Centro de Educação a distância seleciona cinco tutores

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Ufla está selecionando cinco tutores para o projeto de fomento ao uso das Tecnologias de Comunicação e Informação nos cursos de graduação. Os interessados devem possuir curso de graduação e ter, pelo menos, um ano de experiência no magistério ou alternativamente, pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu em andamento ou concluída. As inscrições vão de 28/03 a 08/04.

Os selecionados vão dar apoio aos professores na produção de materiais didáticos, auxiliando na elaboração de guias de estudo para educação a distância, editoração, slide-show, vídeoaula, vídeoanimação, simulação, animação interativa, funcionalidades avançadas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e instrução programada via software. Serão responsáveis, também, por orientar e acompanhar a inserção de conteúdos no AVA e participar de atividades de treinamento, quando solicitado.

O regime de trabalho do tutor é de 20 horas semanais, no cumprimento de ações indicadas pelos coordenadores do projeto e do Cead. O tutor selecionado receberá mensalidades de bolsa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no valor de R$ 765.

O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cead.ufla.br.

Outras informações pelos telefones (35) 3829-1035/1036.

 

 

Curso de uso do Zimbra tem inscrições prorrogadas

A Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG), por meio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), promove um curso de capacitação para o uso do sistema de Webmail da universidade. O objetivo, segundo o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, é mobilizar o acesso ao serviço e explorar suas utilidades: “com este curso, iremos fomentar a utilização do webmail, esclarecer dúvidas e qualificar os usuários para se tornarem aptos a explorar melhor as funcionalidades dessa rica ferramenta de administração de e-mails”, diz.

 

Poderá participar do treinamento qualquer pessoa da universidade (servidores docentes e técnicos, e estudantes de graduação e de pós-graduação). As inscrições podem ser feitas somente pelo site www.ufla.br/cursozimbra, por meio do login (e-mail institucional) e senha pessoal. As datas, local de realização do curso e horários serão informados no ato da inscrição.

 

De acordo com o diretor da DGTI, Erasmo Evangelista de Oliveira, a iniciativa contribui para o aumento da eficiência da comunicação entre os membros da comunidade acadêmica, na organização das informações e na otimização dos recursos disponíveis nesse sistema. “É uma oportunidade ímpar de explorar todo o potencial do zimbra, que vai muito além do serviço de e-mail, como, por exemplo, o uso de ferramentas de colaboração de trabalho em equipe e o funcionamento de todo o sistema de e-mail da instituição”, diz.

 

Além disso, o curso possibilitará, segundo o Diretor da DGTI, maior produtividade nas atividades do dia a dia: “o domínio da ferramenta abre um leque de possibilidades, como, por exemplo, pessoas de um mesmo departamento ter acesso à mesma lista de contatos, à mesma agenda de compromissos e também lista de tarefas, além de muitas outras”, completa.

 

A ferramenta

 

O Zimbra é um sistema de colaboração da Web que integra ferramentas para envio e recebimento de e-mails, mensagens instantâneas, bate-papo, anti-spam, antivírus, gerenciador de contatos, agenda de compromissos, calendário, criação de documentos on-line. Esse sistema está implantado na UFLA desde 2009 e pode ser acessado, com segurança, de qualquer lugar do mundo.