Incubacoop/UFLA abre processo seletivo para cinco bolsas

A Incubadora de Cooperativas da UFLA (Incubacoop/UFLA) abre edital para seleção de cinco bolsistas que terão atuação no projeto “Do coletar ao reciclar – Programa de conscientização da comunidade lavrense e dos catadores de materiais recicláveis no município de Lavras”, coordenado pelo professor José Roberto Pereira. As inscrições podem ser feitas por estudantes matriculados em qualquer curso de nível superior, no período de 23 de agosto de 2011 até às 18 horas do dia 26 de agosto de 2011. Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada no sítio http://www.incubacoop.ufla.br.

O candidato selecionado participará das atividades de extensão da incubadora, com carga horária de 20 horas semanais e bolsa no valor de R$360,00. A bolsa será concedida por um período de atuação de quatro meses, prorrogável pelo mesmo período e terá início em setembro de 2011.

O processo seletivo contará com duas etapas. Os candidatos inscritos serão previamente selecionados pela avaliação do currículo vitae no formado lattes, pelo histórico escolar e pela ficha de inscrição corretamente preenchida. Na segunda etapa haverá entrevista a ser agendada conforme a classificação dos candidatos pré-selecionados.

O estudante selecionado contribuirá  em atividades de conscientização das escolas municipais sobre a importância socioambiental da coleta seletiva e reciclagem de materiais;  na operacionalização da coleta seletiva, como na coleta, triagem, pesagem e na inserção de dados no banco de dados dos materiais recicláveis das quatro escolas municipais parceiras do projeto (Escola Municipal Paulo Menicucci; E.M. Álvaro Botelho; E.M. Itália CautieiroFranco-CAIC; E. M. Dra. Dâmina).

O resultado será disponibilizado no sítio http://www.incubacoop.ufla.br , a partir do dia 04/09/2011.

 

Tem início o maior evento da pesquisa cafeeira

Pesquisadores e profissionais que trabalham com a cultura do café estão reunidos em Araxá-MG, para o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que teve início nesta segunda-feira, 22 de agosto, e segue até quinta-feira (25). O maior evento realizado pelo Consórcio Pesquisa Café tem como instituições anfitriãs e organizadoras a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), com o apoio da Embrapa Café. O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, participou da cerimônia de abertura, além de uma delegação da UFLA com cerca de 100 participantes entre professores, estudantes e bolsistas.

Os pronunciamentos deram ênfase à fase vivenciada pelo Consórcio e que foi sintetizada no tema desta edição: “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento”. O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, evidenciou a necessidade de dar um foco prioritário ao Consórcio, com a criação de uma agenda estratégica para os próximos anos. Para ele, as pesquisas devem atentar para resultados finalísticos para atender a gargalos do setor. Para atender aos novos desafios de mercado, ressaltou a importância de se buscar parcerias público-privadas, em atendimento a uma demanda crescente por inovação.

Em nome das instituições organizadoras do evento, o presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira, fez um resgate dos princípios e inquietações que deram origem e nortearam a criação do Consórcio. Em sua avaliação, o Consórcio deve ser tema de reflexão de todas as instituições parcerias, o que exige uma discussão sobre o papel deste arranjo inovador e exemplar. Ressaltou a importância da Embrapa Café como gestora deste modelo, bem como da maior participação de cada instituição fundadora nos direcionamentos do Consórcio.

Presente na cerimônia, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, enfatizou a importância do café para o Estado, lembrando a recente criação do Fundo Estadual do Café e Fórum do Café, programas de governo que visam a políticas públicas sustentáveis para o setor.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor associado e coordenador do Núcleo de Gestão em Agronegócio da Fundação Dom Cabral (FDC), Alberto Duque Portugal, que apresentou algumas macrotendências para a cafeicultura. Em sua avaliação, as mudanças enfrentadas pelo setor também influenciam o direcionamento das pesquisas, que deveriam se pautar, entre outras demandas, para ampliar o conhecimento sobre a biotecnologia, nanotecnologia e microeletrônica aplicadas em produtos e processos tecnológicos. Destacou ainda o investimento em inteligência coletiva e gestão do conhecimento, sobretudo, com o uso de redes sociais para articular os diferentes segmentos da cadeia produtiva.

Cursos de Capacitação da UFLA prorrogam prazos de inscrição

Servidores técnico-administrativos, docentes e funcionários terceirizados da UFLA ainda podem se inscrever para quatro cursos de capacitação que serão oferecidos neste segundo semestre. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição disponível na página www.prgdp.ufla.br/capacitacao e entregar na PRGDP, com a autorização da chefia, até a data estipulada para cada curso.

HABILIDADES EM COMUNICAÇÃO VERBAL (12 horas)
Incrições até 13/9

Aulas aos sábados (17/9, 24/9 e 1°/10), das 8 às 12 horas.
Vagas: 30 

ATUALIZAÇÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA (60 horas)
Incrição até 1/9

Aulas: segunda, terça e quarta, das 17 às 18h50. Período: de 5/9 a 28/11.
Vagas: 50 

DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR A PARTIR DA LEI Nº 8.112/90 (8 horas)

Incrições até 13/9
Aulas às sextas-feiras (16/9, 23/9, 30/9 e 7/10), das 10 às 11h50.
Vagas: 30 

GESTÃO DE RESÍDUOS DE LABORATÓRIO (30 horas)
Incrição até 1/9

Aulas: de segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 16 às 17h50. Período: de 5/9 a 03/10.
Vagas: 60

Para obter mais informações sobre os cursos consulte a página www.prgdp.ufla.br/capacitação

Divisão de Seleção e Desenvolvimento/PRGDP:

Shirley Michelle de Alcântara
E-mail: sma@prgdp.ufla.br
Telefone: 35.3829.5152

Elisângela Abreu Natividade
E-mail: elisangelaabreu@prgdp.ufla.br
Telefone: 35.3829.5152

Cinema com Vida apresenta: “O Sétimo Selo”

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, às 14h, no Museu de História Natural, o Grupo de Estudos Cinema Com Vida exibe e debate o filme “O Sétimo Selo” dirigido por “Ingmar Bergman”.

“O Sétimo Selo” foi o décimo filme que Bergman dirigiu e é um de seus favoritos. Os trabalhos de Bergman lidam com questões existenciais, como a mortalidade, a solidão e a fé. Neste aspecto, “O Sétimo Selo”, de Bergman, é simplesmente genial. Certamente um dos melhores filmes de todos os tempos, por nos colocar diante de algumas das maiores questões da humanidade com uma simplicidade assustadora. O século XIV é a época em que se passa a história, representada pelo trinômio “guerra, peste e fome”, que juntamente com a morte, compõem simbolicamente os “quatro cavaleiros do apocalipse” no final da Idade Média.

O filme é baseado em uma metáfora engenhosa e ao mesmo tempo muito simples, e se afasta completamente do realismo, incluindo referências e alegorias de caráter religioso que expõem, de forma direta, o grande tema da obra.

Venham conferir e enriquecer o debate!

Título original: (Det Sjunde Inseglet)
Lançamento: 1956 (Suécia)
Direção: Ingmar Bergman
Data de exibição: 24 de agosto
Local: Museu de Historia Natural