Dia de Campo discute produção de Biocombustíveis

 

No final dos anos 90, o girassol surgiu como alternativa rentável para a entressafra de culturas, como soja e milho. A planta não exige muitos cuidados e pode ser colhida usando as mesmas máquinas e mão de obra empregada na colheita principal.

Pesquisadores descobriram também que o girassol tem vantagens, se comparadas a outras culturas, como a mamona. A oleaginosa, assim como o amendoim, tem teor médio de 47%, mas a mamona tem baixa produtividade de grãos por hectare. Já a soja corresponde a 90% da produção de óleo vegetal no Brasil, o que torna a cultura uma fonte promissora na produção de biodiesel.

O Brasil tem capacidade para liderar o maior mercado de energia renovável do mundo. Isso porque no país há matéria-prima renovável em abundância para fabricar o biocombustível.

Pensando nessa alternativa, é que será realizadoo 2º dia de Campo Fertilizantes Regionais na produção de Biodiesel – Safrinha, Agrominerais e Biocombustíveis: Alternativa Econômica para o Sul de Minas”, na Fazenda Santa Helena (Nazareno-MG).

O evento acorrerá no dia 14 de maio, às 8 horas.

 

Como chegar: Br 265 – sentido Lavras a São João Del Rei. Após Km 292, entrar à direita na Estrada de Jaguara (de terra), percorrer 1,5 km e entrar na porteira à direita.

Exibição do Filme ‘Um cão andaluz / A idade do ouro’

Nesta quarta-feira, dia 04, às 15h, a Mostra de filmes “Cinema com Vida” exibe o filme “O cão andaluz / Idade do ouro”, no Museu de História Natural. A entrada é franca.

 

Sinopse

O filme não possui uma história na ordem normal dos acontecimentos, e.g. passa de "era uma vez" direto para "oito anos depois". Utiliza a lógica dos sonhos, baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o inconsciente e as fantasias.

O filme representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas. A primeira cena mostra uma mulher que tem seu olho cortado por uma navalha por um homem. O homem com a navalha é interpretado pelo próprio Buñuel. Numa cena seguinte aparecem formigas saindo da mão do ator, uma possível alusão literária à expressão francesa fourmis dans les paumes (formigas nas mãos) que significa "um grande desejo de matar".

Alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.

Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois constitui uma importante tentativa de rompimento com toda a lógica e linearidade narrativa com forte apelo e referência à dimensão onírica. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois, criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes, como a do globo ocular sendo seccionado. O efeito causado nos espectadores foi a tentativa de achar uma lógica para imagens, criando uma série de interpretações, todas presas nos valores vigentes.

 

UFLA apresenta o espetáculo “1984” nesta quarta-feira (4)

O monólogo “1984”, baseado no livro homônimo do escritor inglês George Orwell, será encenado nesta quarta-feira, dia 04, às 19h, no Salão de Convenções da UFLA. A apresentação traz a visão de Wolf Borges, cantor e compositor mineiro, sobre a obra. O espetáculo é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os convites podem ser retirados, gratuitamente, no Museu Bi Moreira.

Veja a matéria vinculada na TV Universitária.

 

Ufla abre inscrições para vestibular de cursos a distância

A Copese/Ufla esta com as inscrições abertas para o processo seletivo para 3 novos cursos de graduação ( licenciatura) modalidade a distância . Ao todo são oferecidas 660 vagas nas seguintes modalidades: Letras Português (Polos de Cambuí – 42 vagas, Confins – 31 vagas, Governador Valadares – 50 vagas, Itamonte – 34 vagas e Sete Lagoas – 43 vagas); Letras Inglês (Polos de Cambuí – 50 vagas, Confins – 43 vagas, Governador Valadares – 49 vagas, Itamonte – 48 vagas e Sete Lagoas – 46 vagas) e Filosofia (Polos de Cambuí – 45 vagas, Confins – 40 vagas, Governador Valadares – 46 vagas, Ilicínea – 44 vagas e Itamonte – 49 vagas).

Inscrições de 2 a 16 de maio de 2011, no site: www.copese.ufla.br.  

Mais informações pelo telefone: (35) 3829 1035 ou pelo endereço www.cead.ufla.br/vestibular