Reitor da UFLA participa da posse dos ministros da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação

Cibele Aguiar

Em solenidade realizada nesta terça-feira (24), Aloizio Mercadante deixou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e assumiu o Ministério da Educação (MEC), até então ocupado pelo ministro Fernando Hadadd, que deixa o cargo para concorrer à prefeitura de São Paulo. O ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp, é o novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. O reitor em exercício da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo participou da cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, que teve a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Em seu discurso, a presidente Dilma referiu-se a cerimônia de posse dos novos ministros como um “casamento” entre a educação e a ciência, tecnologia e inovação, para um novo patamar de desenvolvimento. Para a presidente, a estratégia de priorizar a educação foi mérito do presidente Lula, presente e aplaudido durante a cerimônia. “Que país estranho é esse que precisou de um presidente e de um vice-presidente sem diploma para dar valor à educação, da creche à pós-graduação (…). Eu continuarei com esse projeto, porque sei que é assim que mudaremos esse país”, enfatizou.

Reitor em exercício, professor Scolforo participa da cerimônia dos novos ministros. A imagem é da transmissão ao vivo da TV Nacional do Brasil (governo federal)

A presidente Dilma também teceu elogios às conquistas do ministro Fernando Hadadd à frente do Exame Nacional dos Estudantes (Enem), citado-o como o articulador de um projeto grandioso que transformou a vida de milhões de jovens brasileiros por meio da democratização do acesso e que possibilitou o andamento de outros projetos, como o ProUni e o Ciência sem Fronteiras. Dilma ainda reforçou a importância de aproximar a academia, o governo e as empresas, como o tripé fundamental para a inovação e o desenvolvimento.

Em seu pronunciamento, Hadadd declarou: “deixo o ministério um pouco relutante porque é um ministério apaixonante, que empolga qualquer pessoa, sobretudo um professor, e o deixo na mão de uma pessoa da mais alta qualificação técnica e competência política para levar à frente essa revolução silenciosa”, em referência a Mercadante.

Trajetória de Mercadante – O ministro Aloizio Mercadante nasceu em Santos (SP), tem 57 anos, é graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciência econômica e doutor em teoria econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Unicamp. Na carreira política, foi eleito, no estado de São Paulo, duas vezes deputado federal e uma vez senador. Em 1994, concorreu ao cargo de vice-presidente da República na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2011, assumiu o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, cargo que deixou para assumir o MEC.

Trajetória de Raupp – Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Como docente, atuou no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP) e na Universidade de Brasília (UnB). Já dirigiu várias instituições da área de C,T&I, a exemplo do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Inpe e do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Nos últimos anos, trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP, e desde março de 2011 estava à frente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Raupp é membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

 

Marco Antônio Raupp assume Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Cibele Aguiar
Marco Antônio Raupp, então presidente da SBPC, discursa em evento na UFLA

Nesta terça-feira (24), o ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, assumiu o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com promessas de dar continuidade ao projeto iniciado por Aloizio Mercadante e de aproximar a academia, empresas e governo. O reitor em exercício da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo participou da cerimônia de posse, no Palácio do Planalto, que teve a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula    

Em seu depoimento, Raupp parabenizou o ex-ministro Mercadante pela importância dada à Inovação, alterando até mesmo o nome do Ministério. Também parabenizou o ex-ministro da Educação, Fernando Hadadd, reforçando a educação como mola mestra do desenvolvimento nacional.

Em 2010, quando então presidente da SBPC, Raupp participou da 33ª Reunião Regional da entidade, realizada no campus da UFLA, com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e o Município”. Com ampla programação, Raupp colocou em pauta as diretrizes do campo da ciência e tecnologia, o contexto das políticas públicas, novas linhas de pesquisa e a percepção de seus resultados pela sociedade. 

Em entrevista durante o evento, Raupp enfatizou a importância do debate acerca dos gargalos regionais, para que também sejam percebidos os avanços da ciência em nível local, em especial em áreas estratégicas, como é o café para Minas Gerais. O ideal, em sua opinião, é que a inovação seja resultado da interação entre as universidades, institutos de pesquisa e iniciativa privada, com a intermediação de institutos tecnológicos que façam a ponte entre os diferentes setores.

O ministro Raupp durante cerimônia de abertura da reunião da SBPC na UFLA, ao lado do reitor, professor Antônio Nazareno

Sobre o novo desafio Raupp divulgou “Com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada. Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, destacou.

Trajetória – Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Como docente, atuou no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP) e na Universidade de Brasília (UnB).

Já dirigiu várias instituições da área de C,T&I, a exemplo do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Inpe e do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Nos últimos anos, trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP, e desde março de 2011 estava à frente da Agência Espacial Brasileira (AEB). Raupp é membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). Além da SBPC, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).