CRIE Curumim encerra o ano com festa de Natal

Não faltou diversão na primeira Festa Natalina da Criança Curumim, ocorrida no Ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais no dia 10. Mais de 250 pessoas compareceram ao evento realizado pelo Programa Centro Regional de Iniciação Esportiva (CRIE Curumim), parceria entre a Polícia Militar e a UFLA.

Estudantes do curso de Educação Física da UFLA fizeram recreações com as crianças em oficinas de vôlei, basquete e outras brincadeiras. No ginásio, também foram espalhadas camas elásticas, que aumentaram a animação. Durante a festa, também houve guloseimas e brincadeiras com palhaços.

O ponto marcante foi a chegada do Papai Noel: sempre cercado pelas crianças, sorteou brindes como kits escolares, tênis, camisetas, brinquedos e MP3 player. Mas o prêmio mais desejado foi uma bicicleta de 21 marchas, que foi sorteada para a atleta Pâmela. Ela recebeu o presente do coordenador do Curumim, major Antônio Claret dos Santos, do professor da UFLA Fernando Roberto de Oliveira e do Papai Noel.

Sobre a finalidade do Programa CRIE Curumim, o professor Fernando declarou que é uma excelente oportunidade de realizar trabalhos sociais em conjunto com atividades de extensão universitária. Já a professora da UFLA Giancarla Aparecida Botelho Santos destacou como outro benefício do programa as avaliações físicas, pois ajudam na melhoria da qualidade de vida das crianças enquanto permitem a produção de pesquisas e trabalhos científicos pela universidade.

O Programa CRIE Curumim realiza trabalhos comunitários, com prática esportiva e aplicação de conceitos de cidadania às crianças – evitando que elas pratiquem ações negativas. Assim, o Curumim se insere na filosofia atual da Polícia Militar, segundo o major Claret.

A festa marcou o encerramento das atividades do CRIE Curumim em 2011; o programa entrou de férias e retorna com sua programação em fevereiro de 2012.

 

UFLA aprova 47 projetos no Edital Universal da Fapemig com recursos da ordem de 1,5 milhão

Cibele Aguiar

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou o resultado do Edital Universal, que teve 750 propostas aprovadas, com recursos superiores a R$23 milhões de reais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve 47 projetos aprovados, representando um aporte de recursos de 1,44 milhão de reais.

Na avaliação da assessora especial para o Desenvolvimento Acadêmico, Édila Vilela de Resende von Pinho, esse resultado  vem reforçar a excelência da Universidade no que tange à pesquisa, sendo validado o esforço do corpo docente na proposição e condução de projetos que contribuem para o progresso da ciência e beneficiam diretamente a sociedade. Também deve ser destacado, na opinião da assessora, o trabalho de técnicos da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) no suporte durante todo o processo de elaboração das propostas.   

O Edital

O Edital Universal é um dos mais esperados no meio científico do Estado, por oferecer apoio a projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento e reunir o maior volume de recursos. Ele concede ao pesquisador a liberdade de propor o tema e permite melhor estruturação de laboratórios de pesquisa, inclusive, o custeio de material bibliográfico.

As propostas recebidas passam pela análise das Câmaras de Assessoramento da Fapemig, distribuídas entre todas as áreas do conhecimento, que as julgam, classificam e recomendam. São mais de 90 doutores especialistas nas modalidades dos projetos submetidos, que se dividem em oito câmaras de assessoramento: Agricultura; Medicina Veterinária e Zootecnia; Ciências Biológicas e Biotecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e dos Materiais; Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias Ambientais; Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes; e Arquitetura e Engenharias. As propostas são classificadas e as de maior nota contratadas dentro do limite de recursos disponíveis.

Para conhecer a lista completa de propostas aprovadas no edital Universal 2011, clique aqui.

Veja abaixo as propostas da UFLA aprovadas: