícios são executados e monitorados por estudantes de Educação Física, sob a coordenação dos professores Priscila Valim Rogatto e Gustavo Puggina Rogatto.
Na edição de fevereiro da revista INFOExame, editoria inovação, a empresa Mitah Technologies, em desenvolvimento na Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Inbatec/UFLA), foi destacada como exemplo de startup com foco na apresentação de soluções tecnológicas para o agronegócio, baseadas em mobilidade e na computação em nuvem.
A reportagem de Marcus Vinícius Brasil apresenta o software Lactusmart como uma ferramenta inovadora que utiliza tecnologia de ponta e espírito inovador de uma equipe de jovens empreendedores. Trata-se do primeiro Sistema Integrado de Gestão desenvolvido para atender a laticínios sem a necessidade de instalação de programas ou mesmo de armazenamento de dados, o que dispensa o uso de servidores internos e de equipe de TI própria.
A tecnologia é voltada para o segmento de laticínios que, somente em Minas Gerais, somam mais de mil empresas. O Lactusmart permite que o leite seja registrado desde a coleta nas fazendas produtoras, cujas informações são acompanhadas durante os exames laboratoriais até a transformação em derivados nos laticínios.
O desenvolvimento do software Lactusmart teve inicio em 2011, após um encontro promovido pelo Sebrae-MG entre a empresa Mitah Technologies e um grupo de dez laticínios da região do Sul de Minas. Na ocasião, a Mitah ouviu a demanda do grupo sobre a necessidade de um software que atendesse efetivamente à gestão dos laticínios e que fosse, ao mesmo tempo, capaz de eliminar despesas desnecessárias com infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).
O Sistema Integrado de Gestão permite o acompanhamento da fazenda à indústria
Entre os módulos que o sistema oferece, incluem-se: Comercial; Fiscal; Contábil; Gestão de Estoques; Financeiro; e Coleta e Pagamento de Leite. Em breve, serão integrados módulos de Gestão de Pessoas, Qualidade e Rastreabilidade.
Outra vantagem do software é que não demanda alto investimento inicial em infraestrutura, podendo ser utilizado por laticínios de diferentes portes e em qualquer lugar do País. O investimento que cada empresa irá fazer estará condicionado à quantidade de usuários simultâneos que ela pretende ter e aos módulos aos quais as empresas têm interesse.
“O sistema sempre é customizado segundo a necessidade de cada cliente, evitando, assim, investimentos desnecessários. Além disso, é possível acessar o sistema de qualquer lugar, eliminando uma estrutura complexa de tecnologia”, explica o professor André Vital Saúde, um dos empreendedores da Mitah Technologies.
O doutorando Thiago Vincenzi Conrado, do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, apresentou o software Horta Fácil a extensionistas e pesquisadores americanos na Universidade do Novo México, em Las Cruces (Estados Unidos), no dia 8 de fevereiro. A versão em inglês do software foi apresentada como uma ferramenta inovadora de ensino e extensão, capaz de auxiliar no suprimento da demanda crescente no design e planejamento de hortas locais orgânicas.
De acordo com o doutorando, um dos desenvolvedores do Horta Fácil, há uma grande parcela dos consumidores americanos que passou a adotar o sabor, procedência e técnica de produção como principais fatores de escolha e estão dispostos a pagar significativamente mais pelo que desejam. “É neste cenário que o software pode expressar seu potencial, pois o aplicativo, além de auxiliar no planejamento de uma produção contínua, fornece ao produtor informações que otimizam o cultivo, reduzindo drasticamente a falta ou excesso de produto”.
Embora a apresentação do software em um seminário aberto não fizesse parte do projeto de pesquisa, o orientador de Thiago no exterior, professor Paul W. Bosland, incentivou a apresentação. Como resultados, alguns professores afirmaram que irão utilizar o software como recurso para ensinar estudantes de horticultura a como planejar uma produção contínua mais eficiente. No final do encontro, cópias do software foram distribuídas a extensionistas e educadores, que demonstraram interesse em expandir e ajustar o banco de dados para a região do Novo México.
