Núcleo de Estudos em Genética realiza Simpósio Nacional

Comemorando 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas na UFLA, o Núcleo de Estudos em Genética realiza nos dias 2 e 3 de junho de 2011, no anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho, (Departamento de Biologia da UFLA), a 15ª Edição do Simpósio Nacional de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. O tema este ano será a “Contribuição da Genética para a Sociedade”.

O objetivo desse simpósio é discutir a formação profissional e o trabalho realizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UFLA atuantes em instituições/empresas públicas e privadas. Visa identificar a atuação desses profissionais no mercado de trabalho e de que modo a pós-graduação contribui para o exercício da sua atividade profissional. Essas informações não só irão refletir a contribuição da genética e melhoramento de plantas para a sociedade como também irão permitir o planejamento do programa de pós-graduação para os próximos 25 anos.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site:http://www.nucleoestudo.ufla.br/gen/

Cresce demanda por profissionais com Ensino Superior no setor agrícola

FONTE: Canal Rural

Pesquisa divulgada em 2010 mostra que os empregos com carteira assinada no setor do agronegócio tiveram um aumento de 35,8% na safra passada. Foram cerca de 175 mil postos de trabalhos ocupados no meio rural até julho de 2010. Em áreas como Engenharia Florestal, Agronomia e Medicina Veterinária são encontradas oportunidades.

Para o consultor da MBAgro, José Carlos Hauscknet, a exigência da qualificação das vagas refletiu no aumento pela procura. “Isso nos leva a investir em tecnologias mais avançadas, em máquinas mais sofisticadas. E isso demanda uma mão de obra mais qualificada. Hoje existe uma escassez de mão de obra para o trabalho rural, que vem sendo substituída pelo uso de máquinas agrícolas,” acredita.

Além disso, o especialista também ressalta as mudanças na administração das propriedades. Hauscknet salienta que a qualificação na gestão do dentro da porteira influencia o crescimento do setor no país.

“Estamos vendo um grande avanço na gestão das propriedades rurais, com a profissionalização dos grandes grupos que estão também fazendo uma governança melhor. A parte administrativa também está tendo um grande avanço,” avalia.

Ele acredita que os avanços passam tanto pela Educação Básica quanto pela Educação Superior. O consultor da MBAgro afirma que as universidades brasileiras são referências e auxiliam no processo do desenvolvimento agropecuário.

“A educação é um processo básico para chegarmos ao desenvolvimento. O Ensino Superior brasileiro na área de ciências agrícolas é bastante desenvolvido. Desenvolvemos aqui uma série de tecnologias de pesquisas. É toda uma rede de conhecimento bastante importante para o desenvolvimento agropecuário,” reforça.

Mas o caminho do campo até a universidade ainda é um desafio para os jovens. De acordo com dados do IBGE, nem 2% dos universitários do país são da zona rural, e somente 17% completaram o nível médio ou superior.

Dia Internacional dos Museus tem programação especial

Grazielle Moreira

O Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, é comemorado em mais de 150 países. Na UFLA, uma programação especial marcará a data.

Muitos ainda têm o preconceito de que é nos museus que se encontram “as velharias” do mundo. Engana-se quem pensa assim, é nesses espaços que são depositados a memória de um povo.

É nos museus que são conservados objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência.

No dia 18 de maio é comemorado em mais de 150 países o Dia Internacional dos Museus, na UFLA, uma programação especial marcará a data.

O dia começa com uma Ação Educativa, das 9h às 12 horas, no pátio externo do Museu de História Natural: “A Magia da Física e do Universo” é tema de exposição interativa, que envolve conceitos e mistérios da Física.

Às 15 horas, haverá a Mostra de Cinema com Vida, com a exibição do filme “A bela da tarde”, com direção e roteiro de Luís Buñuel, na sala de Audiovisual do Museu de história Natural.

Para encerrar o Dia Internacional dos Museus, o Coral Vozes do Campo, se apresentará na escadaria do museu Bi Moreira, com várias atrações de músicas antigas, música Barroca com Duo Preludium, com Luciano Salgado “Viola da Gamba e Alaudi Barroco” com Deborah Antonucci “Flauta Transversal Barroca e Flauta doce.

