Servidoras participam de encontro sobre atenção a saúde

A Ufla participou da 2ª Oficina Nacional das Unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS), em Natal/RN. Estiveram presentes as servidoras Vanessa de Souza Alves Torres (Odontóloga) e Regina Aparecida Teixeira (Coordenadora de Saúde). A Iniciativa faz parte da política sustentada e integrada de assistência, perícia, promoção e vigilância à saúde do servidor promovida pelo Governo Federal.

Em 2009 foi instituído o SIASS, que é uma construção coletiva, de gestão participativa, entre os órgãos da Administração Pública Federal, tendo como instrumento legal os acordos de cooperação técnica

A Ufla possui um quadro satisfatório de servidores especialistas na área de saúde, o que a credencia a ser um polo de assistência médica na região, dando suporte aos demais órgãos federais. Diante disso, estudos estão sendo realizados para que se constitua um Grupo de Trabalho(GT) na elaboração de um  projeto, para que seja implantada a unidade SIASS na Universidade.

O diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor do Ministério do Planejamento, Dr. Sérgio Antônio Martins Carneir, tem realizado vários encontros nacionais para discussão e troca de experiências com os gestores dos diversos órgãos onde já se encontra implantado o Subsistema e com aqueles em fase de implantação.

“Esta política de atenção à saúde do servidor sempre foi uma preocupação da Coordenadoria de Saúde, pois entendemos que a vigilância e a promoção são fatores fundamentais que contribuem para o não adoecimento e melhora na qualidade de vida de nossos servidores”, afirma Regina Aparecida Teixeira, a coordenadora de Saúde da Ufla.

Projeto de mobilidade da Ufla recebe apoio da União Europeia

A Ufla recebeu parecer favorável de um projeto de redes acadêmicas apresentado no Programa de Mobilidade Mercosul em Educação Superior, financiado pela União Europeia. Das 38 propostas, oito foram aprovadas, sendo uma delas intitulada “Mercosul, Integração e Interlocução: Língua e Cultura”, que é liderada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A Federal de Lavras é uma das nove universidades sul-americanas associadas nessa iniciativa.

Na primeira etapa, o projeto oferecerá um curso de língua espanhola e cultura argentina, uruguaia e paraguaia, com professores dos três países, em julho próximo, para 30 alunos presenciais. Há, ainda, a possibilidade de mais interessados acompanharem as aulas a distância. Além disso, dois professores do Departamento de Ciências Humanas (DCH) oferecerão aulas de língua e cultura brasileira no Uruguai e na Argentina.

Em breve, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgará o edital para a seleção de alunos presenciais e a distância. Estudantes e todos os cursos de graduação podem se candidatar. A segunda etapa do projeto será realizada com a mobilidade estudantil entre os países associados.