O estudante Thiago Conrado estuda, na UFLA, o melhoramento do tomateiro visando a resistências, sob orientação do professor Wilson Roberto Maluf. Além deles, os professores Luiz Antonio Augusto Gomes (UFLA) e Ernani Clarete da Silva (UFSJ) integram a equipe desenvolvedora do software. O Horta Fácil contou com o apoio financeiro da Fapemig, CNPq, Capes e HortiAgro Sementes, e está disponível para download gratuitamente em: http://www.hortafacil.com.
O software
O Horta Fácil vem sendo apresentado em todas as suas versões desde 2009
O Horta Fácil auxilia no planejamento da produção contínua semanal de hortaliças, com base numa quantidade definida pelo usuário do programa para cada hortaliça. Uma vez definidas as quantidades de cada produto semanais, o programa estabelece a frequência de plantio e a quantidade e a área a serem plantadas por vez, evitando excesso ou falta de hortaliças. Além disso, permite calcular a área total necessária para constituir a horta e o consumo diário estimado de água de irrigação.
A ferramenta é destinada ao planejamento de hortas domésticas, comunitárias e escolares, mas também pode ser utilizada por produtores. Na UFLA, o software vem sendo divulgado desde 2009 nas disciplinas obrigatórias e eletivas de Olericultura, do curso de Agronomia, bem como em minicursos promovidos pelo Núcleo de Estudos de Olericultura (NEO).
O Programa Universidade Aberta da TV Universitária (TVU) desta sexta-feira (22) terá como destaque o novo projeto de extensão que está sendo construído de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a organização não governamental norueguesa New Chance Foundation, visando a apoiar crianças órfãs na República Democrática do Congo – África.
Também será destacado o projeto pioneiro em desenvolvimento na UFLA com alunos de uma escola pública de Lavras, focado na recriação de um robô inventado há 500 anos por Leonardo da Vinci. O projeto tem a coordenação do professor Roberto Alves Braga Júnior, do Departamento de Engenharia (DEG/UFLA) e inclui a participação de uma equipe multidisciplinar.
O programa Universidade Aberta vai ao ar nesta sexta-feira (14), às 19 horas, com reapresentação no domingo, às 9h30.
A quarta edição dos Jogos da UFLA (Jufla) será iniciada amanhã, 23, com confrontos no handebol masculino, a partir das 8 horas, no Ginásio Poliesportivo da Universidade. Os jogos serão realizados até o dia 7 de abril, nas modalidades: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei de quadra e vôlei de areia.
Hoje, a Liga Esportiva da UFLA (Leufla) realizará um congresso técnico, às 17h40 na sala de reuniões do Centro de Convivência, para definir as chaves das modalidades. As camisetas dos inscritos estão disponíveis na sala da Leufla (também no Centro de Convivência) e podem ser retiradas até hoje, às 18 horas.
Os Jogos da UFLA contarão com a participação da Associação dos Pós-graduandos (APG), Associação dos Docentes da UFLA (Adufla), Sindicato dos Técnicos Administrativos da UFLA (Sindufla) e dos cursos de graduação: Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Filosofia, Física, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.
Confira mais informações e a cobertura dos Jogos no site da Leufla: www.leufla.ufla.br.
O filme Blade Runner é a quarta atração da Mostra de Filmes Ciência e Sociedade, do projeto “Magia da Física e do Universo. A obra será exibida no dia 22, às 16 horas, no Museu de História Natural. A sessão será seguida por um debate sobre os efeitos da tecnologia no cotidiano e a visão dos criadores sobre o desenvolvimento tecnológico. O próximo filme da mostra, Frankenstein, deverá ser exibido no dia 1º de março.
Sinopse
Dirigido por Ridley Scott e lançado em 1982, Blade Runner se passa no início do século XXI. Neste período, uma grande corporação desenvolve robôs mais fortes e ágeis que os seres humanos, e equiparados em inteligência – os “replicantes”.
Esses robôs são utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas, mas um grupo mais evoluído deles provoca um motim, em uma colônia, fazendo com que os replicantes fossem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte.
A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como “Blade Runner”, têm ordem de exterminá-los. Em 2019, cinco replicantes chegam à Terra, e um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.