Iniciada a construção da Agência de Inovação do Café no câmpus da UFLA

20.02 agência inovação 1Foi assinada nessa terça-feira (19) a ordem de serviço que dá início à construção da Agência de Inovação do Café, que será sediada no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e deverá integrar em um mesmo espaço físico iniciativas voltadas ao desenvolvimento de inovações para o setor cafeeiro, por meio da interação entre competências institucionais em projetos colaborativos.

A cerimônia foi realizada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), na cidade Administrativa, contando com a presença do secretário Nárcio Rodrigues, secretário adjunto e coordenador do projeto Inova Minas, Evaldo Vilela; secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Déa Fonseca; subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vicente Gamarano  e o superintendente de Inovação Tecnológica, José Luciano de Assis Pereira. Pela UFLA, o termo que dá início às obras foi assinado pelo assessor de assuntos Institucionais da UFLA, professor Antonio Nazareno Guimarães Mendes e o gerente do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abraão.

O projeto vem sendo articulado desde 2009 pelo Polo de Excelência do Café e pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Sectes, contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e UFLA.

Assessor para assuntos Interinstitucionais, professor Antônio nazareno, assina o termo que dará início às obras
Assessor para assuntos Interinstitucionais, professor Antônio Nazareno, assina o termo que dará início às obras

Estima-se um investimento na ordem de dois milhões de reais e a construção deverá ser finalizada no segundo semestre de 2013. Desse montante, foi feito o repasse de R$ 1,2 milhão pela Finep e a contrapartida da UFLA será de R$ 800 mil, negociados com o Ministério da Educação (MEC).

O projeto vai integrar iniciativas como o Polo de Excelência do Café, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT-Café), Centro Tecnológico de Comercialização Online de Café (e-Café Brasil), o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), que inclui o Centro de Trainee em Mercados e Bureau de Informação e Desenvolvimento do Café, além de ações do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café – Cepecafé/ UFLA.

Para o professor Antônio Nazareno, que no ato representou o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a obra tem uma importância muito grande para a Universidade e para o Estado de Minas, por consolidar a trajetória de excelência na geração de conhecimentos científicos e tecnológicos para o setor cafeeiro.

Gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo Abrahão, reforça ambiente de parcerias
Gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo Abrahão, reforça ambiente de parcerias

Na avaliação de Edinaldo Abrahão, a Agência de Inovação do Café surge para integrar o governo, as universidades e o setor empresarial, considerando as condições estruturais de uma aliança estratégica como a base edificadora que faltava para elevar a cafeicultura de Minas à competitividade desejada na sociedade do conhecimento. “Esse projeto não é uma obra em si, uma estrutura a mais, esse prédio vai simbolizar uma estrutura para agregar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que trabalham para tornar a cafeicultura mineira referência em ciência, tecnologia e inovação”, reforça.

A Agência de Inovação do Café vem somar à estrutura já disponível na UFLA com foco em inovação, como o Núcleo de Inovação Tecnológica – Nintec, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inbatec e o Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec, cuja construção terá início em breve.

 

Secretário Narcio Rodrigues apoia a construção de ambientes colaborativos voltados à projetos inovadores para o setor cafeeiro
Secretário Narcio Rodrigues apoia a construção de ambientes colaborativos voltados à projetos inovadores para o setor cafeeiro

 

Amistosos de handebol e basquete, nesta sexta, inauguram quadra do Ciuni

A Liga Esportiva da Universidade Federal de Lavras (Leufla) convida a comunidade acadêmica para torcer em amistosos de handebol e basquete, que serão disputados contra a Universidade Federal de São João Del Rei nesta sexta-feira, 22, a partir das 19h30, na quadra coberta do Centro de Integração Universitária (Ciuni). Os jogos irão celebrar a inauguração da quadra coberta.

Os confrontos, nas categorias feminina e masculina, serão uma prévia da Liga do Desporto Universitário – Fase Estadual, que ocorrerá em março nas cidades de Ouro Preto, Itajubá e Viçosa. Os amistosos das equipes de handebol masculino e feminino e Basquete serão realizados nos respectivos horários: 19h30 (handebol feminino), 20h30 (handebol masculino) e 21h30 (basquete masculino).

