Inscrições abertas para pós-graduação Lato Sensu a distância

Considerada, em avaliação do IGC/MEC, a melhor universidade de Minas Gerais e a 3ª melhor do país, a UFLA, em parceira com a Faepe, está com inscrições abertas para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância.

 

São 13 cursos nas áreas de Agricultura, Ciência dos Alimentos, Ciência da Computação, Química, Saúde, Veterinária e Zootecnia, todos com duração mínima de 12 meses e um prazo máximo para conclusão de 24 meses. A metodologia consiste de material didático pedagógico, ambiente virtual de aprendizagem, aulas presenciais na universidade, avaliações e monografia.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo www.openufla.com.br ou pelos telefones (35) 3829-1843/3829-1820.

Empresa oferece vagas na área de informática

A empresa de Lavras, Automatiza, está oferecendo vagas na área de informática:

 

– Duas vagas para “Programador Júnior”, para trabalhar com o desenvolvimento de aplicações Web e Desktop, tendo como Front-End Silverligth e WPF. Os interessados devem ser graduados em Sistema de Informação/Computação,

 

– Duas vagas para estagiários que desejam trabalhar com desenvolvimento de software na plataforma.net. Pré-requisitos: estudantes a partir do 3° período do curso de Sistema de Informação.

 

Mais informações pelo (35) 3822- 3021; falar com Delma.

 

Representantes de comissão de docentes serão eleitos

A UFLA realizará no próximo dia 10, das 14 às 17 horas, na sede da Adufla, as eleições para representantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente. Podem se inscrever professores titulares, associados, adjuntos e assistentes.

 

As inscrições podem ser feitas até as 17 horas do dia 4 de março, na sede da CPPD. A apuração será realizada no mesmo dia, iniciando-se logo após o encerramento da votação.

UFLA recebe alunos de Doutorado Interinstitucional

A UFLA recebeu, neste mês, o primeiro grupo de 14 alunos-docentes de diferentes cidades do Estado da Bahia, que fazem parte do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Estatística e Experimentação Agropecuária.

Criado pela Capes em 2005, o Dinter oferece formação em nível de doutorado a profissionais que atuam fora dos grandes centros educacionais do país. Em razão disso, utiliza-se da competência de programas de pós-graduação já consolidados, cujo conceito deve ser maior ou igual a cinco.

Financiado pela Capes, o Dinter em Estatística e Experimentação Agropecuária é um convênio firmado entre a UFLA, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), visando a estreitar as relações entre essas IES e qualificar um número considerável de doutores em quatro anos.

Segundo o prof. João Scalon, coordenador acadêmico do projeto, “os alunos do Dinter são estudantes de pós-graduação da UFLA; portanto, seguem o que está estabelecido no Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da Universidade”.

O curso é dividido em três etapas: na primeira, as disciplinas foram oferecidas pelos professores permanentes do programa, no IFBA- Salvador, entre 2009 e 2010; na segunda os alunos-docentes do IFBA e IFBaino vieram para a UFLA, onde permanecerão até o fim do ano. Posteriormente, os docentes dessas instituições irão trabalhar na tese e, finalmente, o Dinter realizará as defesas no IFBA- Salvador.

 

UFLA recepciona número recorde de calouros

Mais de 950 calouros foram recepcionados por vários membros da comunidade universitária, entre eles o reitor, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o chefe de gabinete, prof. Élberis Pereira Botrel, pró-reitores e coordenadores dos cursos de graduação.

 

As primeiras recepções foram divididas em três momentos. De manhã, foram recepcionados os calouros dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle de Automação, Medicina Veterinária e Zootecnia.

 

Os calouros dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Nutrição e Química foram recepcionados no período da tarde; já a recepção dos calouros de Administração Pública, Educação Física, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Sistemas de Informação ocorreu à noite.

 

Na saudação aos calouros, o reitor parabenizou-os pela conquista e sugeriu que os novos estudantes se envolvam o máximo possível com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pela universidade. Ele ressaltou, ainda, a conquista do 3º lugar entre as melhores universidades do Brasil e do 1º lugar em Minas Gerais, de acordo com o IGC/MEC.

 

O Pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, utilizando o site da Ufla, fez uma apresentação das áreas voltadas especialmente ao aluno, em especial setores como a Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e a página da pró-reitoria.

 

O professor comentou, ainda, a expansão da oferta de cursos e vagas na graduação. “Em 2006, antes do início do Reuni (Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), a UFLA tinha 3066 alunos matriculados e recebeu 620 novos estudantes. Este ano, temos 6389 estudantes já matriculados e a previsão é a de que, somando os dois semestres, 1930 calouros passem a fazer parte da universidade”.

Confira fotos