Escolinha de Futebol do Sindufla faz exposição de troféus

O Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (Sindufla) realiza nesta terça-feira (26) exposição dos troféus conquistados pela Escolinha de Futebol Sindufla, no prédio das Pró-Reitorias. Cerca de 200 crianças e jovens, entre sete e 16 anos, participam das atividades promovidas no Clube do Sindicato. Com o lema: “Bom de bola, bom na escola”, a Escolinha de Futebol tem se destacado em campeonatos regionais e estaduais, formando craques que já chamam a atenção de grandes clubes mineiros.

 

De acordo com o vice-presidente do Sindufla, Edilson Wiliam Lopes, a escolinha visa à inserção social de crianças e jovens, com o oferecimento de treinamentos técnicos em um esporte que é paixão nacional. A escola é aberta à comunidade. “O objetivo é tirar os meninos das ruas, das drogas, dos maus hábitos, dando a eles a oportunidade de uma prática saudável de esporte”, justifica.

 

O desempenho dos atletas pode ser acompanhado no Campeonato Sulmineiro de Futebol, promovido pela Federação Mineira, nas categorias mirim, infantil e juvenil. Para os professores Roberto Augusto Campos e Paulo Henrique de Oliveira, os meninos levam os treinamentos a sério, com disciplina e comprometimento, atitudes valorizadas nas atividades esportivas.

 

As conquistas da Escolinha de Futebol Sindufla servem como vitrine para os jovens que sonham em ser os craques do futuro. O atleta Bruno Rodarte, 14 anos, está com teste marcado no Cruzeiro.  Dois outros alunos da Escolhinha já passaram por treinamento no Atlético Mineiro, aguardando a idade ideal para participarem de novas seleções do clube.  

Congresso de Peixes Nativos recebe trabalhos até quinta

Termina nesta quinta-feira, dia 28, o prazo para interessados em enviar trabalhos para III Conferência Latino Americana sobre Cultivo de Peixes Nativos e III Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos. Os eventos, organizados pelo Núcleo de Estudos em Aquacultura (Naqua), serão realizados na Ufla entre os dias 13 e 15 de julho.

O Naqua pertence ao Departamento de Zootecnia (DZO) e foi fundado no início do ano 2000 com a iniciativa de alguns professores. Os integrantes se reúnem semanalmente para discutir atividades relacionadas à piscicultura e a formação profissional. Realizam, também, visitas técnicas e prestam consultoria. Anualmente realiza o Dia do Peixe, em parceria com a Cemig e a Emater, destinado principalmente aos produtores rurais.

“O Cinema Surrealista de Luís Buñuel” nesta quarta, às 15h

Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, a Mostra de Filmes “Cinema Com Vida” que tem como proposta estudar clássicos do cinema mundial e de promover uma formação docente pautada no desenvolvimento ético e estético, realiza um Seminário Introdutório sobre a obra de Luís Buñuel, intitulada “O cinema Surrealista de Luís Buñuel”, a ser proferido pelo Licenciando Thalles Martins Rodrigues. Tal seminário, assim como os estudos do Grupo “Cinema Com Vida”, coordenado pelos docentes Márcio Norberto Farias e Luciana Azevedo Rodrigues, visam oferecer subsídios às leituras e discussões das cinco obras do cineasta, que serão exibidas ao longo do mês de maio, no Museu de História Natural. São elas:

 

04/05: Um cão andaluz (1929) e A idade do ouro (1930);

11/05: Os esquecidos (1950);

18/05: A bela da tarde (1966);

25/05: O discreto charme da burguesia (1972)