 

UFLA é a 1ª universidade brasileira em ranking internacional de sustentabilidade

GREEN METRIC-uflaA Universidade Federal de Lavras (UFLA) aparece como a primeira universidade brasileira no ranking Green Metric 2012, elaborado pela Universitas Indonesia (UI). O resultado considera os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental nos câmpus de 215 universidades participantes, de 49 países.

No ranking global, a UFLA aparece na 70ª posição,sendo considerados seis critérios principais: estrutura do câmpus e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente. Considerando a classificação por “Instituições de Ensino Superior Especializado” (Specialized Higher Education Institution), a UFLA é a 16ª do mundo no ranking geral, posição que sobe para 7° lugar geral segundo a classificação por Universidades localizadas em cidades do Interior (Ranking By Campus Setting).

Quando considerados alguns critérios específicos, a UFLA figura em 7° lugar em Educação, no grupo das 70 ao qual pertence, estando empatada em 1° lugar do mundo com outras 21 instituições – inclusive a primeira colocada no Ranking Geral, no quesito uso e tratamento de água, item de maior preocupação mundial atualmente.

A Universidade de Connecticut (EUA) ficou em primeiro lugar, seguida pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido e pela University College Cork, da Universidade Nacional da Irlanda.

As outras universidades brasileiras que participaram são: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (93ª), Universidade de São Paulo – USP (101ª), Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (178ª), PUC/Rio Grande do Sul (186) e Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (189ª).

O objetivo deste ranking é fornecer o resultado da pesquisa sobre o estado atual e as políticas relacionadas à sustentabilidade e preocupação ambiental nas universidades de todo o mundo. De acordo com os organizadores, as medidas tomadas pelas instituições precisam ser identificadas e tomadas como exemplo para a implementação de políticas sustentáveis e ecológicas. Espera-se que, chamando a atenção de dirigentes universitários e demais partes interessadas, mais prioridade seja dada às energias limpas, conservação da água, combate à mudança climática global, reciclagem e temas relacionados.

O ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia lançada em 2010. No ano anterior, a instituição sediou uma conferência internacional sobre indicadores de qualidade em universidades e, contando com a participação de especialistas em elaboração de rankings, deu início ao Green Metric.

A colocação da UFLA como a primeira entre as universidades brasileiras no ranking de sustentabilidade foi recebida com orgulho pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, idealizador do Plano Ambiental e Estruturante que vem sendo implementado desde 2009, para viabilizar o crescimento sustentável do câmpus. Além do caráter ambiental prioritário, ele enfatiza o aspecto acadêmico de disponibilizar aos estudantes a vivência em ambientes corretos, favorecendo a relação de ensino-aprendizagem compatível com as exigências ambientais.

“Estamos dando exemplo ao mundo de que é possível aliar crescimento acelerado com uma gestão que pensa nas futuras gerações e na formação de profissionais comprometidos com a preservação ambiental. Para a UFLA, a excelência em ensino, pesquisa e extensão deve estar vinculada a ações ambientalmente corretas e socialmente justas, cujo resultado envolve o esforço conjunto de professores, servidores e estudantes”, considera.

Universidade ambientalmente correta

As ações e resultados do Plano Ambiental e Estruturante têm evidenciado a Universidade como exemplo nacional de gestão sustentável; podendo ser destacados a renovação de todo o sistema de energia elétrica; o sistema de coleta e tratamento de esgoto; o sistema de coleta das águas da chuva; a estruturação das bacias de drenagem; a troca dos destiladores; o plantio de 50 mil mudas de 53 espécies nativas e frutíferas; medidas de preservação das nascentes, treinamento e equipagem da Brigada de Incêndio, a instalação do digestor de carcaças; o fim das fossas sépticas; a campanha UFLA Recicla, que trocou copos plásticos por canecas; e o programa de coleta de resíduos de todos os laboratórios, incluindo o treinamento de técnicos dos diferentes setores e de estudantes de pós-graduação para serem multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

O ranking pode ser visualizado aqui.

Colaboração: Cibele Aguiar