Núcleo de estudos em painéis de madeira realiza palestras na próxima quarta-feira

No dia 11 de maio, próxima quarta-feira, o núcleo de estudos em painéis de madeira realizará um ciclo de palestras abordando temas como viabilidade econômica e técnica, no uso do bagaço da cana na fabricação de painéis.

A primeira palestra trará como tema: “Viabilidade econômica de inserção de uma planta industrial chinesa de produção de painéis aglomerados de bagaço de cana”. Palestrante: Geraldo Abranches (Presidente da Ecowood do Brasil); já a segunda palestra abordará o tema: “Viabilidade técnica de produção de painéis MDF de bagaço de cana no Brasil”. Palestrante: Ugo Leandro Belini, (Graduação em Engenharia Florestal, Mestrado em Tecnologia de Produtos Florestais-USP/ESALQ, Doutorado iniciado em 2008 em Tecnologia de Produtos Florestais (USP/ ESALQ).

O evento será realizado no Anfiteatro do Lemaf no DCF/Ufla e será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$10,00 e as vagas são limitadas.

Locais de inscrições:

Na cantina da Ufla: 09 e10 de maio, das 08 às 17 horas.

Inscrições no local: 11 de maio, das 08 às 12h. 13 às 14h.

Mais informações no telefone: 3829 1436 ou pelo e-mail: nepam@dcf.ufla.br

Centro de Inteligência em Mercados seleciona novos trainees

O Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da UFLA dá início ao processo seletivo para o Centro de Trainee em Mercados (CTM), treinamento em gestão de custos e estratégias de comercialização.

O treinamento é composto pelos seguintes temas: Pacote Office – aplicações de Word, Excel e PowerPoint; Línguas – treinamento focado na interpretação de textos; Estatística – com o objetivo de construção de análises e cenários; Mercados – o enfoque será na comercialização de commodities agrícolas, mercados de derivativos e mercado de ações; e, Gestão Financeira – Gestão de custos, fluxo de caixa e análise de projetos.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar uma cópia do histórico escolar e currículo. As inscrições podem ser feitas do dia 28/4 à 28/5/2011, na sede do CIM, no Departamento de Administração e Economia (DAE), 1º andar, com a servidora Ana Lúcia ou enviar os currículos via email (cim@dae.ufla.br). A seleção será composta por duas etapas: análise da documentação exigida e entrevista.

A seleção é aberta a todos os alunos da graduação, sendo obrigatória a dedicação de 10 horas semanais durante o processo de treinamento. Em relação aos benefícios, além do conhecimento adquirido, o aluno pode contar com orientação e acompanhamento de estágio em corretoras (Link Trade) e participações em projetos de pesquisa e extensão. Atualmente, os principais projetos do CIM são: o Campo Futuro, idealizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Gestão para Todos (Gestão de custos a produtores rurais, cooperativas e sindicatos rurais); Bureau do Café (informações, análises e conhecimentos dos agentes públicos e privados da cadeia produtiva cafeeira); E-café (plataforma de comercialização de café).

Outras informações podem ser obtidas pelo (35) 3829.1443.

Cemig e UFLA realizam palestras sobre arborização urbana

No dia 12 de maio, a Cemig em parceria com a UFLA realiza uma série de palestras no teatro Marista Mestrinho em Varginha. O evento abordará temas ligados a Arborização Urbana e contará com palestras do professor Silvério José Coelho (Departamento de Agricultura) que falará sobre Conceitos, problemáticas e Legislação Municipal na Arborização Urbana e também do aluno Altamir Fernandes de Oliveira que abordará a Educação Ambiental versus Formação de Futuros gestores da arborização urbana.

O evento contará também com palestras de segurança do trabalho, podas de árvores próximas a rede elétrica, produção de sementes e viveiros florestais.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever até o dia 10 de maio pelo telefone: (35) 3219 9249 ou pelo e-mail: circuitoarborizacao@cemig.com.br com os seguintes dados: Nome, Empresa, área, Telefone e E-mail.

Ciclo de Palestra do Necaf reúne especialistas e estudantes

Nesta semana, alunos, produtores e especialistas participaram do VIII Ciclo de Palestras sobre cafeicultura da UFLA.  O evento, promovido pelo Necaf-UFLA (Núcleo de Estudos em Cafeicultura), traz temas atuais nessa aérea, permitindo aos participantes trocarem experiências sobre mercado, safras e novas tecnologias.

De acordo com o Reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Ciclo de Palestras proporciona a troca de experiência entre alunos e especialistas, sem falar na excepcional complementação de currículo. “Não tenho dúvidas de que os alunos formados pela UFLA estão entre os profissionais mais bem preparados em cafeicultura do país”. 

O primeiro dia do evento reuniu no salão de convenções da Universidade cerca de 200 estudantes, que discutiram os problemas enfrentados na cafeicultura e as práticas aplicadas em uma propriedade cafeeira.

Durante o evento, foram discutidas as perspectivas para a safra deste ano. Com os estoques mundiais em baixa, os analistas de mercado apostam na manutenção de uma fase de bons preços para o grão em 2011, principalmente para os cafés finos.

O evento também abordou que mesmo com essa boa perspectiva, o cafeicultor ainda tem muitos desafios pela frente. Um deles é o custo de produção, que está reduzindo a rentabilidade do produtor.

De acordo com o coordenador do evento, Evandro Andrade de Souza Júnior, o ciclo de palestras tem por objetivo levar informações sobre o que está acontecendo no mundo cafeeiro para os produtores, técnicos e pesquisadores. “Nós temos obrigação de passar informações sobre a cafeicultura, ainda mais com o café no preço que está.”

Para o gerente executivo do Polo de Excelência do Café, Edinaldo José Abraão, o ciclo de palestras tem a função de levar informações e capacitar futuros profissionais. “É importante porque desperta nos alunos especialistas do mercado externo a vontade de se tornar um empreendedor do setor cafeeiro”.  

A cobertura completa do VIII Ciclo de Palestra pode ser conferida aqui