O objetivo é atrair mais público, mais arte, mais memória. È o que busca a 9ª Edição da Semana Nacional de Museus.

Confira a programação:

19/5 – 15h – Mostra de filmes – “Cinema com vida”. Exebição do Filme “Tempos Modernos” direção de Charles Chaplin 1936,
Local: sala de Audiovisual do Museu.

20/5/2011 às 15 h- Exibição de filme. Doc. Museu – Exibição do documentário: “NAQOYQATSI” direção Godfrei Reggio – 2002
Local: Sala de Audiovisual do Museu.

21/5 – 08 as 12 h- Ação Educativa, sábado no Museu com atividades e divulgação científica no planetário com o Grupo Ufla Ciências. Vistas guiadas e observação de pássaros. Com visitas pré- agendadas.
Local: Museu de Historia Natural

Coffee Science lança nova edição e inaugura versão em Inglês

Cibele Aguiar

A Coffee Science, revista científica especializada em cafeicultura, acaba de publicar mais uma edição, disponível em www.coffeescience.ufla.br . Indexada na base Scopus, da Elsevier, o periódico experimenta rápido crescimento e valorização perante a comunidade científica, com a novidade de que a partir desta edição, a versão eletrônica também estará disponível em inglês. Coffee Science é uma publicação vinculada à Universidade Federal de Lavras e ao Consórcio Pesquisa Café, com o apoio do Polo de Excelência do Café.

De acordo com o editor da Revista, professor Rubens José Guimarães, a versão na língua inglesa é mais um passo para que a Coffee Science conquiste a indexação em outras bases de dados, como Scielo. A Coffee Science é a única revista técnico-científica em cafeicultura, brasileira, de submissão e distribuição gratuita que, desde 2009, consta da classificação dos periódicos em Ciências Agrárias do Qualis – CAPES.

Além da Scopus, a revista também é indexada ao AGRIS-FAO (International Information System for the Agricultural Sciencesand Technology), AGROBASE-IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), LANTINDEX (Sistema Regional de Informaciónen Línea para Revistas Científicas de América Latina, Caribe, España y Portugal), CAB Abstracts (CABI – Common wealth Agricultural Bureaux International) e SCIENTIFIC COMMONS (University of St. Gallen – Switzerland).

A Coffee Science tem por objetivo publicar artigos originais completos que contribuam para o desenvolvimento da cafeicultura nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos e Ciências Sociais Aplicadas, elaborados por membros da comunidade científica nacional e internacional.

Para acessar o sumário da última publicação clique aqui

Artigos

  • Variabilidade espacial do estado nutricional do cafeeiro canephora visando o manejo localizado;
  • Comparando percentagem total de nitrogênio e proteína em grão verde de café (Coffea spp.) de diferentes origens geográficas;
  • Qualidade do solo e nutrição de plantas em sistemas de produção de café (Coffea arabica L.);
  • Intensidade da ferrugem e da cercosporiose em cafeeiro quanto à face de exposição das plantas;
  • Cafeeiro recepado e irrigado em diferentes épocas: produtividade e qualidade;
  • Distribuição espacial de cafés do estado de Minas Gerais e sua relação com a qualidade;
  • Crescimento vegetativo de mudas de café arábica (Coffea arabica L.) submetidas a diferentes níveis de sombreamento;
  • Morfofisiologia foliar de cafeeiro sob diferentes níveis de restrição luminosa;
  • Crescimento e nutrição de mudas de cafeeiro influenciadas pela substituição do potássio pelo sódio;
  • Extratos de plantas no controle de Planococcuscitri (RISSO, 1813) (Hemiptera: pseudococcidae) em cafeeiro.

 

NEF e Laboratório de Fisiologia Molecular de plantas realizam curso de treinamento

Grazielle Moreira

O Núcleo de Estudos em Fisiologia (NEF) do Departamento de Biologia, em parceria com o Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas, vai oferecer o primeiro Curso de Reação em Cadeia da Polímerase – (quantificação de DNA) em tempo real: ‘Da Expressão Gênica e Mutação Pontual à Análise dos Dados’. O curso será realizado nos dias 24 a 26/5, com duas turmas práticas, totalizando 50 pessoas.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (35) 3829 5151 ou pelo email: nefufla@yahoo.com.br.