Reunião do Conselho Deliberativo busca integração

Em reunião na Prefeitura de Três Pontas, nesta terça-feira (19), o Conselho Deliberativo da Expocafé apresentou os preparativos para o maior evento de extensão e transferência de tecnologia cafeeira do país. Com a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), será realizada entre os dias 15 e 18 de junho, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Três Pontas. 

Na pauta da reunião, foi aprovado o convite para que a Emater-MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) façam parte do Conselho Deliberativo da Expocafé. Trata-se de uma formalização de uma parceria que vem desde a criação da feira, porém, sob interveniência da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

A realização da Expocafé faz parte de um Acordo de Mútua Cooperação firmado entre EPAMIG, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Prefeitura de Três Pontas, Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) e União Cooperativa Agropecuária Sul de Minas (Unicoop). O evento recebe o apoio de diversas instituições como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Consórcio Pesquisa Café, Fapemig e CNPq.

Uma das novidades para esta edição será a realização de uma audiência pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, durante a programação da feira, para o debate sobre políticas para a sustentabilidade da cafeicultura no Sul de Minas. A prefeita de Três Pontas, Luciana Mendonça, reforçou a importância da iniciativa para a promoção de políticas públicas para o setor.

Presente na reunião, o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Mendes, destacou a relevância desta edição da Expocafé, ano em que se comemora 50 anos de fundação da Cocatrel, uma das fundadoras da Expocafé. Além do  reitor, o professor de cafeicultura, Rubens José Guimarães, estava representando a UFLA.  

Entusiasta da exposição de tecnologia, o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda de Figueiredo Filho, ressaltou o momento positivo vivido pela cafeicultura, bem como os desafios para sua sustentabilidade. 

O presidente da Epamig, Antônio Lima Bandeira, salientou a necessidade de focalizar a difusão e transferência de tecnologias para todos os elos da cadeia agroindustrial do café, com atrativos para os diferentes públicos, da semente à xícara. Durante a reunião, foram destacados as ações e empenhos para a construção do Parque Tecnológico do Café, projeto que prevê instalações permanentes para a feira.    

UFLA e Prefeitura buscam soluções para o transporte ao campus

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura Municipal e a empresa de transporte Autotrans, responsável pelas linhas urbanas em Lavras, debatem a possibilidade de aumentar o fluxo de ônibus circulares no trajeto à Universidade. A demanda foi tema de reunião realizada na Prefeitura, nesta segunda-feira (18), com a presença da prefeita Jussara Menicucci de Oliveira, do vice-reitor da UFLA José Roberto Soares Scolforo e do empresário Robson José Lessa Carvalho.

 

A solicitação da UFLA, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal, visa à ampliação do número de ônibus em horários de pico para atender ao crescimento da comunidade acadêmica. Nos últimos cinco anos, o número de estudantes passou de 3066 para 6389 matriculados.

 

Na avaliação do professor Scolforo, existe a necessidade de uma solução efetiva para atender à demanda. Ele destacou que a UFLA disponibiliza um ônibus para o transporte interno de estudantes e servidores. O benefício do transporte gratuito facilita o deslocamento no interior do campus, contribuindo para a dinâmica de interação entre os departamentos e espaços de convivência.    

 

Ciente da necessidade desta ampliação, a Prefeitura Municipal intercedeu junto à empresa concessionária para que seja oferecido um serviço de acordo com as novas necessidades da cidade e da Universidade. A empresa Autotrans comprometeu-se a avaliar a necessidade de ampliação de linhas e a qualidade do serviço oferecido.

Jovem do CRIA é Campeão Nacional da Copa Brasil

 

 

Motivo de orgulho para Lavras, e especialmente para o Departamento de educação Física da Ufla, o jovem Althieres Aparecido dos Santos, revelado pelo Projeto CRIA (Centro Regional de Atletismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, foi campeão nacional no ultimo domingo dia 17, da Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas na cidade do Rio de Janeiro.

Competindo com os melhores atletas do país, Althieres foi reconhecido como o esportista mais completo do Brasil até 17 anos, ficando a 74 pontos do índice do Campeonato Mundial na cidade de Lille (França) previsto para julho deste ano.

De acordo com o professor Fernando Roberto de Oliveira do departamento de Educação Física, “A meta é que, até 19 de junho tenhamos um atleta criado na UFLA participando de um campeonato mundial.”

Althieres realizou 8 provas: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, 400 metros, 110 metros com barreiras, salto em altura, lançamento de dardo e 1000 metros.

Na mesma competição, outro destaque para a universidade, o jovem Paulo Henrique de 15 anos, vice-campeão nacional na categoria mirim em 2010, ficou em 7º lugar na categoria menor, uma forte promessa para na busca para o titulo nacional em 2012.

 

DMV/Ufla Ganha 1º Prêmio Virbac de Dermatologia

Concorrendo com inúmeros trabalhos, de diversas universidades do país, a estudante de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias DMV/Ufla, Amanda Lemos Marques, Orientado pelo Prof. Carlos Arthur Lopes foi à vencedora da primeira edição do Premio Virbac de Dermatologia de 2010, que tem como objetivo estimular a produção de pesquisa científica na área dermatológica.

Com o tema “Alergopatias: A Importância do Restabelecimento de Barreira Cutânea”, a estudante aborda as conseqüências dessa síndrome alérgica sobre a pele e a importância dos cuidados para evitar que o quadro se agrave. Amanda também orienta os clínicos veterinários sobre o controle da principal alergia no Brasil que é a Síndrome Atópica.

De acordo com o orientador de Amanda, o professor Carlos Arthur, o assunto é de grande importância para a dermatologia brasileira. “Precisamos investir em novos conhecimentos nas alergias de cães e gatos, já que são doenças sem cura, de alta prevalência na população e que exigem esforços por parte do proprietário e do clínico, demandando gastos de tempo e dinheiro. Esse resultado espelha a qualidade do serviço que vimos oferecendo no DMV/UFLA, sendo reconhecido como um dos pontos estratégicos na pesquisa e tratamento das alergias de pequenos animais no Brasil”.

Nesse ano, a 2º edição do prêmio terá como tema O Tratamento das Piodermites, o regulamento já esta disponível no site www.premioderma.com.br.

A premiação da Amanda pode ser conferida no site da Virbac no endereço: http://virbac.engenhosolucoes.com.br/midia/4da4c059354a5187.pdf